Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

Sesp e TJ inauguram Escritório Social para reintegração de reeducandos na sociedade

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), juntamente com o Poder Judiciário de Mato Grosso (TJMT), inauguraram nesta quarta-feira (30.11) a sede do Escritório Social, em Cuiabá. A unidade terá atuação exclusiva na capacitação e encaminhamento de reeducandos do Sistema Prisional ao mercado de trabalho durante o processo de progressão de pena.
 
O Escritório Social é resultado da junção de forças dos poderes Executivo, Estadual e Municipal, junto com o Judiciário, que se uniram em prol de um projeto que vai atuar fortemente na redução no número de pessoas que voltam a praticar crimes, após deixar o sistema prisional.
 
O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, destacou, durante a inauguração, que o Escritório terá apoio primordial da Fundação Nova Chance, que vai atuar diretamente no fornecimento de cursos de qualificação, treinamento e por fim o encaminhamento do egresso ao mercado de trabalho.
 
“Após o cumprimento da pena, a pessoa precisa de uma oportunidade que, se não for dada, ele volta para crime e quem paga o cumprimento da pena é o cidadão que está livre. Então, temos que nos esforçar para que essa pessoa não volte a praticar crime e esse é o papel do Escritório Social, que vai dar a oportunidade para quem está saindo do sistema prisional, uma colocação social para que ela trabalhe e tenha capacidade de sustentar a sua família, cortando o cordão umbilical com o crime”, enfatizou Alexandre Bustamante.
 
Bustamante lembrou que Mato Grosso possui uma das dez menores taxa de reincidência do país, 37%, mas avaliou que é preciso reduzir ainda mais e alcançar patamares abaixo de 10%, o que seria ideal em uma sociedade.

O desembargador Orlando Perri, supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização (GMF), também participou da cerimônia e afirmou que o escritório terá papel fundamental na reconstrução da vida dos condenados, tanto no ambiente familiar quanto no contexto social.

Leia Também:  Neymar usa rede social para pedir desculpas a Bruna por traição: ‘Perdão’

“O escritório vai trabalhar com o pré-egresso, ou seja, aquele preso que está prestes a ganhar a sua liberdade. O projeto vai trabalhar ele e a família dele, preparando o retorno seu à sociedade, inclusive em termos de reinserção na própria família e, principalmente, encaixando ele no mercado de trabalho”, explicou Orlando Perri.

O juiz auxiliar do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luiz Geraldo Lanfredi, também participou da inauguração da sede e elogiou a estrutura do escritório. Ele ainda reconheceu o empenho da atual gestão que vem investindo massivamente no setor da segurança pública.

“O Sistema Prisional aqui é sólido. Os serviços penais estão sendo qualificados e hoje, na ponta, vem o Escritório Social, para despertar a sociedade como um equipamento de qualificação das pessoas que passaram pelo sistema prisional e têm que retornar à sociedade melhores e com condições de sociabilidade. Parabéns a todos envolvidos”.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cidades

“Beatificação do padre Nazareno torna região Oeste de MT referência religiosa no país”, afirma governador

O governador Otaviano Pivetta afirmou que a beatificação do padre Nazareno Lanciotti projeta Jauru e a região Oeste de Mato Grosso para o país, transformando o município em uma referência para o turismo religioso.

Otaviano participou, neste sábado (13.6), da cerimônia de beatificação realizada em Jauru. O evento reuniu milhares de fiéis, peregrinos e caravanas de diversas regiões do Brasil e da Itália.

“Mato Grosso ganha com esse reconhecimento. A região ganha e Jauru passa a ter uma referência importante para o país. É uma alegria ver esse acontecimento histórico acontecer em Mato Grosso”, afirmou.

Segundo o governador, além do significado para a comunidade católica, a beatificação também contribui para ampliar a visibilidade da região Oeste.

“A região tem vocação para isso. É uma região muito bonita, cheia de belezas naturais, próxima ao Pantanal. Tem vocação para o turismo e, por que não, para o turismo religioso. Isso vai depender muito dos interesses locais e da dedicação da própria região, mas o Estado tem interesse em apoiar as iniciativas dos municípios e de todas as igrejas, de modo geral”, destacou.

Leia Também:  Polícia Civil prende em flagrante três reeducandos por tráfico de drogas em Cuiabá

Para Otaviano Pivetta, a beatificação reconhece a trajetória de um religioso que dedicou a vida ao atendimento da população e deixou um legado que permanece vivo na região.

“É o reconhecimento de um mártir da Igreja Católica, de alguém que doou a própria vida para fazer o bem. Para nós, cristãos, é um momento muito importante. A Igreja tem critérios rigorosos para conceder esse reconhecimento e, para mim, é uma alegria e uma feliz coincidência que esse acontecimento histórico esteja acontecendo durante o meu mandato”, ressaltou o governador.

Durante mais de três décadas de atuação em Jauru, padre Nazareno se dedicou ao trabalho pastoral e a ações voltadas ao atendimento da população, tornando-se uma das principais referências religiosas da região.

Padre Nazareno Lanciotti
Nascido na Itália, padre Nazareno Lanciotti chegou ao Brasil na década de 1970 e se estabeleceu em Jauru, onde atuou por mais de 30 anos. Ao longo desse período, desenvolveu ações religiosas, sociais e comunitárias voltadas ao atendimento da população.

Em 2001, foi vítima de um atentado e morreu dias depois. O Vaticano reconheceu oficialmente seu martírio, abrindo caminho para a beatificação realizada neste sábado, em Jauru. A decisão o torna beato da Igreja Católica, etapa que antecede a canonização.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA