Cidades
Seplag retoma projeto que auxiliaservidor no autocontrole do peso
A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Coordenadoria de Segurança e Saúde no Trabalho da Área Sistêmica (CSST), retoma nesta quinta e sexta-feira (27 e 28.01) o projeto “Pesagem Mensal”, que consiste em auxiliar os servidores da Seplag no automonitoramento do peso ao realizar, mensalmente, o exame de bioimpedância que mede, entre outras coisas, a quantidade de gordura corporal da pessoa.
A iniciativa faz parte do programa Ação Vida Saudável e também tem como objetivo incentivar os servidores a adotarem hábitos nutricionais mais saudáveis e a praticarem regularmente atividades físicas.
Além da Pesagem Mensal, o programa conta com outras ações voltadas para o cuidado com a saúde física e mental dos servidores, como as aulas de vôlei e futsal e as práticas online de mindfulness, treino funcional e ginástica laboral. Nos próximos meses o crossfuncional, que é uma atividade de condicionamento físico, também será integrado ao programa idealizado pela pasta.
“A gestão do governador Mauro Mendes tem um grande cuidado com a saúde dos nossos servidores, a valorização do servidor é algo muito sério para nós”, destacou o titular da Seplag, Basílio Bezerra.
De acordo com o educador físico da Seplag, Valdecarlos Santos, depois de realizar o exame, que além da gordura corporal ainda mede a massa magra e a quantidade de água no corpo, o servidor receberá seus resultados e os parâmetros para que também possa acompanhar a sua evolução no projeto, “incentivando o autocuidado”.
“A adoção de hábitos mais saudáveis também proporciona os chamados benefícios secundários como a diminuição da ansiedade e maior disposição para as atividades do trabalho e da casa, isso inclusive ajuda a evitar que os servidores se afastem do trabalho por questões relacionadas à transtornos mentais e comportamentais”, ressaltou o educador físico.
A pesagem ocorrerá sempre nas últimas quintas e sextas-feiras de cada mês, das 14h às 16h20, na sala da CSST/Seplag, próxima ao espaço de convivência da Controladoria Geral do Estado (CGE). Em razão da pandemia da Covid-19 e do surto de gripe, os servidores da pasta serão atendidos com horário marcado. A Coordenadoria ressalta que todas as medidas de biossegurança serão adotadas. Para participar do projeto, inscreva-se AQUI.
Mais informações pelos telefones: (65) 99222-9364 e (65) 3613- 3727 / 3722 / 3721.
(Supervisão de texto de Nayara Takahara)
Cidades
“Beatificação do padre Nazareno torna região Oeste de MT referência religiosa no país”, afirma governador

O governador Otaviano Pivetta afirmou que a beatificação do padre Nazareno Lanciotti projeta Jauru e a região Oeste de Mato Grosso para o país, transformando o município em uma referência para o turismo religioso.
Otaviano participou, neste sábado (13.6), da cerimônia de beatificação realizada em Jauru. O evento reuniu milhares de fiéis, peregrinos e caravanas de diversas regiões do Brasil e da Itália.
“Mato Grosso ganha com esse reconhecimento. A região ganha e Jauru passa a ter uma referência importante para o país. É uma alegria ver esse acontecimento histórico acontecer em Mato Grosso”, afirmou.
Segundo o governador, além do significado para a comunidade católica, a beatificação também contribui para ampliar a visibilidade da região Oeste.
“A região tem vocação para isso. É uma região muito bonita, cheia de belezas naturais, próxima ao Pantanal. Tem vocação para o turismo e, por que não, para o turismo religioso. Isso vai depender muito dos interesses locais e da dedicação da própria região, mas o Estado tem interesse em apoiar as iniciativas dos municípios e de todas as igrejas, de modo geral”, destacou.
Para Otaviano Pivetta, a beatificação reconhece a trajetória de um religioso que dedicou a vida ao atendimento da população e deixou um legado que permanece vivo na região.
“É o reconhecimento de um mártir da Igreja Católica, de alguém que doou a própria vida para fazer o bem. Para nós, cristãos, é um momento muito importante. A Igreja tem critérios rigorosos para conceder esse reconhecimento e, para mim, é uma alegria e uma feliz coincidência que esse acontecimento histórico esteja acontecendo durante o meu mandato”, ressaltou o governador.
Durante mais de três décadas de atuação em Jauru, padre Nazareno se dedicou ao trabalho pastoral e a ações voltadas ao atendimento da população, tornando-se uma das principais referências religiosas da região.
Padre Nazareno Lanciotti
Nascido na Itália, padre Nazareno Lanciotti chegou ao Brasil na década de 1970 e se estabeleceu em Jauru, onde atuou por mais de 30 anos. Ao longo desse período, desenvolveu ações religiosas, sociais e comunitárias voltadas ao atendimento da população.
Em 2001, foi vítima de um atentado e morreu dias depois. O Vaticano reconheceu oficialmente seu martírio, abrindo caminho para a beatificação realizada neste sábado, em Jauru. A decisão o torna beato da Igreja Católica, etapa que antecede a canonização.
-
Cidades6 dias atrásSanta Rita do Trivelato recebe empresa interessada em estudos sobre potencial de petróleo e gás natural
-
É Direito6 dias atrásJustiça determina reintegração de posse de área de 3,3 mil hectares em Santa Rita do Trivelato
-
Fatalidade6 dias atrásMorador de Sinop morre na guerra Rússia/Ucrânia; “Sinop também derruba drone, derrubei hoje, Lisboa”
-
Acidente6 dias atrásFerrari e Tesla batem durante corrida que aconteceu no Parque Novo Mato Grosso; VÍDEO
-
Justiça6 dias atrásTRE-MT reúne partidos, federações e advogados para debater propaganda, inteligência artificial e regras do processo eleitoral
-
Saúde6 dias atrásDoar sangue e salvar vidas: um gesto simples que transforma o mundo
-
É Direito6 dias atrásSaga Pantanal é condenada a pagar R$ 10 mil após Fiat Toro dar defeito com uma semana de uso
-
Cidades6 dias atrás“Beatificação do padre Nazareno torna região Oeste de MT referência religiosa no país”, afirma governador





