Cidades
Unemat oferta 30 cursos de extensão online gratuitos
A Universidade do Estado de Mato Grosso oferta 30 cursos de extensão a distância, totalmente gratuitos e online, por meio do Centro de Educação Aberta e Continuada a Distância (CEACD) vinculado ao campus de Sinop. As inscrições podem ser feitas no endereço: http://sinop.unemat.br/projetos/ead/
Os cursos são de diferentes áreas como Educação, Informática, Administração, Economia, Meio Ambiente, Globalização, História, Psicologia e Literatura. A carga horária dos cursos também varia de 25 a 60 horas. Todos recebem certificação e não têm qualquer custo para os participantes.
O coordenador do Centro de Educação Aberta e Continuada a Distância, professor Hilário Straub, explica que o aluno deve se cadastrar na plataforma e pode se inscrever em quantos cursos desejar. “Ele faz todo o curso online, cumpre as atividades previstas, pode sanar dúvidas, e deve concluir as atividades em um tempo determinado para ter acesso à certificação”, esclarece.
Em 2015, foram ofertados 29 cursos e 868 estudantes puderam acessar as atividades e concluíram os cursos. “Entre os estudantes que acessaram nossos cursos temos pessoas de várias cidades de Mato Grosso e de outros países como Bolívia, Paraguai, Portugal e Estados Unidos, Japão, Inglaterra, Espanha e Argentina”, afirma o coordenador.
Para acessar e se inscrever nos cursos é necessário ter concluído o ensino médio. Os cursos foram elaborados por professores da Unemat e são resultados de pesquisa desses docentes.
CEACD
O Centro de Educação Aberta e Continuada a Distância foi criado em 2000 no campus de Sinop e tem os regimentos aprovados pelas instâncias colegiadas da Universidade. Inicialmente oferecia cursos semipresenciais com parte das atividades aos finais de semana. Hoje os cursos são totalmente online e a distância.
Desde seu início já formaram mais de 40 mil pessoas pelos cursos oferecidos na plataforma. Para saber mais acesse o site: http://sinop.unemat.br/projetos/ead/, faça seu login e conheça os cursos disponíveis.
Fonte: GOV MT
Cidades
Do agro ao petróleo: empresa arremata bloco de exploração em Nova Mutum

Uma empresa arrematou um bloco de exploração de petróleo e gás em Nova Mutum (MT) e iniciou os preparativos para testes em campo. A previsão é realizar cerca de 500 coletas de amostras entre junho e julho, como parte da fase inicial de análise do potencial da área.
O prefeito Leandro Félix informou que se reuniu nesta terça-feira (14) com representantes da Dillianz Petro, responsável pelo bloco, para alinhar os próximos passos do projeto.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o gestor destacou que a iniciativa faz parte de um planejamento estratégico de crescimento do município. “É um momento muito importante para Nova Mutum. Estamos vivendo um planejamento bem definido de desenvolvimento e queremos avançar com esse projeto”, afirmou.
De acordo com a empresa, as coletas devem ocorrer em diferentes áreas do município, incluindo propriedades rurais. Por isso, a orientação é que produtores e proprietários estejam atentos à passagem das equipes nos próximos meses.
“Entre junho e julho, as equipes estarão em campo para realizar as coletas. É uma etapa fundamental para entender o potencial da região”, explicou o prefeito.
Ainda segundo a gestão municipal, o projeto pode representar uma mudança no perfil econômico da cidade, tradicionalmente baseada no agronegócio. A expectativa é que a possível exploração de petróleo e gás atraia investimentos, gere empregos e abra novas oportunidades.
Apesar do avanço, esta fase ainda é inicial e voltada à coleta de dados técnicos. A exploração comercial dependerá dos resultados das análises e do cumprimento das etapas de licenciamento ambiental e viabilidade econômica. Veja abaixo o vídeo divulgado pelo prefeito:
-
Polícia4 dias atrásHomem mata a mulher, usa o celular dela para pedir dinheiro à família da vítima e vai a bar beber, diz polícia
-
Cidades2 dias atrásMato Grosso deixa de destruir maquinários apreendidos e passa a destiná-los aos municípios
-
Esportes2 dias atrásLula revela consulta de Ancelotti: ‘Você acha que o Neymar deve ser convocado?’
-
É Direito4 dias atrásGilmar Mendes nega recurso e mantém pena de 22 anos a PM por assassinato a tiros em bar
-
Esportes2 dias atrásBMX de Nova Mutum realiza entrega oficial de bicicletas adquiridas através de recursos do MPMT
-
Golpe2 dias atrásMulher cai em golpe de cobrança de pedágio e perde R$ 77
-
Polícia4 dias atrásPM prende traficante e apreende drogas na casinha do cachorro
-
Mundo4 dias atrásTrump dá início ao bloqueio no Estreio de Ormuz e diz que vai “eliminar” qualquer navio que tentar passar





