Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

Sinfra apresenta à ALMT investimentos de R$ 4,5 bilhões em asfalto e pontes

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística apresentou nesta terça-feira (06.06), aos deputados da Comissão Permanente de Infraestrutura Urbana e de Transporte da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), um balanço das ações desenvolvidas nos últimos quatro anos e o planejamento para os próximos quatro.

O secretário de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira, destacou um investimento de R$ 4,5 bilhões no asfaltamento e na recuperação e construção de pontes em rodovias estaduais. Ainda, apresentou as obras realizadas em parceria com os municípios, finalização de obras das Copas, concessões e o planejamento interno da Sinfra-MT.

“Mato Grosso tem a maior malha rodoviária estadual do país e por isso nós temos inúmeros desafios. Nos últimos 40 anos, a produção de grãos do estado subiu de 700 mil para 90 milhões de toneladas. É muito difícil acompanhar esse crescimento, mas nós temos conseguido superar uma série de obstáculos”, afirmou Marcelo.

Entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022, a Sinfra-MT afastou 2.505 km de rodovias, recuperou 2.141 km de asfalto e entregou 153 pontes de concreto. Além disso, mais 2.434 km de asfalto estão com obras contratadas, junto com 1.722 km de restauração e 45 pontes com obras em andamento.

Outro número destacado foi a realização de convênios com os municípios. Por meio da Sinfra-MT, o Governo de Mato Grosso formalizou 807 parcerias, prevendo uma transferência de R$ 2,4 bilhões. São recursos utilizados para asfaltar e recuperar ruas dentro da cidade, construir praças, equipamentos públicos e oferecer bons serviços para a população.

Leia Também:  Investimentos na Polícia Militar de Mato Grosso são tema de novo episódio de podcast

A parceria com os municípios continua com o fornecimento de máquinas, substituição de pontes de madeira por aduelas de concreto, além do Programa Ser Família Habitação, que vai construir casas para famílias carentes, e o Programa MT Iluminado, que tem o objetivo de substituir todos os pontos de iluminação pública de Mato Grosso por luminárias de LED.

“Nós falamos muito de rodovias, mas, apesar de termos feito muitas obras em rodovias, a Sinfra-MT não é só rodovia. Temos obras nas cidades, de iluminação, de habitação. E temos também as obras que foram planejadas para a Copa do Mundo e que, por determinação do governador Mauro Mendes, trabalhamos para que todas sejam entregues”, completou Marcelo de Oliveira.

O secretário ainda agradeceu a parceria dos deputados estaduais, que aprovaram leis e reformas propostas pelo Poder Executivo, que viabilizaram o Estado de Mato Grosso.

Presidente da Comissão de Infraestrutura, o deputado Valmir Moretto agradeceu a presença do secretário e de todos os adjuntos da Sinfra-MT, e elogiou o trabalho de planejamento e a transparência na apresentação dos dados. “Foram três horas e 11 minutos prestando contas à população de Mato Grosso, com uma explanação que não deixou dúvidas. Parabéns e sabemos que os desafios não vão terminar”, disse.

Leia Também:  Vídeo - 30 famílias perdem tudo após fortes chuvas em Aripuanã

Para a deputada estadual Janaína Riva, a atual gestão vai deixar um legado para a infraestrutura. “Nós estamos ficando mal acostumados com a pujança da Sinfra-MT. Passamos muito tempo sem ver obras, mas agora já temos prefeitamente acostumados com esse novo ritmo, e isso aumenta as cobranças. A Sinfra-MT é uma secretaria que dá retorno e atende todo mundo”, afirmou.

“Eu ando em todas as estradas e vejo que a Sinfra-MT é uma secretaria muito atuante e eu não sei como é que tem conseguido atender tudo o que é pedido”, opinou o deputado Estadual Dilmar Dal Bosco.

O deputado Sebastião Rezende destacou a atuação da Assembleia Legislativa e elogiou a coragem do Governo para estadualizar a BR-174 e resolver o problema que afligia a população da região Noroeste. Já o deputado Cláudio Ferreira enalteceu o trabalho do Governo em empreender novas estradas.

Ao fim da reunião, Moretto encaminhou um pedido para que a Sinfra-MT apresente a ferramenta Central Infra para os deputados estaduais, e que sejam debatidas as possibilidades de melhorias para as rodovias vicinais dos municípios.

Estiveram presentes na reunião os secretário adjuntos da Sinfra-MT, Nilton de Britto, de Obras Rodoviárias, Joelson Matoso, de Logística e Concessões, Rafael Detoni, de Gestão e Planejamento Metropolitano, Rafaela Damiani, de Cidades, Isaac Nascimento Filho, de Obras Especiais e Fernanda Moreira, adjunta sistêmica, além de superintendentes e outros servidores da pasta.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cidades

“Beatificação do padre Nazareno torna região Oeste de MT referência religiosa no país”, afirma governador

O governador Otaviano Pivetta afirmou que a beatificação do padre Nazareno Lanciotti projeta Jauru e a região Oeste de Mato Grosso para o país, transformando o município em uma referência para o turismo religioso.

Otaviano participou, neste sábado (13.6), da cerimônia de beatificação realizada em Jauru. O evento reuniu milhares de fiéis, peregrinos e caravanas de diversas regiões do Brasil e da Itália.

“Mato Grosso ganha com esse reconhecimento. A região ganha e Jauru passa a ter uma referência importante para o país. É uma alegria ver esse acontecimento histórico acontecer em Mato Grosso”, afirmou.

Segundo o governador, além do significado para a comunidade católica, a beatificação também contribui para ampliar a visibilidade da região Oeste.

“A região tem vocação para isso. É uma região muito bonita, cheia de belezas naturais, próxima ao Pantanal. Tem vocação para o turismo e, por que não, para o turismo religioso. Isso vai depender muito dos interesses locais e da dedicação da própria região, mas o Estado tem interesse em apoiar as iniciativas dos municípios e de todas as igrejas, de modo geral”, destacou.

Leia Também:  Imprensa internacional repercute produção de soja mato-grossense: "maior que de toda Argentina"

Para Otaviano Pivetta, a beatificação reconhece a trajetória de um religioso que dedicou a vida ao atendimento da população e deixou um legado que permanece vivo na região.

“É o reconhecimento de um mártir da Igreja Católica, de alguém que doou a própria vida para fazer o bem. Para nós, cristãos, é um momento muito importante. A Igreja tem critérios rigorosos para conceder esse reconhecimento e, para mim, é uma alegria e uma feliz coincidência que esse acontecimento histórico esteja acontecendo durante o meu mandato”, ressaltou o governador.

Durante mais de três décadas de atuação em Jauru, padre Nazareno se dedicou ao trabalho pastoral e a ações voltadas ao atendimento da população, tornando-se uma das principais referências religiosas da região.

Padre Nazareno Lanciotti
Nascido na Itália, padre Nazareno Lanciotti chegou ao Brasil na década de 1970 e se estabeleceu em Jauru, onde atuou por mais de 30 anos. Ao longo desse período, desenvolveu ações religiosas, sociais e comunitárias voltadas ao atendimento da população.

Em 2001, foi vítima de um atentado e morreu dias depois. O Vaticano reconheceu oficialmente seu martírio, abrindo caminho para a beatificação realizada neste sábado, em Jauru. A decisão o torna beato da Igreja Católica, etapa que antecede a canonização.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA