Cidades
Vereador assume prefeitura após cassação de prefeito
O presidente da Câmara Municipal de Alta Floresta, Francisco Ailton dos Santos (Republicanos), assumirá interinamente a prefeitura do município após a cassação do mandato do prefeito Chico Gamba (União). A decisão da Justiça Eleitoral, anunciada nesta sexta-feira (28), determinou a saída do gestor e de seu vice, Robson Quintino, por suposta fraude na campanha eleitoral do ano passado.
Francisco Ailton, natural de Brejo Santo (CE), foi reeleito vereador no ano passado com 858 votos, mais que o dobro dos 387 votos obtidos em 2020. De origem humilde, ex-ambulante e com ensino médio completo, o parlamentar se prepara para assumir o comando do Executivo municipal em um mandato interino até que o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) realize eleições suplementares para definir um novo prefeito e vice.
Apesar de não pertencer ao mesmo grupo político de Chico Gamba, Francisco conquistou a presidência do Legislativo com chapa única, graças à articulação do Republicanos, partido que garantiu quatro dos 15 assentos na Câmara de Vereadores.
Com cerca de 61 mil habitantes, Alta Floresta é um dos principais municípios do Nortão mato-grossense. Caso Chico Gamba consiga reverter a decisão judicial, Francisco Ailton permanecerá no cargo apenas temporariamente. O cenário político agora depende dos desdobramentos jurídicos e da definição do TRE-MT sobre a nova eleição.
Cidades
Do agro ao petróleo: empresa arremata bloco de exploração em Nova Mutum

Uma empresa arrematou um bloco de exploração de petróleo e gás em Nova Mutum (MT) e iniciou os preparativos para testes em campo. A previsão é realizar cerca de 500 coletas de amostras entre junho e julho, como parte da fase inicial de análise do potencial da área.
O prefeito Leandro Félix informou que se reuniu nesta terça-feira (14) com representantes da Dillianz Petro, responsável pelo bloco, para alinhar os próximos passos do projeto.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o gestor destacou que a iniciativa faz parte de um planejamento estratégico de crescimento do município. “É um momento muito importante para Nova Mutum. Estamos vivendo um planejamento bem definido de desenvolvimento e queremos avançar com esse projeto”, afirmou.
De acordo com a empresa, as coletas devem ocorrer em diferentes áreas do município, incluindo propriedades rurais. Por isso, a orientação é que produtores e proprietários estejam atentos à passagem das equipes nos próximos meses.
“Entre junho e julho, as equipes estarão em campo para realizar as coletas. É uma etapa fundamental para entender o potencial da região”, explicou o prefeito.
Ainda segundo a gestão municipal, o projeto pode representar uma mudança no perfil econômico da cidade, tradicionalmente baseada no agronegócio. A expectativa é que a possível exploração de petróleo e gás atraia investimentos, gere empregos e abra novas oportunidades.
Apesar do avanço, esta fase ainda é inicial e voltada à coleta de dados técnicos. A exploração comercial dependerá dos resultados das análises e do cumprimento das etapas de licenciamento ambiental e viabilidade econômica. Veja abaixo o vídeo divulgado pelo prefeito:
-
Polícia4 dias atrásHomem mata a mulher, usa o celular dela para pedir dinheiro à família da vítima e vai a bar beber, diz polícia
-
Cidades2 dias atrásMato Grosso deixa de destruir maquinários apreendidos e passa a destiná-los aos municípios
-
Esportes2 dias atrásLula revela consulta de Ancelotti: ‘Você acha que o Neymar deve ser convocado?’
-
É Direito4 dias atrásGilmar Mendes nega recurso e mantém pena de 22 anos a PM por assassinato a tiros em bar
-
Esportes2 dias atrásBMX de Nova Mutum realiza entrega oficial de bicicletas adquiridas através de recursos do MPMT
-
Golpe2 dias atrásMulher cai em golpe de cobrança de pedágio e perde R$ 77
-
Polícia4 dias atrásPM prende traficante e apreende drogas na casinha do cachorro
-
Mundo4 dias atrásTrump dá início ao bloqueio no Estreio de Ormuz e diz que vai “eliminar” qualquer navio que tentar passar





