Cultura
Pelo terceiro ano consecutivo, bailarinos de Alta Floresta brilham no Festival de Dança de Tabaporã

Nos dias 12 e 13 de julho a cidade de Tabaporã-MT foi palco de um espetáculo de talento e dedicação durante a 17ª edição do Festival de Dança promovido pela administração municipal. O evento contou com a participação de bailarinos de 10 municípios mato-grossenses, entre eles, os alunos do Expressão Centro de Artes, de Alta Floresta, que fizeram bonito ao levar sete coreografias para a competição.
Com uma delegação de 70 pessoas, sendo 30 bailarinos, Alta Floresta se destacou no evento. E o esforço foi recompensado: das sete coreografias inscritas, cinco foram premiadas, resultando em um total de R$ 8,5 mil em prêmios. O grupo ainda comemorou a conquista de um prêmio de Figurino Destaque, dois Bailarinos Destaque outros dois prêmios de Coreógrafa Destaque para a Professora Cassiane Leite, totalizando 10 premiações nas duas noites do Festival.
Esta foi a terceira participação consecutiva dos bailarinos alta-florestenses no Festival de Dança de Tabaporã e mais uma vez o grupo foi premiado, reafirmando seu compromisso com a arte da dança. Cassiane comemorou o momento especial ao lado de seus alunos: “Este reconhecimento é motivo de orgulho para toda a nossa equipe. A gente se dedica a levar o nome de Alta Floresta para eventos de dança em todo o Brasil e participar de festivais como o de Tabaporã é algo que valoriza a arte e a cultura de Mato Grosso, e ao mesmo tempo gera um impacto positivo na vida dos nossos bailarinos”, diz a Professora.
E a jornada continua: Na próxima semana, esses talentosos bailarinos estarão no 41º Festival de Dança de Joinville, onde apresentarão três coreografias em palcos espalhados pela cidade catarinense. A expectativa da equipe é grande para mais uma vez mostrar seu talento e dedicação no maior festival de dança do mundo.
Cidades
Encenação da Via Sacra leva população às lágrimas em Torixoréu-MT no encerramento da Semana Santa VEJA VÍDEO

Em uma noite de lua cheia, silêncio, mistério e devoção, na Sexta-feira Santa, a rua rústica da avenida Dom Bosco, em Torixoréu-MT, a “Cidade Brilhante”, não foi apenas caminho, mas o palco de uma história de amor que atravessa milênios. A Via Sacra – Encenação da Paixão de Cristo, não cruamente uma representação; foi um abraço da nossa cultura na fé do nosso povo.
Tudo começou sob o olhar atento da arte. Na primeira estação, as paredes da Biblioteca Municipal Professor Pedro Arbués deixaram de ser concreto para se tornarem o tribunal da história. Pelas mãos sensíveis do artista visual local, Stive Woston Barreto, a fachada transformou-se em um cenário vivo, onde o traço da arte visual local deu o tom solene ao julgamento de Jesus, provando que a beleza é, também, uma forma de oração.
Outro destaque também, na caracterização artística da matéria humana, que foi a maquiagem artística de Jesus de Nazaré e da personagem da cena “Jesus Consola as mulheres que choram”, materializada pela sensibilidade das mãos da secretária de Turismo, Lorena Matos.
Ao longo do cortejo, cada passo dado pela comunidade carregava um eco de esperança. Este ano, as estações nos convidaram a uma imersão profunda nos temas da Fraternidade e Moradia, lembrando-nos que o Cristo que sofreu ontem habita hoje a busca de cada irmão por dignidade e um teto que o acolha.
O ápice dessa jornada de emoções nos conduziu à Igreja Matriz, onde uma apreciável réplica do Sepulcro, em tamanho ampliado, nos aguardava. Ali, diante do túmulo, a tristeza da despedida deu lugar ao desfecho no calvário da Paixão de Cristo.
“A Secretaria de Cultura juntamente com a Paróquia São João Bosco e o apoio potente da Prefeitura de Torixoréu, e de seus parceiros diretos, com o destaque à professores e professoras da Escola Estadual Arthur da Costa e Silva, que atuaram forte, na realização da Via Sacra – Encenação da Paixão de Cristo, como parte da programação paralitúrgica da Semana Santa em Torixoréu – 2026, estão escrevendo junto com cada ator e voluntário, um capítulo inesquecível na história de Torixoréu, que une fé, cultura e devoção popular!” destacou o secretário de Cultura Vanney Neves.
-
Polícia4 dias atrásHomem mata a mulher, usa o celular dela para pedir dinheiro à família da vítima e vai a bar beber, diz polícia
-
Cidades2 dias atrásMato Grosso deixa de destruir maquinários apreendidos e passa a destiná-los aos municípios
-
Esportes2 dias atrásLula revela consulta de Ancelotti: ‘Você acha que o Neymar deve ser convocado?’
-
É Direito4 dias atrásGilmar Mendes nega recurso e mantém pena de 22 anos a PM por assassinato a tiros em bar
-
Esportes2 dias atrásBMX de Nova Mutum realiza entrega oficial de bicicletas adquiridas através de recursos do MPMT
-
Golpe2 dias atrásMulher cai em golpe de cobrança de pedágio e perde R$ 77
-
Polícia4 dias atrásPM prende traficante e apreende drogas na casinha do cachorro
-
Mundo4 dias atrásTrump dá início ao bloqueio no Estreio de Ormuz e diz que vai “eliminar” qualquer navio que tentar passar





