Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

Prefeito de Lucas do Rio Verde: “Governo tomou decisão corajosa e arrojada ao assumir a BR-163; vai salvar vidas”

A iniciativa do Governo de Mato Grosso de assumir, por meio da MT Participações e Projetos (MT Par), o controle acionário da Concessionária Rota do Oeste, e investir cerca de R$ 1,2 bilhão para a duplicação da BR-163, foi destacada por prefeitos de municípios que margeiam a rodovia. 

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, ressaltou a confiança dos prefeitos na gestão estadual e parabenizou o Governo de Mato Grosso pela iniciativa, a qual considerou “corajosa”. 

“Este é mais um grande passo do Governo do Estado, uma decisão corajosa e arrojada de tomar para si essa responsabilidade, a qual temos a certeza de que, nas mãos do governador Mauro Mendes e do vice-governador Otaviano Pivetta, esse projeto vai ser executado com êxito e em tempo recorde”, disse.

Roberto Dorner, prefeito de Sinop, e presidente da Comissão BR-163, afirma que a obra de duplicação da estrada é um dos maiores clamores da população.

“Com a iniciativa em assumir a sua concessão, o governo estadual resolverá um anseio que nos assola há muitos anos e traz prejuízos enormes para os municípios, principalmente aos do eixo, já que inúmeras vidas são perdidas naquele trecho”, pontuou. 

Nesta semana, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Concessionária Rota do Oeste assinaram o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), dando início ao processo de transferência de concessão da BR-163 à MT Par. 

Leia Também:  Governo lança edital para fomentar a pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação nas escolas públicas

O governador Mauro Mendes ressaltou que a BR-163 é motivo de preocupação e atenção do governo estadual, que há anos busca uma solução para os entraves envolvendo a rodovia. Isso porque, além de desempenhar um papel expressivo na economia estadual e do país, sendo um importante corredor logístico e o principal meio de escoamento da produção agrícola da Região Centro-Oeste, a BR-163 também é a principal via de trânsito de cerca de 50% da população mato-grossense. 

Assinatura de TAC reuniu prefeitos, senadores, deputados estaduais e autoridades federais em Mato Grosso | Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

“Muito mais do que fazer um negócio para o Estado de Mato Grosso, estamos fazendo uma ação para a vida dos mato-grossenses e a qualidade de vida da população”, destacou o governador.

A proposta do Governo de Mato Grosso é acelerar as obras de duplicação do trecho Norte da BR-163, que poderão iniciar já no primeiro semestre de 2023, caso a MT Par assuma a concessão da rodovia. Para isso, o Estado ainda depende da renegociação de dívidas de financiamento contraídas para a primeira fase da duplicação, que são absorvidas com a troca do controle acionário. Após, a previsão é que seja investido R$ 1,2 bilhão de recursos próprios para a continuação da obra.

Leia Também:  Contas do Governo de MT têm parecer prévio favorável aprovado no TCE; solidez fiscal e eficiência são destaques

Para o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, representante do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental do Alto do Rio Teles Pires, a decisão do governo estadual é histórica. 

“Sempre acreditamos que o Governo de Mato Grosso ajudaria a resolver a situação, e desde o início avalizamos essa ação, que é histórica. Agora, estamos prestes a colher os frutos disto. É um sonho que está sendo realizado”, manifestou.

O prefeito de Nova Mutum, Leandro Felix, também reforçou a importância da assinatura do TAC, principalmente para a segurança dos moradores locais. 

“Ficamos muito satisfeitos com essa ação diversificada do Governo do Estado, porque só quem percorre aquele caminho todos os dias e presencia tantos acidentes sabe a dificuldade que passamos, principalmente ao absorvê-los em nosso hospital. Agora surge a esperança de que essas obras serão concretizadas, e de que, no máximo em 8 anos, teremos a nossa rodovia duplicada e revitalizada”, afirmou.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cidades

“Beatificação do padre Nazareno torna região Oeste de MT referência religiosa no país”, afirma governador

O governador Otaviano Pivetta afirmou que a beatificação do padre Nazareno Lanciotti projeta Jauru e a região Oeste de Mato Grosso para o país, transformando o município em uma referência para o turismo religioso.

Otaviano participou, neste sábado (13.6), da cerimônia de beatificação realizada em Jauru. O evento reuniu milhares de fiéis, peregrinos e caravanas de diversas regiões do Brasil e da Itália.

“Mato Grosso ganha com esse reconhecimento. A região ganha e Jauru passa a ter uma referência importante para o país. É uma alegria ver esse acontecimento histórico acontecer em Mato Grosso”, afirmou.

Segundo o governador, além do significado para a comunidade católica, a beatificação também contribui para ampliar a visibilidade da região Oeste.

“A região tem vocação para isso. É uma região muito bonita, cheia de belezas naturais, próxima ao Pantanal. Tem vocação para o turismo e, por que não, para o turismo religioso. Isso vai depender muito dos interesses locais e da dedicação da própria região, mas o Estado tem interesse em apoiar as iniciativas dos municípios e de todas as igrejas, de modo geral”, destacou.

Leia Também:  Leilão da Sesp oferece 31 veículos e dezenas de sucatas com lances a partir de R$ 200

Para Otaviano Pivetta, a beatificação reconhece a trajetória de um religioso que dedicou a vida ao atendimento da população e deixou um legado que permanece vivo na região.

“É o reconhecimento de um mártir da Igreja Católica, de alguém que doou a própria vida para fazer o bem. Para nós, cristãos, é um momento muito importante. A Igreja tem critérios rigorosos para conceder esse reconhecimento e, para mim, é uma alegria e uma feliz coincidência que esse acontecimento histórico esteja acontecendo durante o meu mandato”, ressaltou o governador.

Durante mais de três décadas de atuação em Jauru, padre Nazareno se dedicou ao trabalho pastoral e a ações voltadas ao atendimento da população, tornando-se uma das principais referências religiosas da região.

Padre Nazareno Lanciotti
Nascido na Itália, padre Nazareno Lanciotti chegou ao Brasil na década de 1970 e se estabeleceu em Jauru, onde atuou por mais de 30 anos. Ao longo desse período, desenvolveu ações religiosas, sociais e comunitárias voltadas ao atendimento da população.

Em 2001, foi vítima de um atentado e morreu dias depois. O Vaticano reconheceu oficialmente seu martírio, abrindo caminho para a beatificação realizada neste sábado, em Jauru. A decisão o torna beato da Igreja Católica, etapa que antecede a canonização.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA