Cidades
Vitrine tecnológica orienta e estimula horta urbana e produção de frutas em propriedades e residências
No Parque de Exposições Jonas Pinheiro, em Cuiabá, a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) tem uma vitrine tecnológica em uma área de 4,3 mil metros quadrados, em parceria com o Sindicato Rural de Cuiabá. No espaço, qualquer pessoa pode buscar informações sobre o processo de plantio, cultivo, colheita, cuidados com o solo, meio ambiente e outros.
Voltada à agricultura familiar, a vitrine fica sob a responsabilidade do engenheiro agrônomo da Empaer, Manoel Roque da Costa que aponta as culturas plantadas em canteiros e a realização de rotação, conforme a época do ano. Atualmente, há hortaliças, batata doce, abobora, quiabo, banana, café, acerola, limão, goiaba, romã, graviola, maracujá e pitaya. Tem ainda três tipos de capim, o capiaçu, canará e a braquiaria.
“O objetivo é demonstrar que é possível diversificar culturas, e aumentar a renda e preservar o meio ambiente. O espaço é uma ótima oportunidade para o agricultor familiar e também quem tem interesse em montar uma horta em casa ou apartamento. Para os quintais, explicamos que tipo de frutas são recomendadas para cada ambiente. Estamos aqui para atender e tirar as dúvidas”.
Roque destaca os pés de pitaya que estão com frutos e florescendo e, ser possível plantá-la em um canteiro em casa. Na vitrine são 18 pés com três ou quatro frutos que estão prestes a serem colhidos. “É uma fruta rústica, com sabor doce e suave, de polpa firme e repleta de sementes. A espécie plantada é a pitaya-branca (rosa por fora e branca por dentro)”.
No canteiro da banana, são duas variedades, a maça e da terra para fritar. As hortaliças, devido ao período de chuva, as plantas estão se desenvolvendo, enquanto outras protegidas para não perder a qualidade. Elas são doadas periodicamente para o Hospital de Câncer.
A técnica da Empae, Gisele dos Reis Muniz, ressalta o horário de atendimento para visitantes no espaço é das 5h às 9h30 e das 16h às 18h, de segunda a sexta-feira. Ele frisa que a vitrine fica exposta para visitação e tem o objetivo de apoiar atividades didáticas e técnicas aos agricultores familiares, professores, estudantes, pesquisadores, extensionistas e comunidade em geral.
“Todos são bem-vindos para sanar qualquer dúvida ou interesse em mais informações sobre as culturas que temos plantadas no espaço. A localização ajuda por ser área central e de fácil acesso”.
Serviço
O que: Vitrine Tecnológica
Local: Parque de Exposição Jonas Pinheiro, bairro Dom Aquino, Cuiabá/MT.
Dias e horários de atendimento: Segunda a sexta-feira, exceto feriado, 5h às 9h30 e das 16h às 18h.
Banaeiras, frutas, café e três variedades de capim – Foto: Empaer
Cidades
“Beatificação do padre Nazareno torna região Oeste de MT referência religiosa no país”, afirma governador

O governador Otaviano Pivetta afirmou que a beatificação do padre Nazareno Lanciotti projeta Jauru e a região Oeste de Mato Grosso para o país, transformando o município em uma referência para o turismo religioso.
Otaviano participou, neste sábado (13.6), da cerimônia de beatificação realizada em Jauru. O evento reuniu milhares de fiéis, peregrinos e caravanas de diversas regiões do Brasil e da Itália.
“Mato Grosso ganha com esse reconhecimento. A região ganha e Jauru passa a ter uma referência importante para o país. É uma alegria ver esse acontecimento histórico acontecer em Mato Grosso”, afirmou.
Segundo o governador, além do significado para a comunidade católica, a beatificação também contribui para ampliar a visibilidade da região Oeste.
“A região tem vocação para isso. É uma região muito bonita, cheia de belezas naturais, próxima ao Pantanal. Tem vocação para o turismo e, por que não, para o turismo religioso. Isso vai depender muito dos interesses locais e da dedicação da própria região, mas o Estado tem interesse em apoiar as iniciativas dos municípios e de todas as igrejas, de modo geral”, destacou.
Para Otaviano Pivetta, a beatificação reconhece a trajetória de um religioso que dedicou a vida ao atendimento da população e deixou um legado que permanece vivo na região.
“É o reconhecimento de um mártir da Igreja Católica, de alguém que doou a própria vida para fazer o bem. Para nós, cristãos, é um momento muito importante. A Igreja tem critérios rigorosos para conceder esse reconhecimento e, para mim, é uma alegria e uma feliz coincidência que esse acontecimento histórico esteja acontecendo durante o meu mandato”, ressaltou o governador.
Durante mais de três décadas de atuação em Jauru, padre Nazareno se dedicou ao trabalho pastoral e a ações voltadas ao atendimento da população, tornando-se uma das principais referências religiosas da região.
Padre Nazareno Lanciotti
Nascido na Itália, padre Nazareno Lanciotti chegou ao Brasil na década de 1970 e se estabeleceu em Jauru, onde atuou por mais de 30 anos. Ao longo desse período, desenvolveu ações religiosas, sociais e comunitárias voltadas ao atendimento da população.
Em 2001, foi vítima de um atentado e morreu dias depois. O Vaticano reconheceu oficialmente seu martírio, abrindo caminho para a beatificação realizada neste sábado, em Jauru. A decisão o torna beato da Igreja Católica, etapa que antecede a canonização.
-
Cidades6 dias atrásSanta Rita do Trivelato recebe empresa interessada em estudos sobre potencial de petróleo e gás natural
-
É Direito6 dias atrásJustiça determina reintegração de posse de área de 3,3 mil hectares em Santa Rita do Trivelato
-
Fatalidade6 dias atrásMorador de Sinop morre na guerra Rússia/Ucrânia; “Sinop também derruba drone, derrubei hoje, Lisboa”
-
Acidente6 dias atrásFerrari e Tesla batem durante corrida que aconteceu no Parque Novo Mato Grosso; VÍDEO
-
Justiça6 dias atrásTRE-MT reúne partidos, federações e advogados para debater propaganda, inteligência artificial e regras do processo eleitoral
-
Saúde6 dias atrásDoar sangue e salvar vidas: um gesto simples que transforma o mundo
-
É Direito6 dias atrásSaga Pantanal é condenada a pagar R$ 10 mil após Fiat Toro dar defeito com uma semana de uso
-
Cidades6 dias atrás“Beatificação do padre Nazareno torna região Oeste de MT referência religiosa no país”, afirma governador





