Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

Governo de MT cria força-tarefa com Cuiabá e VG para acelerar cirurgias eletivas

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e as Secretarias Municipais de Saúde de Cuiabá e Várzea Grande farão uma força-tarefa para a atualização da fila de espera por cirurgias eletivas em Mato Grosso e do cadastro dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), com prioridade para aqueles que aguardam a realização do procedimento.

As ações foram desenhadas em reunião nesta segunda-feira (13.02), sediada na SES, que contou com a presença do secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, e dos secretários municipais de Saúde de Cuiabá, Guilherme Salomão, e de Várzea Grande, Gonçalo de Barros.

O trabalho de revisão das informações de cadastro dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) tem por objetivo facilitar a busca ativa, ou seja, para que seja possível localizar os pacientes que estão com dados defasados.

“Estamos buscando convergência para viabilizar as soluções que a população precisa. O tema central da reunião foi a atualização da fila pelas cirurgias eletivas, que hoje está com informações defasadas. Muitas pessoas que estão na fila já realizaram o procedimento, já trocaram de endereço ou de telefone e não atualizaram o cadastro. Há uma grande dificuldade de localizar esses pacientes”, explicou Gilberto Figueiredo.

Leia Também:  Crianças de Diamantino recebem kits educativos sobre combate ao trabalho infantil em visita à Arena Pantanal

O gestor ainda destacou que o Governo editará um decreto para a atualização continuada do cadastro dos usuários do SUS e reeditará o programa Mais MT Cirurgias.

O secretário municipal de Saúde de Cuiabá, Guilherme Salomão, reforçou que entende a real necessidade do Estado e pontuou que a Capital pode contribuir muito para o avanço das cirurgias eletivas. “Deixamos claro que Cuiabá está disposta a ajudar, sabemos da nossa importância como capital do estado e sabemos que diversos procedimentos não podem ser realizados em municípios menores”, disse.

O secretário municipal de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo de Barros, elogiou a iniciativa de Estado. “Foi uma reunião propositiva para chegarmos a um consenso em benefício da Saúde de todo o estado, pois sabemos que aproximadamente 80% da demanda de saúde se resolve na Baixada Cuiabana”, afirmou.

Também participaram da reunião a secretária adjunta Executiva da SES, Kelluby de Oliveira, a secretária adjunta do complexo regulador da SES, Fabiana Bardi, o secretário adjunto de Atenção e Vigilância à Saúde da SES, Juliano Melo, o secretário de planejamento e secretário adjunto de gestão da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, Eder Galiciani, e o assessor técnico da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, Ricardo Venero.

Leia Também:  Seciteci e Seduc firmam parceria para ofertar cursos técnicos no Ensino Médio

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cidades

“Beatificação do padre Nazareno torna região Oeste de MT referência religiosa no país”, afirma governador

O governador Otaviano Pivetta afirmou que a beatificação do padre Nazareno Lanciotti projeta Jauru e a região Oeste de Mato Grosso para o país, transformando o município em uma referência para o turismo religioso.

Otaviano participou, neste sábado (13.6), da cerimônia de beatificação realizada em Jauru. O evento reuniu milhares de fiéis, peregrinos e caravanas de diversas regiões do Brasil e da Itália.

“Mato Grosso ganha com esse reconhecimento. A região ganha e Jauru passa a ter uma referência importante para o país. É uma alegria ver esse acontecimento histórico acontecer em Mato Grosso”, afirmou.

Segundo o governador, além do significado para a comunidade católica, a beatificação também contribui para ampliar a visibilidade da região Oeste.

“A região tem vocação para isso. É uma região muito bonita, cheia de belezas naturais, próxima ao Pantanal. Tem vocação para o turismo e, por que não, para o turismo religioso. Isso vai depender muito dos interesses locais e da dedicação da própria região, mas o Estado tem interesse em apoiar as iniciativas dos municípios e de todas as igrejas, de modo geral”, destacou.

Leia Também:  Polícia Militar recupera carreta com 47 toneladas de milho e prende cinco pessoas em flagrante

Para Otaviano Pivetta, a beatificação reconhece a trajetória de um religioso que dedicou a vida ao atendimento da população e deixou um legado que permanece vivo na região.

“É o reconhecimento de um mártir da Igreja Católica, de alguém que doou a própria vida para fazer o bem. Para nós, cristãos, é um momento muito importante. A Igreja tem critérios rigorosos para conceder esse reconhecimento e, para mim, é uma alegria e uma feliz coincidência que esse acontecimento histórico esteja acontecendo durante o meu mandato”, ressaltou o governador.

Durante mais de três décadas de atuação em Jauru, padre Nazareno se dedicou ao trabalho pastoral e a ações voltadas ao atendimento da população, tornando-se uma das principais referências religiosas da região.

Padre Nazareno Lanciotti
Nascido na Itália, padre Nazareno Lanciotti chegou ao Brasil na década de 1970 e se estabeleceu em Jauru, onde atuou por mais de 30 anos. Ao longo desse período, desenvolveu ações religiosas, sociais e comunitárias voltadas ao atendimento da população.

Em 2001, foi vítima de um atentado e morreu dias depois. O Vaticano reconheceu oficialmente seu martírio, abrindo caminho para a beatificação realizada neste sábado, em Jauru. A decisão o torna beato da Igreja Católica, etapa que antecede a canonização.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA