Destaque
Anatel libera ativação do 5G em Diamantino, Nortelândia 100 municípios no Brasil
Ao todo, 1.712 municípios já podem ligar antenas da quinta geração de internet móvel; número representa 69,3% da população brasileira. Ativação depende das operadoras de telefonia.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu liberar a faixa do 5G — quinta geração de internet móvel — em mais 102 municípios (veja abaixo) a partir de 31 de julho. As operadoras de telefonia já podem solicitar a ativação do sinal nessas áreas.
A decisão foi tomada nesta quarta-feira (26) pelo Gaispi, grupo responsável por fazer o acompanhamento da implementação da tecnologia, que é comandado pela agência.
Com isso, 1.712 municípios passarão a ter o 5G disponível. A tecnologia estará disponível para 145 milhões de brasileiros, ou 69,3% da população nacional, segundo a Anatel.
De acordo com a Anatel, a liberação da faixa não significa implantação imediata da tecnologia.
“A instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora”, disse a agência em nota.
O 5G deve chegar a todas as cidades do país até 2029, quando as operadoras devem instalar as antenas nas cidades de até 30 mil habitantes.
Municípios aptos a receber a conexão 5G a partir de 31/7
Alagoinhas (BA)
Camocim (CE)
Canindé (CE)
Alegre (ES)
Aracruz (ES)
Ibiraçu (ES)
Itapemirim (ES)
João Neiva (ES)
Marataízes (ES)
São Bento (MA)
São Vicente Ferrer (MA)
Alpinópolis (MG)
Antônio Carlos (MG)
Barbacena (MG)
Bicas (MG)
Cachoeira de Minas (MG)
Cascalho Rico (MG)
Catas Altas da Noruega (MG)
Conceição dos Ouros (MG)
Diamantina (MG)
Goianá (MG)
Guarda-Mor (MG)
Ibertioga (MG)
Itaverava (MG)
Paracatu (MG)
Pouso Alegre (MG)
Santa Rita de Ibitipoca (MG)
Santana dos Montes (MG)
São José da Barra (CE)
Tiradentes (CE)
Vargem Bonita (MG)
Varginha (MG)
Vazante (MG)
Água Clara (MS)
Brasilândia (MS)
Jateí (MS)
Juti (MS)
Paraíso das Águas (MS)
Ribas do Rio Pardo (MS)
Sonora (MS)
Diamantino (MT)
Itiquira (MT)
Nortelândia (MT)
Sinop (MT)
Altamira (PA)
Salinópolis (PA)
Barra de Santana (PB)
Ingá (PB)
Itabaiana (PB)
Itatuba (PB)
Mogeiro (PB)
Pilar (PB)
Arcoverde (PE)
Serra Talhada (PE)
Antonina (PR)
Guaraqueçaba (PR)
Paranaguá (PR)
Pato Branco (PR)
Toledo (PR)
Cambuci (RJ)
Macuco (RJ)
São Francisco de Itabapoana (RJ)
São José de Ubá (RJ)
Canguaretama (RN)
Espírito Santo (RN)
Jundiá (RN)
Passagem (RN)
São Pedro (RN)
Arroio do Meio (RS)
Bom Retiro do Sul (RS)
Capão da Canoa (RS)
Colinas (RS)
Cruzeiro do Sul (RS)
Doutor Ricardo (RS)
Encantado (RS)
Estrela (RS)
Fazenda Vilanova (RS)
Imbé (RS)
Imigrante (RS)
Muçum (RS)
Osório (RS)
Roca Sales (RS)
Teutônia (RS)
Torres (RS)
Tramandaí (RS)
Vespasiano Corrêa (RS)
Westfália (RS)
Araranguá (SC)
Braço do Norte (SC)
Capivari de Baixo (SC)
Gravatal (SC)
Imaruí (SC)
Imbituba (SC)
Ipira (SC)
Jaguaruna (SC)
Laguna (SC)
Pescaria Brava (SC)
Piratuba (SC)
Sombrio (SC)
Tubarão (SC)
Barretos (SP)
Pequizeiro (TO)
Acidente
Ônibus com 37 passageiros tomba na BR-163 em Nova Mutum e deixa feridos

Um ônibus de viagem da empresa Novo Horizonte tombou, hoje de madrugada, por volta das 3h09, no trecho entre Nova Mutum e Diamantino. No veículo viajavam 37 pessoas, incluindo o condutor. Nove ocupantes precisaram de atendimento médico e duas mulheres precisam ser encaminhadas ao hospital. Uma das vítimas ficou presa às ferragens e foi retirada pelas equipes de resgate da concessionária.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o motorista perdeu o controle da direção após uma falha mecânica no sistema do veículo, resultando na saída de pista e tombamento no canteiro central.
A pista passou por interdição parcial de uma das faixas para os procedimentos de atendimento e sinalização do local.
O estado de saúde das vítimas socorridas não foi informado até o momento. Outras 28 conseguiram seguir viagem em outro veículo disponibilizado pela mesma empresa.
-
Investigação Polícial6 dias atrásEsposa de suposto braço direito do CV é presa no aeroporto de VG ao retornar da França
-
Cidades5 dias atrásVereador apresenta projeto para proibir competições de “Farmar Aura” em espaços públicos
-
Cultura6 dias atrásFlor Ribeirinha conquista pentacampeonato mundial e leva o siriri de MT ao topo do folclore internacional
-
Política6 dias atrásPL e MDB avançam para formar chapa com Wellington, Janaina e Medeiros
-
Mato Grosso5 dias atrásMudança no Estatuto da AMM propõe mudanças sobre calendário eleitoral e representatividade dos prefeitos
-
Política6 dias atrásWellington confirma Janaína Riva e José Medeiros na chapa ao Senado e anuncia apoio de Jayme Campos ao projeto do PL
-
Clima5 dias atrásAgosto será de calor acima da média e pouca chuva em Mato Grosso, aponta Inmet
-
Investimentos6 dias atrásBrasil e Bolívia avançam em estrada estratégica para o agro ligando MT ao Pacífico





