Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Educação

Escola Piaget de Diamantino realiza projeto Diamantino 293 anos

Para comemorar o aniversário de Diamantino, a Escola Piaget realizou o projeto de valorização dos símbolos do município, denominado “Projeto Diamantino 293 anos”, com a execução do hino da cidade durante a hora cívica, atividades com a bandeira do município e a comemoração simbólica dos 293 anos de emancipação política e administrativa de Diamantino.

O objetivo foi estimular as crianças a conhecerem a história da cidade e valorizar nossas raízes regionais.

Lendas do folclore regional como o Cágado de Ouro, o Bicho do rio Arinos, O Touro Negro e outras foram desenvolvidas em sala de aula através das práticas de redação e artes.

A equipe de professores organizou ações e pesquisas de músicas folclóricas e acontecimentos históricos da cidade.

Foram realizadas oficinas para a confecção de símbolos do município, contadas histórias folclóricas e estudos sobre a cidade. Como de costume toda a comunidade escolar participou de mais este resgate cultural e histórico nos 293 anos do município.

Na oportunidade a diretoria da Escola Piaget de Diamantino deixou uma mensagem de positivismo a todos que acreditam e investem no município.

Leia Também:  1ª CAVALGADA AMIGOS DE DIAMANTINO É SUCESSO NO MUNICÍPIO

“Realizamos uma exposição com trabalhos confeccionados pelos alunos, cujo objetivo foi conhecer e valorizar a história de nossa cidade, resgatando e preservando a tradição dos pioneiros que contribuíram para a formação de Diamantino.”

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Educação

Articulação política de Rosa Neide foi decisiva para possível chegada da UFMT a Diamantino

A autorização do Ministério da Educação (MEC) para a criação de um campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Diamantino representa um marco histórico para o município — e também o resultado de uma articulação política construída ao longo dos anos, com destaque para a atuação da ex-deputada federal Rosa Neide.

Reconhecida por sua defesa da educação pública, Rosa Neide foi uma das principais responsáveis por abrir caminhos em Brasília para a interiorização do ensino superior em Mato Grosso. Durante seu mandato, a ex-parlamentar atuou diretamente junto ao MEC e à UFMT para viabilizar projetos de expansão universitária no estado, incluindo a proposta que agora começa a se concretizar em Diamantino.

A confirmação mais recente desse avanço ocorreu na quarta-feira (18), quando o prefeito Chico Mendes esteve em Brasília acompanhado da reitora da UFMT, Marluce Souza e Silva, em reunião com o ministro da Educação, Camilo Santana. Na ocasião, o MEC autorizou oficialmente o início do processo de implantação do campus no município.

Embora a autorização represente um passo fundamental, a criação da unidade ainda seguirá etapas técnicas e institucionais. A UFMT realizará um estudo detalhado para identificar a demanda regional e definir quais cursos poderão ser ofertados, levando em consideração as necessidades da população, a vocação econômica local e a viabilidade acadêmica.

Leia Também:  Tornezelado de Nova Mutum é preso por obrigar esposa de 14 anos fazer programa em Nobres

Após essa fase, o projeto será submetido aos órgãos colegiados da universidade, responsáveis pela análise e aprovação final, conforme os trâmites internos.

Para o prefeito Chico Mendes, a conquista tem impacto direto no desenvolvimento da cidade. “Este é um momento histórico para Diamantino. A implantação de um campus da UFMT representa mais oportunidades para a nossa população, especialmente para os nossos jovens, que poderão acessar o ensino superior público sem precisar sair do município”, afirmou.

A reitora Marluce Souza e Silva destacou que a expansão será conduzida com responsabilidade. Segundo ela, a universidade busca ampliar o acesso ao ensino superior sem comprometer a estrutura já existente. “A UFMT tem compromisso com a expansão do ensino superior público em Mato Grosso, especialmente em municípios estratégicos como Diamantino. No entanto, essa expansão precisa ocorrer com responsabilidade, assegurando recursos de servidores e de custeio”, explicou.

Apesar de ainda não haver definição sobre os cursos, a expectativa é que a futura unidade atenda demandas estratégicas da região.

Legado político e educacional

A consolidação do campus em Diamantino reforça o legado de Rosa Neide na defesa da educação pública e na interiorização do ensino superior. Sua atuação foi fundamental para colocar o município no radar das políticas educacionais federais, demonstrando como a articulação política pode transformar demandas locais em políticas públicas concretas.

Leia Também:  Escola Piaget promove atividades lúdicas na semana das crianças

Com a autorização do MEC, o projeto avança para uma nova fase — e Diamantino se aproxima de um futuro em que o acesso à universidade pública estará mais próximo da realidade de seus jovens.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA