Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

SES realiza coleta de sangue, capacitação em atendimento à hanseníase e orientação de saúde bucal em Cáceres

As unidades especializadas da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) ofertam, entre esta terça-feira e quinta-feira (24 e 26.10), diversos atendimentos aos moradores de Cáceres por meio do projeto “Ir para Incluir”. Entre os serviços disponibilizados, estão coleta de sangue, capacitação em atendimento à hanseníase e orientação de saúde bucal à Pessoa com Deficiência (PCD).

Os serviços serão ofertados das 8h às 12h e das 13h às 17h no Centro de Especialidades Médicas (CEM), localizado na Avenida Getúlio Vargas, esquina com a Rua Nossa Senhora Aparecida, no bairro Santa Izabel. Para o atendimento, é necessário documento oficial com foto (RG ou CNH), CPF e Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Nossa proposta é levar os serviços da SES ao usuário do SUS que está na Baixada Cuiabana e no interior do Estado. Queremos inclui-lo e promover o acesso à nossa cartela de serviços especializados. Assim, fazemos um trabalho itinerante com eficiência e inclusão”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Leia Também:  Escola Técnica de Cáceres terá foco no fortalecimento das relações Brasil-Bolívia

Durante os três dias de atendimento, a carreta do MT Hemocentro estará estacionada nas proximidades do CEM. Na unidade móvel, será feita a coleta de sangue de doadores voluntários. O Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope) realizará a orientação e supervisão do atendimento odontológico às pessoas com deficiência previamente agendadas.

O Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac) ainda capacitará a equipe multiprofissional da Secretaria Municipal de Saúde de Cáceres para o diagnóstico, suspeição e sinais da hanseníase, inclusive com atendimento e avaliação dos usuários nas aulas práticas.

Conforme o secretário adjunto de Unidades Especializadas da SES, Luiz Antônio Ferreira, a expectativa é de que sejam atendidas mais de 200 pessoas durante os três dias de atendimento no município.

“Somente em 2023, percorremos sete municípios e atendemos cerca de 2,5 mil pessoas. Nossa proposta é ampliar esse número para incluir todos que precisam de atendimento especializado”, afirma o secretário.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cidades

“Beatificação do padre Nazareno torna região Oeste de MT referência religiosa no país”, afirma governador

O governador Otaviano Pivetta afirmou que a beatificação do padre Nazareno Lanciotti projeta Jauru e a região Oeste de Mato Grosso para o país, transformando o município em uma referência para o turismo religioso.

Otaviano participou, neste sábado (13.6), da cerimônia de beatificação realizada em Jauru. O evento reuniu milhares de fiéis, peregrinos e caravanas de diversas regiões do Brasil e da Itália.

“Mato Grosso ganha com esse reconhecimento. A região ganha e Jauru passa a ter uma referência importante para o país. É uma alegria ver esse acontecimento histórico acontecer em Mato Grosso”, afirmou.

Segundo o governador, além do significado para a comunidade católica, a beatificação também contribui para ampliar a visibilidade da região Oeste.

“A região tem vocação para isso. É uma região muito bonita, cheia de belezas naturais, próxima ao Pantanal. Tem vocação para o turismo e, por que não, para o turismo religioso. Isso vai depender muito dos interesses locais e da dedicação da própria região, mas o Estado tem interesse em apoiar as iniciativas dos municípios e de todas as igrejas, de modo geral”, destacou.

Leia Também:  Escola Técnica de Cáceres terá foco no fortalecimento das relações Brasil-Bolívia

Para Otaviano Pivetta, a beatificação reconhece a trajetória de um religioso que dedicou a vida ao atendimento da população e deixou um legado que permanece vivo na região.

“É o reconhecimento de um mártir da Igreja Católica, de alguém que doou a própria vida para fazer o bem. Para nós, cristãos, é um momento muito importante. A Igreja tem critérios rigorosos para conceder esse reconhecimento e, para mim, é uma alegria e uma feliz coincidência que esse acontecimento histórico esteja acontecendo durante o meu mandato”, ressaltou o governador.

Durante mais de três décadas de atuação em Jauru, padre Nazareno se dedicou ao trabalho pastoral e a ações voltadas ao atendimento da população, tornando-se uma das principais referências religiosas da região.

Padre Nazareno Lanciotti
Nascido na Itália, padre Nazareno Lanciotti chegou ao Brasil na década de 1970 e se estabeleceu em Jauru, onde atuou por mais de 30 anos. Ao longo desse período, desenvolveu ações religiosas, sociais e comunitárias voltadas ao atendimento da população.

Em 2001, foi vítima de um atentado e morreu dias depois. O Vaticano reconheceu oficialmente seu martírio, abrindo caminho para a beatificação realizada neste sábado, em Jauru. A decisão o torna beato da Igreja Católica, etapa que antecede a canonização.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA