Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

Grupo chinês avalia instalação de indústria de pneus para veículos pesados em MT

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, recebeu, nesta segunda-feira (23.10), um grupo de empresários chineses interessados em iniciar operações em Mato Grosso. A comitiva representa a Haian Group, terceira maior produtora de pneus para veículos pesados de mineração e construção civil do mundo. Atualmente, o grupo prospecta negócios para expansão global de suas atividades.

“Mato Grosso tem o maior crescimento econômico e a melhor gestão fiscal do país. Nosso objetivo é apresentar esses dados aos potenciais investidores, buscar conversas e soluções para abrir portas aos investimentos. O Estado é a maior potência agrícola do país e queremos, também, ser a maior potência industrial. Mato Grosso, com a construção da ZPE, reafirma seu lugar na indústria”, destacou o secretário César Miranda.

De acordo com o CEO das operações brasileiras, Gabriel Yanan Zheng, a empresa está buscando um local para iniciar as operações no Brasil e, para isso, considera características como mercados inteligentes e os incentivos fiscais.

“Vamos abrir três filiais no próximo ano. Será uma no Brasil, uma no Chile e outra no México ou Peru. Aqui em Mato Grosso já temos clientes em Poconé e sabemos que o Estado tem futuro no minério. Por isso, nossa avaliação é positiva. Vemos muitas possibilidades em Mato Grosso” manifestou o CEO.

Leia Também:  Polícia Penal prende 19 mulheres e impede entrada de mais de 5 quilos de droga na PCE

Conforme o empresário, a intenção do grupo é a abertura de uma filial de armazenagem em 2024, para atender a carteira de clientes brasileiros, e uma fábrica em 2025, para exportação e comercialização nacional, com previsão de gerar pelo menos 500 empregos diretos. Se instalada em Mato Grosso, esta será a primeira fábrica do segmento no Estado.

Acompanharam a reunião com os empresários os secretários adjuntos de Agronegócios e Investimentos, Anderson Lombardi, e de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Paulo Leite.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

Cidades

Vereador apresenta projeto para proibir competições de “Farmar Aura” em espaços públicos

Foi lido oficialmente durante a 69ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Cáceres, realizada nesta segunda-feira (3), o Projeto de Lei nº 01/2026, de autoria do vice-presidente da Casa, vereador Isaías Bezerra (Republicanos). A proposta pretende proibir a realização de campeonatos, disputas e eventos competitivos da prática conhecida como “aura farming” (“farmar aura”) em praças, parques, ginásios e demais espaços públicos do município.

Segundo o texto, a restrição tem como foco principal eventos que envolvam a participação, a presença ou a exposição de crianças e adolescentes.

De acordo com o projeto, considera-se “aura farming” a prática popularizada nas redes sociais em que pessoas realizam poses, gestos ou atitudes encenadas para ganhar prestígio e repercussão na internet, especialmente quando organizadas em formato de competição.

A proposta também proíbe a concessão de alvarás, autorizações, patrocínios e a cessão de espaços públicos para esse tipo de evento. No entanto, o projeto deixa claro que a vedação não se aplica a manifestações culturais, religiosas, artísticas ou esportivas tradicionais, nem a condutas individuais espontâneas que não tenham caráter competitivo.

Leia Também:  Prefeitura de Lucas do Rio Verde (MT) abre processo seletivo

Penalidades

Caso a lei seja aprovada, os organizadores que descumprirem as regras poderão sofrer penalidades que incluem desde advertência por escrito, multa de 10 Unidades Fiscais de Cáceres (UFICs/MT) cerca R$ 717,20, dobrada em caso de reincidência ou quando houver envolvimento de menores. Além da possível suspensão ou cassação do alvará de funcionamento de estabelecimentos envolvidos.

O projeto também determina que, sempre que forem constatadas crianças ou adolescentes em eventos proibidos, os órgãos de fiscalização comuniquem imediatamente o Conselho Tutelar e o Ministério Público de Mato Grosso (MPE) para adoção das medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Incentivo a atividades educativas

Como alternativa, a proposta autoriza o Poder Executivo a desenvolver campanhas de conscientização sobre os riscos de modismos virais e a ampliar projetos voltados ao contraturno escolar.

Entre as ações previstas estão a expansão de escolinhas esportivas nos bairros, oficinas de música, dança e teatro com valorização da cultura pantaneira, além de cursos de tecnologia e qualificação profissional.

Na justificativa do projeto, Isaías Bezerra cita um episódio ocorrido em Cuiabá, onde um encontro relacionado à prática foi proibido administrativamente no Parque das Águas. Segundo o parlamentar, a intenção é fazer de Cáceres um dos primeiros municípios a estabelecer uma legislação específica sobre o tema.

Leia Também:  Vereador assume prefeitura após cassação de prefeito

Após a leitura em plenário, o Projeto de Lei nº 01/2026 segue para análise das comissões permanentes da Câmara antes de ser votado pelos vereadores.

O que é “aura farming”?

O termo “aura farming” ganhou popularidade nas redes sociais e refere-se à prática de realizar ações, poses, desafios ou comportamentos com o objetivo de ganhar popularidade, admiração ou repercussão na internet. Em alguns locais, essas práticas passaram a ser organizadas em disputas e competições, especialmente entre jovens, com gravações para plataformas digitais. O projeto de lei não proíbe a prática individual, mas busca impedir a realização de eventos competitivos em espaços públicos municipais, sobretudo quando envolvam crianças e adolescentes.

Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA