Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

Programas sociais idealizados pela primeira-dama de MT destinaram mais de R$ 2,8 milhões para Dom Aquino e Nova Xavantina

O Governo de Mato Grosso parabeniza nesta sexta-feira (14.04) o aniversário de Nova Xavantina e Dom Aquino. Durante a gestão do Governador Mauro Mendes, os municípios foram contemplados com diversas ações, totalizando um investimento de R$ 2.834.707,93 milhões para melhorar a qualidade de vida dos munícipes.

Entre as iniciativas que beneficiaram os municípios está o Programa SER Família, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, que consiste na distribuição de cartões que atenderão grupos específicos e também, famílias em vulnerabilidade social. O programa é executado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), através da secretaria adjunta de Programas e Projetos Especiais e Atenção à Família.

“Parabéns à população dos dois municípios que comemoram aniversário e são parceiros do governo do Estado, porque ninguém faz nada sozinho. As condições que temos para trabalhar as ações sociais hoje são possíveis porque este governo tem feito a tarefa de casa, tratando os recursos públicos com responsabilidade, e graças a esse compromisso que conseguimos idealizar e colocar os projetos sociais em prática. Sou honrada por poder trabalhar voluntariamente pelo nosso povo”, parabenizou a primeira-dama de MT, Virginia Mendes.

A secretária interina de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Grasielle Bugalho, destaca que o Governo de Mato Grosso, tem trabalhado cada vez mais para atender na área social, principalmente no período da Covid-19, com o SER Família Emergencial que atendeu a todos os 141 municípios.
“É com essa dedicação do governo nas ações integradas e da nossa primeira-dama Virginia Mendes, com a sua visão para o social com Programa o SER Família, que agora é lei. Queremos que as famílias em situação de extrema vulnerabilidade sejam atendidas pelo programa, que na verdade é uma continuidade das ações na assistência social em Mato Grosso”, disse a secretária Grasielle.

Nova Xavantina

Completando 78 anos, o município de Nova Xavantina (a 660 km de Cuiabá), está localizado no Vale do Araguaia e possui 21,2 mil habitantes. O município recebe outro investimento de destaque, o Programa SER Família Habitação, que contempla Nova Xavantina com a construção de 50 unidades habitacionais.

De acordo com o prefeito de Nova Xavantina, João Machado, mais conhecido como João Bang, a gestão do governador de Mato Grosso está fazendo a diferença para a população mato-grossense.

“Essa atenção dada pelo Governador Mauro Mendes fará diferença para àquelas famílias que tanto precisam de uma moradia digna, e estamos trabalhando com afinco para concretizar o sonho dessas famílias. O Governador Mauro Mendes está de parabéns, junto com a nossa primeira-dama Virginia Mendes, que tem dado uma atenção muito especial para Nova Xavantina na assistência social, atendendo todas as demandas do nosso município”, disse o prefeito.

João Machado ainda ressaltou que as pessoas em vulnerabilidade social agora podem contar com uma administração que os priorizam.

“Se os governos anteriores tivessem feito por Mato Grosso um por cento do que o nosso governador está fazendo, o estado seria outro com toda certeza. O Governador Mauro Mendes tem feito a grande diferença no estado, trabalhando com seriedade. Deixo os meus parabéns a ele e à primeira-dama Virginia, pelo seu olhar para o social”, ressaltou.

Durante a vigência do Programa SER Família Emergencial, entre 2021 e 2022, o Governo de Mato Grosso investiu mais de R$ 406 mil nas famílias vulneráveis no município.

Entre 2019 e 2022, o município de Nova Xavantina recebeu investimento de R$ 193.400,19 mil para o cofinanciamento da Assistência Social e para o Programa SER Família Aconchego R$ 46.664,28, na entrega de 1.444 cobertores. No mesmo período, o Programa SER Família Solidário entregou 4 mil cestas básicas e kits de limpeza e higiene, foram investidos R$ 346.251 mil.

Outras ações do Governo de Mato Grosso no município como o Ser Família Emergencial e filtros de barro, somam R$ 413.292,70. No total, a gestão estadual destinou R$ 999.608,17 à assistência social.

Dom Aquino

Já o município de Dom Aquino (a 172 km de Cuiabá), localizado no Vale do Rio São Lourenço, está completando 65 anos. Na área social, foram aplicados R$ 1.835.099,76 milhão, que possibilitou ao município atender as famílias em vulnerabilidade social.

Segundo o prefeito de Dom Aquino, Valdécio Luiz da Costa, o município sempre pode contar com o auxílio do Governo de Mato Grosso.

“Todas as vezes que pedimos ajuda ao Governador Mauro Mendes, fomos atendidos. É uma administração que está de parabéns porque socorre aqueles que mais necessitam. A população dom-aquinense agradece todo o trabalho feito, porque sabe que pode contar com o governador”, disse o prefeito Valdécio.

Para a primeira-dama do município, Gláucia Macedo, além do trabalho exercido com excelência por parte da administração estadual, o papel da primeira-dama Virginia Mendes foi essencial para que a área social pudesse atender tantas famílias.

“O trabalho dela é voluntário e de coração. Fica estampado em seu rosto o quanto ela gosta de ajudar as pessoas. As ações que ela interviu e que nos auxiliaram como na entrega de cestas básicas e o Programa SER Família Emergencial durante a pandemia foram de grande ajuda. Além dos cobertores que foram entregues e que auxiliaram a população na passagem de uma frente fria rigorosa. Então, tudo isso ficou marcado na memória de todos. Só temos a agradecer pelo trabalho desta gestão que ampara os que necessitam”, pontuou a primeira-dama Gláucia.

Durante a atual gestão do Estado de Mato Grosso, foram investidos R$ 1.279.500 milhão às famílias vulneráveis de Dom Aquino com o Programa SER Família Emergencial.

O cofinanciamento da Assistência Social, entre 2019 a 2022, o município de Dom Aquino recebeu investimento de R$ 180.839,70 mil e para o Programa SER Família Aconchego, na entrega de 1.938 cobertores foram R$ 62.309,26 mil. Outras ações do Governo de Mato Grosso no município como o SER Família Solidário na entrega de cestas básicas e kits de limpeza e higiene e filtros de barro, somam R$ 312.450,80.

Leia Também:  Alemanha é eliminada da Copa do Mundo na primeira fase

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cidades

“Beatificação do padre Nazareno torna região Oeste de MT referência religiosa no país”, afirma governador

O governador Otaviano Pivetta afirmou que a beatificação do padre Nazareno Lanciotti projeta Jauru e a região Oeste de Mato Grosso para o país, transformando o município em uma referência para o turismo religioso.

Otaviano participou, neste sábado (13.6), da cerimônia de beatificação realizada em Jauru. O evento reuniu milhares de fiéis, peregrinos e caravanas de diversas regiões do Brasil e da Itália.

“Mato Grosso ganha com esse reconhecimento. A região ganha e Jauru passa a ter uma referência importante para o país. É uma alegria ver esse acontecimento histórico acontecer em Mato Grosso”, afirmou.

Segundo o governador, além do significado para a comunidade católica, a beatificação também contribui para ampliar a visibilidade da região Oeste.

“A região tem vocação para isso. É uma região muito bonita, cheia de belezas naturais, próxima ao Pantanal. Tem vocação para o turismo e, por que não, para o turismo religioso. Isso vai depender muito dos interesses locais e da dedicação da própria região, mas o Estado tem interesse em apoiar as iniciativas dos municípios e de todas as igrejas, de modo geral”, destacou.

Leia Também:  10ª Vara Cível de Cuiabá programa expediente por teletrabalho na primeira semana de fevereiro

Para Otaviano Pivetta, a beatificação reconhece a trajetória de um religioso que dedicou a vida ao atendimento da população e deixou um legado que permanece vivo na região.

“É o reconhecimento de um mártir da Igreja Católica, de alguém que doou a própria vida para fazer o bem. Para nós, cristãos, é um momento muito importante. A Igreja tem critérios rigorosos para conceder esse reconhecimento e, para mim, é uma alegria e uma feliz coincidência que esse acontecimento histórico esteja acontecendo durante o meu mandato”, ressaltou o governador.

Durante mais de três décadas de atuação em Jauru, padre Nazareno se dedicou ao trabalho pastoral e a ações voltadas ao atendimento da população, tornando-se uma das principais referências religiosas da região.

Padre Nazareno Lanciotti
Nascido na Itália, padre Nazareno Lanciotti chegou ao Brasil na década de 1970 e se estabeleceu em Jauru, onde atuou por mais de 30 anos. Ao longo desse período, desenvolveu ações religiosas, sociais e comunitárias voltadas ao atendimento da população.

Em 2001, foi vítima de um atentado e morreu dias depois. O Vaticano reconheceu oficialmente seu martírio, abrindo caminho para a beatificação realizada neste sábado, em Jauru. A decisão o torna beato da Igreja Católica, etapa que antecede a canonização.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA