Cidades
Por falta de chuva, 6 municípios de MT decretam situação de emergência
Seis municípios de Mato Grosso decretaram, no início deste mês, situação de emergência por causa da estiagem. Segundo informações da Defesa Civil estadual, a falta de chuva nessas cidades tem causado prejuízo aos produtores rurais e à população.
De acordo com a Secretaria de Estado de Cidades (Secid), foi decretada situação de emergência em Água Boa(a 736 km de Cuiabá ), Canarana (a 838 km de Cuiabá), Cláudia (a 608 km da capital), Guiratinga (a 334 km de Cuiabá), Novo São Joaquim (a 493 km de Cuiabá) e Querência (a 912 km de Cuiabá)
Equipes de Coordenadoria de Resposta e Reconstrução da Defesa Civil já se encontram nas cidades avaliando as perdas sofrida e auxiliando os municípios nos processos de captação de recursos e auxílio humanitário junto ao governo do estado e à União.
O decreto de situação de emergência é emitido pela prefeitura de cada município, homologado pelo governo do estado e tem validade de 90 dias, prazo que pode ser prorrogado por mais 90 dias.
Avaliação
Segundo a Secid, cerca de 20 municípios já foram visitados por equipes da pasta devido à situação precárias ocasiada tanto pelas chuvas intensas quanto pela estiagem. A pasta alega que outras regiões também passam por problemas causados pela seca, mas ainda não fizeram a solicitação para intervenção da Defesa Civil estadual.
Na semana passada, a prefeitura de União do Sul, município a 689 km de Cuiabá, também decretou situação de emergência por causa da falta de chuva na região. Segundo o decreto, publicado na quarta-feira (13) no Diário Oficial do estado, a estiagem provocou perdas significativas nas lavouras e, por consequência, reduziu a arrecadação do município.
G1 MT


Acidente
Morador fica preso na janela de casa após esquecer chave e é resgatado por bombeiros em MT
Um morador precisou ser resgatado em casa pelo Corpo de Bombeiros ao ficar preso na noite de quarta-feira (24) no bairro Jurumirim, no município de Poconé, a 105 km de Cuiabá.
A equipe do 1º Pelotão Independente Bombeiro Militar (1º PIBM) foi acionada por volta das 21h, após a solicitação da esposa da vítima.
Segundo ela, o marido perdeu as chaves e tentou entrar em casa pela janela. Durante a tentativa, o homem ficou preso entre as grades, imobilizado na altura do quadril, com as pernas já dentro da residência.
Para realizar o resgate, os bombeiros precisaram forçar a entrada da casa e cortar as grades da janela para retirar o morador.
Foram utilizados um alicate e um desencarcerador hidráulico, equipamento específico para o corte de estruturas metálicas.
Apesar do susto, o morador foi resgatado sem nenhum ferimento.
-
Polícia4 dias atrás
No lugar errado: designe de unhas de 27 anos morre com tiro no peito, ao lado do marido
-
Carros e Motos4 dias atrás
Carros elétricos podem ser isentados de IPVA em MT; híbridos também podem ser beneficiados
-
Alerta4 dias atrás
Colíder perde engenheira de 27 anos
-
Polícia3 dias atrás
Padrasto e enteado morrem a tiros enquanto pintavam muro de campo de futebol
-
Cidades4 dias atrás
Falso policial aplica calote em hotel e leva surra em MT
-
Polícia3 dias atrás
Esposa de acusado por morte de personal trainer se entrega à polícia
-
Cidades4 dias atrás
Apostador em Nova Mutum ganha R$ 23 mil na Quina; Peixoto e Cuiabá também têm premiados
-
Cidades3 dias atrás
Homem agride motoboy por recusa de corrida “fiado”
Você precisa estar logado para postar um comentário Login