Destaque
Barra do Garças terá Primavera Cultural de 9 a 17 de dezembro

O 1º Festival Primavera Cultural de Barra do Garças já tem data marcada: será de 9 a 17 de dezembro, com apresentações artísticas, oficinas, workshops e mentorias no campo da gestão cultural. O evento é organizado pelo Mutirum Instituto da Cultura, em parceria com a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Seccel-MT), Assembleia Legislativa de Mato Grosso e prefeitura de Barra do Garças, por meio das secretarias de Cultura e de Educação.
“Serão nove dias em que vivenciaremos o encanto do 1º Festival Primavera Cultural! Uma parceria incrível entre o Mutirum, Secel, Assembleia de Mato Grosso e nossa prefeitura, com nossas secretarias de Cultura e de Educação”, enfatizou o secretário de Cultura de Barra do Garças, Alessandro Matos do Nascimento, o Alex. “Prepare-se para noites repletas de arte em diversos segmentos, invadindo a Feira Coberta e os bairros Vila Maria e Nova Barra. Junte-se a nós nessa celebração cultural!”, exclamou Alex.
Durante os nove dias de intensas atividades, das 19 às 22hs vão ocorrer as apresentações multiculturais de teatro, dança, capoeira, cultura indígena, cultura afrodescendente, música, artes visuais, canto coral, dentre outras. Soma-se a elas outras atividades, como de formação e de qualificação.
O objetivo central do Festival é qualificar o mercado cultural regional e fortalecer as manifestações artísticas e os direitos culturais. “O Festival é um projeto de arte e cultura para incentivar a comunidade ativa, estimular a participação comunitária, escolas, pais, alunos e artistas. É um projeto de democracia cultural que o Mutirum desenvolve com a prefeitura de Barra do Garças, Secel-MT e Assembleia Legislativa de Mato Grosso, por meio do deputado Beto Dois a Um”, afirmou o jornalista João Negrão, presidente do Mutirum Instituto da Cultura.
Desenvolvimento da cultura
Os objetivos específicos do 1º Festival Primavera Cultural de Barra do Garças são: desenvolver a cultura como direito dos cidadãos com plena liberdade de expressão e criação; universalizar o acesso aos bens e serviços culturais; ajudar a construir a cidadania cultural; reconhecer, proteger, valorizar e promover a diversidade das expressões culturais de Mato Grosso; combater a discriminação e o preconceito de qualquer espécie e natureza; promover a equidade social e territorial do desenvolvimento cultural; qualificar e garantir a transparência da gestão cultural; democratizar os processos decisórios, com participação e o controle social; estruturar e regulamentar a economia da cultura no âmbito de Mato Grosso; consolidar a cultura como importante vetor do desenvolvimento sustentável; intensificar as trocas, os intercâmbios e os diálogos interculturais; e ajudar a promover a cultura da paz.
Cidades
“Gilmarmendelândia” : Cúpula política de MT lança novo distrito que pode se tornar cidade

Um evento de “grosso calibre” político marcou a manhã deste sábado (21) no interior de Mato Grosso. Autoridades de diversas esferas se reuniram para o lançamento oficial do distrito de “Gilmarlândia”, batizado em homenagem ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, este natural de Diamantino (a 182 km de Cuiabá).
O lançamento atendeu a um chamado direto do megaempresário do agronegócio Eraí Maggi. Através de um áudio, divulgado via WhatsApp, Eraí convocou as principais lideranças do estado para prestigiar o empreendimento, que já conta com planejamento e mapa definidos.
A lista de autoridades presentes no evento reflete a influência do homenageado e do organizador,. O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) e o secretário-chefe da Casa Civil, Fabio Garcia (União), e o deputado estadual Max Russi (PSB) já estavam no local do lançamento pela manhã. E aguardavam as chegadas do próprio ministro Gilmar Mendes e do governador Mauro Mendes (União).
ONDE FICA?
O novo distrito será situado após o Trevo da Libra, entre os municípios de Diamantino e Campo Novo do Parecis. O território é estratégico para o setor produtivo, sendo habitado em grande parte por funcionários dos grupos de Eraí e Blairo Maggi, que possuem extensas propriedades rurais na localidade.
-
Polícia3 dias atrásHomem mata a mulher, usa o celular dela para pedir dinheiro à família da vítima e vai a bar beber, diz polícia
-
Cidades2 dias atrásMato Grosso deixa de destruir maquinários apreendidos e passa a destiná-los aos municípios
-
Esportes2 dias atrásLula revela consulta de Ancelotti: ‘Você acha que o Neymar deve ser convocado?’
-
É Direito3 dias atrásGilmar Mendes nega recurso e mantém pena de 22 anos a PM por assassinato a tiros em bar
-
Esportes1 dia atrásBMX de Nova Mutum realiza entrega oficial de bicicletas adquiridas através de recursos do MPMT
-
Golpe2 dias atrásMulher cai em golpe de cobrança de pedágio e perde R$ 77
-
Polícia3 dias atrásPM prende traficante e apreende drogas na casinha do cachorro
-
Mundo3 dias atrásTrump dá início ao bloqueio no Estreio de Ormuz e diz que vai “eliminar” qualquer navio que tentar passar





