Cidades
Governo de MT investiu mais de R$ 440 milhões em Rondonópolis
Mais de R$ 440 milhões foram destinados pelo Governo de Mato Grosso a obras de infraestrutura e melhorias na saúde, educação, segurança pública e ações sociais no município de Rondonópolis (212 km de Cuiabá), ao longo dos últimos quatro anos de gestão.
Somente na área de infraestrutura foram mais de R$ 320 milhões em obras de asfaltamento em rodovias, como nas estaduais MT-471, MT-483, MT-270 e MT-459, além de convênios com o município para revitalização de praças, implantação de iluminação em campos de futebol, e cessão de máquinas.
“Estamos realizando uma série de investimentos em Rondonópolis, levando o asfalto até importantes comunidades no entorno da cidade, restaurando o asfalto do Distrito Industrial. Também inauguramos a W11, que era uma obra aguardada, um novo caminho ligando a cidade até a BR-364”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira.
Dentre as principais obras do Estado está o asfaltamento de trecho da BR-364 que dá acesso às avenidas W11 e W14, com investimento de R$ 18,8 milhões. Também foi construída ponte de concreto sobre o Rio Vermelho na Avenida W11, com investimento estadual de R$ 11,7 milhões.

Por meio de convênio, o Governo, em parceria com o Município, também faz a recuperação e o asfaltamento de diversos trechos no Distrito Industrial – obra que recebe, apenas do Estado, o investimento de R$ 50 milhões.
Saúde e educação
Pastas prioritárias na gestão do governador Mauro Mendes, a Saúde de Rondonópolis recebeu R$ 14,4 milhões em investimentos ao longo da gestão. Os valores foram destinados por meio da entrega de seis ambulâncias, das quais quatro são frutos de emendas parlamentares, além de reformas, adequações e compra de equipamentos para o Hospital Regional de Rondonópolis.
O Estado também destinou recursos por meio de convênios, para a realização de exames de alta complexidade e cirurgias eletivas.
Já na área da Educação foram destinados R$ 73 milhões em investimentos que perfazem a entrega de novos mobiliários, aparelhos de ar condicionado e reformas gerais e ampliação de unidades escolares. Também foram entregues dois ônibus escolares, 80 chromebooks e mais de 230 smart tvs para atender a rede estadual.

“O Governo do Estado tem investido para garantir uma melhor infraestrutura e mais segurança para os nossos alunos. Estamos climatizando todas as escolas, que também estão passando por manutenção preventiva e corretiva em sua fachada, já entregamos as Escolas Estaduais Marechal Dutra, e a Militar Tiradentes, estamos reformando a escola Adolfo Augusto de Moraes e fazendo parceria para a construção de uma escola no Residencial Mathias Neves, e temos investido como um todo: retomamos obras paralisadas, investimos em mais tecnologia e entregamos ônibus para o suporte no transporte escolar”, afirmou o secretário de Educação, Alan Porto.
Durante a pandemia da covid-19, o Estado também destinou R$ 4 milhões para auxiliar professores a comprarem computadores para o ensino virtual. Ainda, foi investido mais de R$ 1,4 milhão como auxílio para custeamento de internet.
Também está em andamento no município a construção do Centro de Inovação de Rondonópolis, fruto de parceria com o senador Wellington Fagundes e a Prefeitura Municipal. O espaço, que já está na fase de construção, está localizado próximo à Universidade Federal de Rondonópolis.
Social
As ações sociais do Governo de Mato Grosso no município de Rondonópolis somaram mais de R$ 9 milhões em investimentos, dentre eles o benefício do programa Ser Família Emergencial, idealizado pela primeira-dama do Estado, Virgínia Mendes. O objetivo é garantir a segurança alimentar dos mais vulneráveis, por meio de transferência de renda. Mais de 4 mil famílias foram contempladas no município.
Outras ações envolvem a entrega de mais de 14 mil cestas básicas, 9,5 mil cobertores, 450 filtros de barro, além de convênios para auxílio à instituição filantrópica Casa do Adolescente Sagrada Família, bem como entrega de equipamentos para o Centro de Reabilitação Louis Braille.
Rondonópolis também contou com a oferta de cursos de qualificação e aprendizagem, o que, para a primeira-dama, representa um dos principais investimentos do Governo.

“As ações do Governo do Estado estão acontecendo graças ao compromisso que o governador tem com os moradores de Rondonópolis e com todos os outros municípios. Fico feliz por ver os projetos que idealizamos sendo aplicados. Além dos programas sociais Ser Família Emergencial, Aconchego e Ser Família Solidário, conseguimos colocar em prática a qualificação profissional, e acredito que esse seja o maior investimento. Precisamos garantir a independência financeira da população, porque isso significa dignidade”, observou Virginia Mendes.
Segurança Pública
Outra área priorizada pelo Governo de Mato Grosso foi a Segurança Pública, que recebeu, apenas da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), R$ 14,6 milhões ao longo dos quatro anos. Os valores foram empregados na construção do novo raio da Penitenciária Major Elder de Sá (Mata Grande), que está em andamento, reforma das celas e construção de salas de aula na Cadeia Pública Feminina, e para a compra de rádios digitais.
O município também recebeu uma nova viatura auto tanque, para o Corpo de Bombeiros, uma nova viatura furgão para o transporte de presos, e investimentos para reforma do 2º Batalhão da Polícia Militar e compra de acessórios.
Mais investimentos
Mais de R$ 1,3 milhão foi destinado para diversos projetos esportivos e culturais no município, além de incentivo a empreendimentos criativos. Pequenos agricultores da cidade também foram beneficiados com a cessão de um trator agrícola, uma carreta basculante e 300 toneladas de calcário. Já os pequenos, micros e médios empresários conseguiram a liberação de mais de R$ 3 milhões em créditos, via agência de fomento do Estado, a Desenvolve MT.
Fonte: GOV MT
Cidades
“Beatificação do padre Nazareno torna região Oeste de MT referência religiosa no país”, afirma governador

O governador Otaviano Pivetta afirmou que a beatificação do padre Nazareno Lanciotti projeta Jauru e a região Oeste de Mato Grosso para o país, transformando o município em uma referência para o turismo religioso.
Otaviano participou, neste sábado (13.6), da cerimônia de beatificação realizada em Jauru. O evento reuniu milhares de fiéis, peregrinos e caravanas de diversas regiões do Brasil e da Itália.
“Mato Grosso ganha com esse reconhecimento. A região ganha e Jauru passa a ter uma referência importante para o país. É uma alegria ver esse acontecimento histórico acontecer em Mato Grosso”, afirmou.
Segundo o governador, além do significado para a comunidade católica, a beatificação também contribui para ampliar a visibilidade da região Oeste.
“A região tem vocação para isso. É uma região muito bonita, cheia de belezas naturais, próxima ao Pantanal. Tem vocação para o turismo e, por que não, para o turismo religioso. Isso vai depender muito dos interesses locais e da dedicação da própria região, mas o Estado tem interesse em apoiar as iniciativas dos municípios e de todas as igrejas, de modo geral”, destacou.
Para Otaviano Pivetta, a beatificação reconhece a trajetória de um religioso que dedicou a vida ao atendimento da população e deixou um legado que permanece vivo na região.
“É o reconhecimento de um mártir da Igreja Católica, de alguém que doou a própria vida para fazer o bem. Para nós, cristãos, é um momento muito importante. A Igreja tem critérios rigorosos para conceder esse reconhecimento e, para mim, é uma alegria e uma feliz coincidência que esse acontecimento histórico esteja acontecendo durante o meu mandato”, ressaltou o governador.
Durante mais de três décadas de atuação em Jauru, padre Nazareno se dedicou ao trabalho pastoral e a ações voltadas ao atendimento da população, tornando-se uma das principais referências religiosas da região.
Padre Nazareno Lanciotti
Nascido na Itália, padre Nazareno Lanciotti chegou ao Brasil na década de 1970 e se estabeleceu em Jauru, onde atuou por mais de 30 anos. Ao longo desse período, desenvolveu ações religiosas, sociais e comunitárias voltadas ao atendimento da população.
Em 2001, foi vítima de um atentado e morreu dias depois. O Vaticano reconheceu oficialmente seu martírio, abrindo caminho para a beatificação realizada neste sábado, em Jauru. A decisão o torna beato da Igreja Católica, etapa que antecede a canonização.
-
Cidades4 dias atrásSanta Rita do Trivelato recebe empresa interessada em estudos sobre potencial de petróleo e gás natural
-
É Direito4 dias atrásJustiça determina reintegração de posse de área de 3,3 mil hectares em Santa Rita do Trivelato
-
Fatalidade4 dias atrásMorador de Sinop morre na guerra Rússia/Ucrânia; “Sinop também derruba drone, derrubei hoje, Lisboa”
-
Acidente4 dias atrásFerrari e Tesla batem durante corrida que aconteceu no Parque Novo Mato Grosso; VÍDEO
-
Justiça4 dias atrásTRE-MT reúne partidos, federações e advogados para debater propaganda, inteligência artificial e regras do processo eleitoral
-
Saúde4 dias atrásDoar sangue e salvar vidas: um gesto simples que transforma o mundo
-
É Direito4 dias atrásSaga Pantanal é condenada a pagar R$ 10 mil após Fiat Toro dar defeito com uma semana de uso
-
Cidades4 dias atrás“Beatificação do padre Nazareno torna região Oeste de MT referência religiosa no país”, afirma governador





