Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

Investimento de R$ 317 milhões traz melhorias para saúde, mobilidade urbana e turismo

Com um investimento superior a R$ 317 milhões, o Governo de Mato Grosso realiza quatro de obras que vão trazer mais qualidade de vida para a população de Cuiabá e região. São obras que vão trazer melhorias para a mobilidade urbana, para a saúde e também para potencializar o turismo no Estado.

As quatro obras estão localizadas na região da saída de Cuiabá, até o município vizinho de Santo Antônio do Leverger. Elas foram vistoriadas nesta terça-feira (19.09) pelo governador Mauro Mendes, que as classificou como “obras estruturantes”.

A primeira parada foi na nova ponte sobre o Rio Cuiabá, construída entre os bairros Parque Atalaia, na capital, e Parque do Lago em Várzea Grande. A estrutura da ponte, com 390 metros de extensão, já está pronta. No momento, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) trabalha na construção dos acessos, dos dois lados, em um total de 3,29 quilômetros.

“Quando nós iniciamos o governo em 2019, havia apenas os pilares da ponte fixados. Não havia nenhum projeto para os acessos. Essa é uma região com um solo muito ruim e muito acidentado, uma região de alagamentos, é preciso fazer muitos aterros. Foi necessário um grande trabalho, cuidar das desapropriações para que a obra pudesse sair”, afirmou o governador Mauro Mendes.

A ponte foi orçada em R$ 40,4 milhões, enquanto o valor da ligação para a ponte está em R$ 30 milhões. O secretário de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira, lembra que essa obra vai representar um ganho de mobilidade muito grande para a população de toda a região do Parque Cuiabá, assim como do Parque do Lago e do Cristo Rei, em Várzea Grande, regiões que concentram 70 mil habitantes.

“É uma ligação importante, que vai ajudar a desafogar o trânsito na Palmiro Paes de Barros, assim como na Avenida Fernando Corrêa, Beira-Rio e na ponte Sérgio Motta. Uma obra que cumpre o principal objetivo de um Governo, que é dar qualidade de vida para a população”, afirmou.

Leia Também:  Municípios de Ponte Branca, Araguainha e São José do Povo recebem Mutirão da Cidadania nesta semana

No lado cuiabano, o acesso é construído a partir da extensão da Avenida P, principal via do Parque Atalaia. No lado várzea-grandense, a ponte chegará até a Avenida São Gonçalo, possibilitando acessos tanto até a Alameda Júlio Müller, quanto a Avenida 31 de Março.

Hospital Universitário

Com 47% de sua estrutura física construída, o Novo Hospital Universitário será o maior de Mato Grosso em área construída. São 58,3 mil metros quadrados com oito blocos, 228 leitos de internação, 68 de repouso e 63 de UTI, sendo 18 pediátricos e 25 neonatais. Também serão construídos 12 centros cirúrgicos, 85 consultórios, 45 salas de exame e 21 salas para banco de sangue e triagem.

“Essa obra estava parada desde 2013. Alguns engenheiros de plantão chegaram a falar que a estrutura estava condenada, porque o solo estava submerso, em um terreno alagadiço. Nós fomos atrás das soluções possíveis e hoje essa obra está aí, vai ser entregue no fim do ano que vem e servir a população”.

As obras do novo hospital começaram em 2012, mas o contrato foi rescindido em 2014 devido ao não cumprimento do cronograma – à época apenas 9% do total previsto estava executado. A nova licitação foi realizada em maio de 2020, e, após a elaboração dos projetos executivos, as obras começaram em novembro de 2021, com previsão de três anos de execução.

O investimento é de R$ 221,1 milhões, com participação de R$ 109 milhões do Governo Federal. Após a conclusão da obra, a estrutura será administrada pela Universidade Federal de Mato Grosso e vai servir tanto ao atendimento de especialidades de saúde, quanto para a formação de novos profissionais no Estado.

Orla de Santo Antônio

Por fim, o governador vistoriou as obras da Orla de Santo Antônio de Leverger, um investimento de R$ 9,9 milhões realizado em uma parceria da Sinfra-MT com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT).

Leia Também:  Gefron apreende carga de pasta base de cocaína avaliada em R$ 3,2 milhões

A orla é construída na região da praia de Santo Antônio, um projeto para garantir a requalificação urbana do espaço, interligando uma infraestrutura adequada à beleza do rio. No momento, em torno de 15% da obra está executada. Segundo o governador, esse será um espaço que vai garantir qualidade de vida para a população e potencializar o turismo.

Serão 12,8 mil m² de área construída, com calçadão, dois bares, playground coberto, iluminação e ambientes de convivência. Serão 182 vagas de estacionamento.

A prefeita de Santo Antônio do Leverger, Francieli Magalhães, afirmou que a obra será um grande avanço para o município. “Vai ser um grande espaço de convivência, poderemos fazer nosso carnaval aqui, os turistas poderão ver nossas belezas. Temos muitas obras realizadas em Santo Antônio, fruto de um governo que contempla o município”, disse.

MT-040

O governador aproveitou para vistoriar as obras de restauração da MT-040, entre Cuiabá e Santo Antônio do Leverger. O Estado investe R$ 10,4 milhões no asfalto novo, para garantir mais segurança no trânsito entre as cidades vizinhas. O trecho recuperado tem 17,9 km de extensão. O mesmo trecho também recebeu um investimento de R$ 5,5 milhões para ser totalmente iluminado com luminárias de LED.

Também estiveram presentes os deputados estaduais Max Russi, Dilmar Dal Bosco, Júlio Campos e Eduardo Botelho; os secretários, chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, de Ciência e Tecnologia, Allan Kardec, Assistência Social e Cidadania, Grasielle Bugalho, de Saúde, Gilberto Figueiredo, de Cultura, Esporte e Lazer, Jefferson Neves, de Comunicação, Laice Souza, a prefeita de Santo Antônio, Francieli Magalhães, os vereadores de Cuiabá, Michelly Figueiredo, Dilemário Alencar e Fellipe Corrêa, presidente da MT Gás, Aécio Rodrigues, da Intermat, Francisco Serafim e o reitor da UFMT, Evandro Aparecido Soares da Silva.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cidades

“Beatificação do padre Nazareno torna região Oeste de MT referência religiosa no país”, afirma governador

O governador Otaviano Pivetta afirmou que a beatificação do padre Nazareno Lanciotti projeta Jauru e a região Oeste de Mato Grosso para o país, transformando o município em uma referência para o turismo religioso.

Otaviano participou, neste sábado (13.6), da cerimônia de beatificação realizada em Jauru. O evento reuniu milhares de fiéis, peregrinos e caravanas de diversas regiões do Brasil e da Itália.

“Mato Grosso ganha com esse reconhecimento. A região ganha e Jauru passa a ter uma referência importante para o país. É uma alegria ver esse acontecimento histórico acontecer em Mato Grosso”, afirmou.

Segundo o governador, além do significado para a comunidade católica, a beatificação também contribui para ampliar a visibilidade da região Oeste.

“A região tem vocação para isso. É uma região muito bonita, cheia de belezas naturais, próxima ao Pantanal. Tem vocação para o turismo e, por que não, para o turismo religioso. Isso vai depender muito dos interesses locais e da dedicação da própria região, mas o Estado tem interesse em apoiar as iniciativas dos municípios e de todas as igrejas, de modo geral”, destacou.

Leia Também:  Municípios de Ponte Branca, Araguainha e São José do Povo recebem Mutirão da Cidadania nesta semana

Para Otaviano Pivetta, a beatificação reconhece a trajetória de um religioso que dedicou a vida ao atendimento da população e deixou um legado que permanece vivo na região.

“É o reconhecimento de um mártir da Igreja Católica, de alguém que doou a própria vida para fazer o bem. Para nós, cristãos, é um momento muito importante. A Igreja tem critérios rigorosos para conceder esse reconhecimento e, para mim, é uma alegria e uma feliz coincidência que esse acontecimento histórico esteja acontecendo durante o meu mandato”, ressaltou o governador.

Durante mais de três décadas de atuação em Jauru, padre Nazareno se dedicou ao trabalho pastoral e a ações voltadas ao atendimento da população, tornando-se uma das principais referências religiosas da região.

Padre Nazareno Lanciotti
Nascido na Itália, padre Nazareno Lanciotti chegou ao Brasil na década de 1970 e se estabeleceu em Jauru, onde atuou por mais de 30 anos. Ao longo desse período, desenvolveu ações religiosas, sociais e comunitárias voltadas ao atendimento da população.

Em 2001, foi vítima de um atentado e morreu dias depois. O Vaticano reconheceu oficialmente seu martírio, abrindo caminho para a beatificação realizada neste sábado, em Jauru. A decisão o torna beato da Igreja Católica, etapa que antecede a canonização.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA