Cidades
União entre Legislativo e Executivo impulsiona avanços históricos na saúde e no desenvolvimento de Nova Mutum

José da Paixão Nonato (União Brasil) tem acompanhado de perto a transformação estrutural de Nova Mutum desde o início dos anos 2000. Morador do município desde a virada do milênio, o parlamentar afirma que a evolução da cidade é motivo de emoção e orgulho, especialmente quando relembra as dificuldades enfrentadas no passado.
“Para mim é um motivo de muita alegria. Muitas vezes eu fico até emocionado quando lembro que, quando cheguei aqui, a região norte da cidade não tinha um palmo de asfalto, era um arreião. A região sul, como o Parque do Sol e o Imperial, enfrentava muitas dificuldades. Hoje vemos uma cidade estruturada e avançando cada vez mais”, destacou.
Servidor da Secretaria Municipal de Obras por dez anos antes de ingressar na vida pública, José da Paixão relembra os períodos críticos de chuva, quando a infraestrutura ainda era precária.
“Nós convivemos com enchentes que abriam valas onde cabia caminhão dentro. A água corria como se fosse um córrego. Hoje, mesmo quando chove forte, como vimos na semana passada no rio Araras, a enchente é passageira. Isso mostra o quanto a infraestrutura evoluiu”, afirmou.
Novo Centro Integrado de Saúde: marco na saúde pública
Um dos principais símbolos desse avanço é a transformação do antigo prédio do Hospital Municipal, que já foi administrado pelo São Camilo e pelo Instituto Santa Rosa, no novo Centro Integrado de Saúde.
Segundo o vereador, a mudança começou em 2021, quando, em conjunto com o prefeito Leandro Félix (União Brasil) e a secretária municipal de Saúde, Sônia Ávila, foi decidido o rompimento do contrato com o Instituto Santa Rosa, reorganizando os serviços hospitalares.
“Com a chegada do prefeito Leandro e da secretária Sônia, discutimos e aprovamos o rompimento de contrato com o Instituto Santa Rosa. Passamos a utilizar os serviços comprados pelo município no Hospital Hilda Stranger Ribeiro, e isso representou um avanço significativo. Hoje, o antigo hospital está se transformando na Central Integrada de Saúde do nosso município”, explicou.
A obra enfrentou entraves, incluindo a desistência de uma empreiteira, o que atrasou o cronograma. Para garantir a continuidade do projeto, foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público, possibilitando nova licitação.
“Tivemos dificuldades, empresa que abandonou a obra, mas buscamos alternativas. Inclusive foi firmado um TAC com o Ministério Público para agilizar uma nova licitação. Isso mostra que houve harmonia entre os poderes para que o projeto não parasse”, ressaltou.
Atendimento mais ágil e serviços centralizados

O novo Centro Integrado de Saúde reunirá, em um único espaço, serviços como pronto atendimento, farmácia, laboratório e central de regulação. A proposta é facilitar o acesso da população e garantir maior agilidade no atendimento.
“Hoje, muitas vezes o paciente vai ao PA, depois precisa ir para outro local. Agora ele vai entrar aqui e resolver tudo dentro desse centro de saúde. Se for um caso hospitalar, haverá ambulância para encaminhamento ao hospital, garantindo continuidade no atendimento”, explicou o parlamentar.
Além da melhoria na assistência à saúde, o novo espaço também deverá gerar empregos e fortalecer a economia local.
“Serão muitos profissionais trabalhando aqui, de várias áreas. Estamos criando oportunidades, gerando renda e fortalecendo o município”, afirmou.
União que gera resultados
José da Paixão fez questão de destacar que os avanços só foram possíveis graças à união entre o Legislativo e o Executivo municipal.
“Foi um esforço conjunto. Trabalhos realizados em harmonia entre os poderes. O município precisa dessa união para avançar na saúde, na educação, na infraestrutura e em todos os setores. O beneficiado é o cidadão mutuense”, declarou.
O vereador também reconheceu as críticas, mas reforçou que os resultados são visíveis.
“Respeito quem critica, mas é preciso lembrar como era há 10 anos. Nós avançamos muito e sabemos que precisamos avançar mais. Quando visito outros municípios, muitos dizem que gostariam de ter a saúde que temos hoje em Nova Mutum”, pontuou.
Encerrando, José da Paixão reafirmou seu compromisso com o futuro da cidade e das próximas gerações.
“Eu não fico com picuinhas. Tenho consciência de que precisamos garantir o futuro das próximas gerações. Daqui a 30 anos posso não estar mais aqui, mas o fruto do nosso trabalho estará garantindo atendimento para quem ainda nem nasceu”, concluiu.
A inauguração do novo Centro Integrado de Saúde representa, segundo gestores e parlamentares, mais um marco no desenvolvimento de Nova Mutum, consolidando o compromisso da gestão municipal com uma saúde pública mais eficiente, humanizada e acessível para todos.
Cidades
“Beatificação do padre Nazareno torna região Oeste de MT referência religiosa no país”, afirma governador

O governador Otaviano Pivetta afirmou que a beatificação do padre Nazareno Lanciotti projeta Jauru e a região Oeste de Mato Grosso para o país, transformando o município em uma referência para o turismo religioso.
Otaviano participou, neste sábado (13.6), da cerimônia de beatificação realizada em Jauru. O evento reuniu milhares de fiéis, peregrinos e caravanas de diversas regiões do Brasil e da Itália.
“Mato Grosso ganha com esse reconhecimento. A região ganha e Jauru passa a ter uma referência importante para o país. É uma alegria ver esse acontecimento histórico acontecer em Mato Grosso”, afirmou.
Segundo o governador, além do significado para a comunidade católica, a beatificação também contribui para ampliar a visibilidade da região Oeste.
“A região tem vocação para isso. É uma região muito bonita, cheia de belezas naturais, próxima ao Pantanal. Tem vocação para o turismo e, por que não, para o turismo religioso. Isso vai depender muito dos interesses locais e da dedicação da própria região, mas o Estado tem interesse em apoiar as iniciativas dos municípios e de todas as igrejas, de modo geral”, destacou.
Para Otaviano Pivetta, a beatificação reconhece a trajetória de um religioso que dedicou a vida ao atendimento da população e deixou um legado que permanece vivo na região.
“É o reconhecimento de um mártir da Igreja Católica, de alguém que doou a própria vida para fazer o bem. Para nós, cristãos, é um momento muito importante. A Igreja tem critérios rigorosos para conceder esse reconhecimento e, para mim, é uma alegria e uma feliz coincidência que esse acontecimento histórico esteja acontecendo durante o meu mandato”, ressaltou o governador.
Durante mais de três décadas de atuação em Jauru, padre Nazareno se dedicou ao trabalho pastoral e a ações voltadas ao atendimento da população, tornando-se uma das principais referências religiosas da região.
Padre Nazareno Lanciotti
Nascido na Itália, padre Nazareno Lanciotti chegou ao Brasil na década de 1970 e se estabeleceu em Jauru, onde atuou por mais de 30 anos. Ao longo desse período, desenvolveu ações religiosas, sociais e comunitárias voltadas ao atendimento da população.
Em 2001, foi vítima de um atentado e morreu dias depois. O Vaticano reconheceu oficialmente seu martírio, abrindo caminho para a beatificação realizada neste sábado, em Jauru. A decisão o torna beato da Igreja Católica, etapa que antecede a canonização.
-
Cidades2 dias atrásSanta Rita do Trivelato recebe empresa interessada em estudos sobre potencial de petróleo e gás natural
-
É Direito2 dias atrásJustiça determina reintegração de posse de área de 3,3 mil hectares em Santa Rita do Trivelato
-
Fatalidade2 dias atrásMorador de Sinop morre na guerra Rússia/Ucrânia; “Sinop também derruba drone, derrubei hoje, Lisboa”
-
Acidente2 dias atrásFerrari e Tesla batem durante corrida que aconteceu no Parque Novo Mato Grosso; VÍDEO
-
Justiça2 dias atrásTRE-MT reúne partidos, federações e advogados para debater propaganda, inteligência artificial e regras do processo eleitoral
-
Saúde2 dias atrásDoar sangue e salvar vidas: um gesto simples que transforma o mundo
-
É Direito2 dias atrásSaga Pantanal é condenada a pagar R$ 10 mil após Fiat Toro dar defeito com uma semana de uso
-
Cidades2 dias atrás“Beatificação do padre Nazareno torna região Oeste de MT referência religiosa no país”, afirma governador











