Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

Seminário debate políticas públicas para setor esportivo em Mato Grosso

Nos dias 23 e 24 de maio, em Cuiabá, o Seminário da Escola de Escola de Formação em Esporte e Lazer debate conteúdos que ajudarão no desenvolvimento e implantação de políticas públicas para o setor esportivo em Mato Grosso. O evento é uma iniciativa do programa de qualificação implantado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

“O Seminário representa o início operacional de um sonho, que é a escola de formação em esporte e lazer. E pela qualidade dos palestrantes e das discussões realizadas, essa etapa será um sucesso. Contamos com a participação dos gestores e agradecemos ao Governo do Estado por contribuir com o desenvolvimento e qualificação do nosso povo”, enfatiza o secretário da Secel, Jefferson Carvalho Neves.

Com a participação de gestores municipais, profissionais e pesquisadores, o encontro busca promover redes de colaboração e ações intersetoriais, aproximando demandas, proposições e práticas exitosas desenvolvidas no Estado e no país.

De acordo com o professor Riller Reverdito, que representa a Unemat na coordenação da Escola, é uma oportunidade para reunir gestores públicos e conectar as demandas dos municípios das diferentes regiões de Mato Grosso.

“Teremos a possibilidade de conhecer as demandas dos gestores municipais e, a partir dessas demandas, levar soluções pensando na gestão do esporte e lazer do nosso Estado. Nossa expectativa é que estejam presentes representantes dos 141 municípios”, informa Reverdito, que também coordena o Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Esporte e Exercício Físico (CIPEEF/Unemat).

Leia Também:  Trabalho presencial é suspenso em 3 comarcas de MT após casos de Covid-19 em servidores

O link para inscrição no Seminário foi enviado diretamente aos gestores municipais de Esporte e Lazer. Caso não tenha recebido, o gestor pode entrar em contato com equipe da Escola de Formação em Esporte e Lazer, pelo telefone +55 66 9699-8944 (Pablo Morais) ou e-mail: [email protected]

Programação

A programação inclui conferências e palestras sobre Esporte para Todos, políticas públicas do Governo Federal, indicadores e perspectivas da formação esportiva em Mato Grosso e gestão do esporte nos estados e municípios brasileiros. Haverá também mesas redondas para debater a excelência esportiva em Mato Grosso, o esporte nas várzeas e nas ruas, e os contextos sociológicos das políticas públicas do esporte e lazer.
As atividades serão conduzidas por gestores e especialistas na área, dentre os quais a diretora de Esporte Amador, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, Rejane Penna Rodrigues; o judoca e medalhista olímpico, Flávio Canto; o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec; e os secretários da Secel, Jefferson Carvalho Neves e David Moura.
Também participam dos debates os representantes do Instituto de Pesquisa de Inteligência Esportiva da Universidade Federal do Paraná (IPIE/UFPR), Fernando Mezzadri, Wanderley Marchi Júnior e Katia Marchi.
O Seminário terá início na terça-feira (23.05), com programação oficial a partir das 14h, que inclui conferências e mesa redonda. Pela manhã, ocorre uma reunião fechada entre representantes da Secel, do Ministério do Esporte, da Escola de Formação e secretários municipais de Esporte e Lazer.

Leia Também:  Incêndio destrói 1.100 rolos de algodão e causa prejuízo de R$ 17,6 milhões em Mato Grosso

Na quarta-feira (24.05), a agenda recomeça às 8h e prossegue até às 18h, com conferências, mesas redondas e palestras.

Toda a agenda será realizada no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. Confira a programação completa no site www.secel.mt.gov.br/eventos-esportivos

A Escola

A Escola de Formação em Esporte e Lazer é um programa de qualificação gratuito com atividades direcionadas a profissionais da área e gestores de municípios mato-grossenses. Sua implantação integra as metas e estratégias da Lei 11.551/2021, que dispõe sobre o Plano Estadual de Esporte e Lazer.

Criada em 2020 pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), a Escola garantiu cursos online no período da pandemia, durante a etapa preliminar. A partir de 2023, por meio de termo de fomento com a Fundação de Apoio ao Ensino Superior Estadual (Faespe/Unemat), a parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso possibilitou avanços para atender demandas por regiões do Estado.

O programa inclui seminários, cursos presenciais e à distância, disseminação de boas práticas e criação de uma rede de suporte em todo o estado. Dentre os objetivos estão ainda a realização de diagnóstico do esporte e lazer nos municípios e a democratização do acesso ao conhecimento produzido na área.

Apresentação do programa de formação a instituições

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cidades

“Beatificação do padre Nazareno torna região Oeste de MT referência religiosa no país”, afirma governador

O governador Otaviano Pivetta afirmou que a beatificação do padre Nazareno Lanciotti projeta Jauru e a região Oeste de Mato Grosso para o país, transformando o município em uma referência para o turismo religioso.

Otaviano participou, neste sábado (13.6), da cerimônia de beatificação realizada em Jauru. O evento reuniu milhares de fiéis, peregrinos e caravanas de diversas regiões do Brasil e da Itália.

“Mato Grosso ganha com esse reconhecimento. A região ganha e Jauru passa a ter uma referência importante para o país. É uma alegria ver esse acontecimento histórico acontecer em Mato Grosso”, afirmou.

Segundo o governador, além do significado para a comunidade católica, a beatificação também contribui para ampliar a visibilidade da região Oeste.

“A região tem vocação para isso. É uma região muito bonita, cheia de belezas naturais, próxima ao Pantanal. Tem vocação para o turismo e, por que não, para o turismo religioso. Isso vai depender muito dos interesses locais e da dedicação da própria região, mas o Estado tem interesse em apoiar as iniciativas dos municípios e de todas as igrejas, de modo geral”, destacou.

Leia Também:  Governo de Mato Grosso entrega armas e viaturas para a Polícia Militar

Para Otaviano Pivetta, a beatificação reconhece a trajetória de um religioso que dedicou a vida ao atendimento da população e deixou um legado que permanece vivo na região.

“É o reconhecimento de um mártir da Igreja Católica, de alguém que doou a própria vida para fazer o bem. Para nós, cristãos, é um momento muito importante. A Igreja tem critérios rigorosos para conceder esse reconhecimento e, para mim, é uma alegria e uma feliz coincidência que esse acontecimento histórico esteja acontecendo durante o meu mandato”, ressaltou o governador.

Durante mais de três décadas de atuação em Jauru, padre Nazareno se dedicou ao trabalho pastoral e a ações voltadas ao atendimento da população, tornando-se uma das principais referências religiosas da região.

Padre Nazareno Lanciotti
Nascido na Itália, padre Nazareno Lanciotti chegou ao Brasil na década de 1970 e se estabeleceu em Jauru, onde atuou por mais de 30 anos. Ao longo desse período, desenvolveu ações religiosas, sociais e comunitárias voltadas ao atendimento da população.

Em 2001, foi vítima de um atentado e morreu dias depois. O Vaticano reconheceu oficialmente seu martírio, abrindo caminho para a beatificação realizada neste sábado, em Jauru. A decisão o torna beato da Igreja Católica, etapa que antecede a canonização.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA