Cidades
Governo de MT entrega primeira escola técnica estadual de Cuiabá: mais um investimento para a Capital
O governador Mauro Mendes entregou, nesta terça-feira (29.03), a primeira Escola Técnica Estadual de Cuiabá. Com investimento de R$ 15 milhões, a unidade faz parte de um pacote de oito unidades, cujas obras estavam paralisadas por mais de 10 anos e foram retomadas pelo Governo de Mato Grosso em 2019.
“Estamos inaugurando esta importante obra para a área de ciência e tecnologia. Uma obra que encontramos paralisada em 2019, com outras sete, e determinamos a retomada de todas. Fico muito feliz que nesses três anos e três meses que estamos a frente do governo, centenas de obras foram retomadas, muitas delas já foram finalizadas e tantas outras se encontram em execução ou em fase de projetos. Essa escola vai servir para formação e qualificação técnica, agregar valor ao profissional, para que ele possa utilizar esse conhecimento como instrumento para se inserir no mercado de trabalho”, destacou o governador.
O secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, disse que vivenciou um momento histórico em seu último dia no Governo, que foi a entrega das duas escolas técnicas, uma em Cáceres e outra em Cuiabá, ambas há mais de 10 anos com as obras paradas. Ele reforçou ainda o empenho do governador Mauro Mendes em entregar uma obra de qualidade e que não deixa a desejar para nenhuma instituição particular.
“Quando visitamos o espaço pela primeira vez foi uma decepção total de como tudo estava sendo conduzido, o patrimônio e também o recurso público, uma falta de respeito com a sociedade cuiabana e mato-grossense. Então, naquele momento, o governador, que é engenheiro e avalia todos os projetos de todas as obras do Estado, tomou uma decisão: ele estava decidido a fazer a melhor escola, com tudo que há de melhor na construção civil, em qualidade e acabamento, e é neste padrão que estamos tocando todas as obras”, afirmou ele.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Nilton Borgato, explicou que foi firmada uma parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), que terá uma área na escola para instalação do núcleo Pedagógico de Cuiabá para atendimento dos cursos de Engenharia de Produção Agroindustrial, Gestão de Negócios e Inovação e Gestão Pública.
“Hoje é um dia muito especial, uma belíssima obra entregue para a sociedade da Baixada Cuiabana. E tudo isso só pôde acontecer com o apoio do nosso governador, que colocou o estado nos trilhos. O convênio dessa obra é de 2009. Iniciou com R$ 5 milhões e encerrou com mais de R$ 15 milhões, mas só foi possível graças a gestão e o compromisso que o governador tem com o Estado”, declarou Borgato.
A unidade de ensino é uma das oito escolas padrão, lançadas pelo Governo Federal, em parceria com o Governo de Mato Grosso, em 2010. O Governo também investiu para a retomada das escolas técnicas localizadas nos municípios de Água Boa, Campo Verde, Juara, Matupá, Primavera do Leste, Sorriso e Cáceres, que também foi entregue nesta terça-feira (29.03). Cada unidade possui capacidade para 1,5 mil alunos, nos turnos matutino, vespertino e noturno.
A previsão é de que as aulas comecem no segundo semestre deste ano, e os cursos ofertados serão de acordo com a demanda da população cuiabana.
A diretora da escola técnica, Simey Adriany Alcalá Souza, descreveu a inauguração da obra como a realização de um sonho que vai impactar diretamente a vida de milhares de pais e mães de famílias, que poderão se profissionalizar para conquistar melhores oportunidades de emprego e renda, além de potencializar o futuro dos jovens mato-grossenses. Ela reforçou que o espaço é amplo, arejado, bem equipado e está pronto para atender o aluno.
“Ter uma profissão é tudo na vida, é o sonho de qualquer pessoa, portanto, agradeço o empenho do governador, do secretário e de toda a equipe da Seciteci por persistir nesse desafio, pois a obra ficou parada mais de uma década para que hoje pudesse, finalmente, se tornar realidade. Já estamos com os planos dos cursos prontos e em breve a escola estará funcionando a todo vapor, em uma casa nova muito bonita, com excelente estrutura que foi pensada e planejada para ser referência no ensino em Mato Grosso”, destacou Simey.
Também participaram da cerimônia de entrega o senador Fabio Garcia, os secretários de Estado Mauro Carvalho (Casa Civil), Beto Dois a Um (Cultura, Esporte e Lazer) e Laice Souza (Comunicação), o reitor da Unemat, Rodrigo Bruno Zanin, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Marcos de Sá Fernandes da Silva, o diretor-geral da Politec, Rubens Sadao Okada, e a vereadora Michelly Alencar.
Mais investimentos em Cuiabá
Além da escola técnica estadual, o Governo de Mato Grosso já investiu R$ 1,5 bilhão em obras e ações em Cuiabá.
Somente na educação, foram investidos recursos para construção da nova Escola Mário de Castro, com R$ 7,8 milhões, e a reforma de outras quatro escolas, com R$ 10,9 milhões. Também está em fase de licitação a construção de outras quatro escolas, totalizando investimento de R$ 28,2 milhões.
Confira outros investimentos:
35 principais obras e ações do Governo de Mato Grosso para o município de Cuiabá
|
Obra |
Valor |
Situação |
|
1-BRT |
R$ 468 MI |
LICITAÇÃO NA FASE FINAL |
|
2-Construção do Hospital Universitário Júlio Muller |
R$ 219,1 MI |
EM ANDAMENTO |
|
3. Rodoanel |
R$ 204,9 MI |
EM ANDAMENTO |
|
4-Construção do Hospital Central |
R$ 96,5 MI |
EM ANDAMENTO |
|
5-Construção de 6 novos raios na PCE |
R$ 70,9 MI |
EM ANDAMENTO |
|
6-Construção do Centro Logístico de Abastecimento e Distribuição |
R$ 45,9 MI |
EM ANDAMENTO |
|
7- Ponte sobre o Rio Cuiabá entre o Parque Atalaia e Parque do Lago em Várzea Grande |
R$ 40 MI |
EM ANDAMENTO |
|
8-Restauração da Avenida 8 de Abril e recuperação do canal |
R$ 33,1 MI |
EM ANDAMENTO |
|
9-Construção de 4 escolas nova em Cuiabá (Santos Dumont, Salim Felício e duas novas unidades nos bairros CPA IV e Ilza Terezinha) |
R$ 28,2 MI |
EM LICITAÇÃO |
|
10-Restauração do trevo de Manso a Chapada |
R$ 27,1 MI |
EM ANDAMENTO |
|
11 – 3,29km de asfalto novo do acesso a ponte do Atalaia |
R$ 23,8 MI |
EM LICITAÇÃO |
|
12-Asfalto novo no Bairro Distrito Industrial |
R$ 20,8 MI |
EM ANDAMENTO |
|
13-Reforma e ampliação do CERMAC e Hemocentro |
R$ 19,2 MI |
EM ANDAMENTO |
|
14-Construção de ramais de distribuição de gás natural no Distrito Industrial |
R$ 17,5 MI |
EM ANDAMENTO |
|
15-Restauração da Estrada de Chapada entre a Fundação Bradesco e trevo de Manso |
R$ 15,6 MI |
CONCLUÍDA |
|
16-Reforma do Adauto Botelho |
R$ 15,2 MI |
EM ANDAMENTO |
|
17-Construção da Escola Técnica Estadual |
R$ 15 MI |
CONCLUÍDA |
|
18-Restauração e recuperação da Trincheira Jurumirim na Av Miguel Sutil |
R$ 14,7 MI |
EM ANDAMENTO |
|
19-Construção do Raio de Segurança Máxima |
R$ 14,3 MI |
EM ANDAMENTO |
|
20-Complementação de 680m da Avenida Parque do Barbado |
R$ 12,6 MI |
EM LICITAÇÃO |
|
21–Reforma e ampliação do Lacen |
R$ 11,8 MI |
EM ANDAMENTO |
|
22–Entrega de 130 mil Cesta Básicas |
R$ 10,9 MI |
CONCLUÍDO |
|
23-Asfalto ligando a estrada de Chapada ao Coxipó do Ouro |
R$ 10,5 MI |
CONCLUÍDO |
|
24-Construção de 430 vagas na PCE – Raio 6 |
R$ 9,7 MI |
CONCLUÍDA |
|
25-Compra de 2.420 computadores para professores |
R$ 8,4 MI |
CONCLUÍDO |
|
26-Construção da nova Escola Mário de Castro |
R$ 7,8 MI |
CONCLUÍDO |
|
27-Crédito para empresas na pandemia |
R$ 6,3 MI |
CONCLUÍDA |
|
28-Ser Família Emergencial (6.051 famílias atendidas) |
R$ 5,7 MI |
CONCLUÍDO |
|
29-Ampliação da Rede de Frio |
R$ 5 MI |
CONCLUÍDO |
|
30-Abertura do Hospital Estadual Santa Casa |
R$ 3,4 MI |
CONCLUÍDA |
|
31-Reforma da Escola Padre Firmo |
R$ 3,1 MI |
EM ANDAMENTO |
|
32-Reforma geral do Lar Doce Lar |
R$ 3 MI |
CONCLUÍDA |
|
33-Reforma da Escola Clêinia Rosalina |
R$ 2,8 MI |
CONCLUÍDA |
|
34-Reforma geral Escola Hermelinda de Figueiredo |
R$ 2 MI |
CONCLUÍDA |
|
35-Implantação do Centro de Triagem |
R$ 1,2 MI |
CONCLUÍDA |
|
TOTAL R$ 1.494 BI |
||
Cidades
“Beatificação do padre Nazareno torna região Oeste de MT referência religiosa no país”, afirma governador

O governador Otaviano Pivetta afirmou que a beatificação do padre Nazareno Lanciotti projeta Jauru e a região Oeste de Mato Grosso para o país, transformando o município em uma referência para o turismo religioso.
Otaviano participou, neste sábado (13.6), da cerimônia de beatificação realizada em Jauru. O evento reuniu milhares de fiéis, peregrinos e caravanas de diversas regiões do Brasil e da Itália.
“Mato Grosso ganha com esse reconhecimento. A região ganha e Jauru passa a ter uma referência importante para o país. É uma alegria ver esse acontecimento histórico acontecer em Mato Grosso”, afirmou.
Segundo o governador, além do significado para a comunidade católica, a beatificação também contribui para ampliar a visibilidade da região Oeste.
“A região tem vocação para isso. É uma região muito bonita, cheia de belezas naturais, próxima ao Pantanal. Tem vocação para o turismo e, por que não, para o turismo religioso. Isso vai depender muito dos interesses locais e da dedicação da própria região, mas o Estado tem interesse em apoiar as iniciativas dos municípios e de todas as igrejas, de modo geral”, destacou.
Para Otaviano Pivetta, a beatificação reconhece a trajetória de um religioso que dedicou a vida ao atendimento da população e deixou um legado que permanece vivo na região.
“É o reconhecimento de um mártir da Igreja Católica, de alguém que doou a própria vida para fazer o bem. Para nós, cristãos, é um momento muito importante. A Igreja tem critérios rigorosos para conceder esse reconhecimento e, para mim, é uma alegria e uma feliz coincidência que esse acontecimento histórico esteja acontecendo durante o meu mandato”, ressaltou o governador.
Durante mais de três décadas de atuação em Jauru, padre Nazareno se dedicou ao trabalho pastoral e a ações voltadas ao atendimento da população, tornando-se uma das principais referências religiosas da região.
Padre Nazareno Lanciotti
Nascido na Itália, padre Nazareno Lanciotti chegou ao Brasil na década de 1970 e se estabeleceu em Jauru, onde atuou por mais de 30 anos. Ao longo desse período, desenvolveu ações religiosas, sociais e comunitárias voltadas ao atendimento da população.
Em 2001, foi vítima de um atentado e morreu dias depois. O Vaticano reconheceu oficialmente seu martírio, abrindo caminho para a beatificação realizada neste sábado, em Jauru. A decisão o torna beato da Igreja Católica, etapa que antecede a canonização.
-
Cidades3 dias atrásSanta Rita do Trivelato recebe empresa interessada em estudos sobre potencial de petróleo e gás natural
-
É Direito3 dias atrásJustiça determina reintegração de posse de área de 3,3 mil hectares em Santa Rita do Trivelato
-
Fatalidade3 dias atrásMorador de Sinop morre na guerra Rússia/Ucrânia; “Sinop também derruba drone, derrubei hoje, Lisboa”
-
Acidente3 dias atrásFerrari e Tesla batem durante corrida que aconteceu no Parque Novo Mato Grosso; VÍDEO
-
Justiça3 dias atrásTRE-MT reúne partidos, federações e advogados para debater propaganda, inteligência artificial e regras do processo eleitoral
-
Saúde3 dias atrásDoar sangue e salvar vidas: um gesto simples que transforma o mundo
-
É Direito3 dias atrásSaga Pantanal é condenada a pagar R$ 10 mil após Fiat Toro dar defeito com uma semana de uso
-
Cidades3 dias atrás“Beatificação do padre Nazareno torna região Oeste de MT referência religiosa no país”, afirma governador





