Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

Governo apresenta melhorias que serão realizadas na MT-130 em Primavera do Leste e Paranatinga

O Governo de Mato Grosso realiza duas audiências públicas na próxima terça-feira (16.05) para apresentar obras de melhorias que serão realizadas pela concessionária Rota dos Grãos na MT-130. As audiências serão realizadas de forma híbrida, sendo presencialmente nas câmaras municipais de Primavera do Leste e Paranatinga e virtual, com transmissão pelo YouTube.

As audiências são promovidas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) e Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager-MT).

As obras que serão apresentadas estão previstas para ocorrer na travessia urbana, tanto do município de Primavera do Leste, quanto em Paranatinga. As intervenções estão previstas no contrato de concessão firmado com a Concessionária Rota dos Grãos, que desde 2021 é responsável pela administração de um trecho de 140,6 km da rodovia, entre as duas cidades.

Cabe à concessionária, por meio da cobrança de tarifa de pedágio, justamente prestar serviços de recuperação e melhoramentos, manutenção e conservação da rodovia.

Leia Também:  Robótica educacional será uma das atrações do 1º Encontro dos Grêmios Estudantis

Em Primavera do Leste, a audiência será realizada ás 10h, na Câmara Municipal, localizada na Avenida Primavera, nº 300, bairro Primavera II e no youtube, por meio do link https://youtube.com/live/pBo7mb3ggbk

Já em Paranatinga, a audiência pública está marcada para as 16h, no endereço da Câmara Municipal, na Rua Monteiro Lobato, nº 707, Centro. O link da transmissão no Youtube é: https://youtube.com/live/5L5D_KBwTeI

Para os cidadãos que participarem da audiência pelo Youtube, será garantido o direito a manifestação por meio de um link específico, que deverá ser solicitado no chat da transmissão.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

Cidades

Vereador apresenta projeto para proibir competições de “Farmar Aura” em espaços públicos

Foi lido oficialmente durante a 69ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Cáceres, realizada nesta segunda-feira (3), o Projeto de Lei nº 01/2026, de autoria do vice-presidente da Casa, vereador Isaías Bezerra (Republicanos). A proposta pretende proibir a realização de campeonatos, disputas e eventos competitivos da prática conhecida como “aura farming” (“farmar aura”) em praças, parques, ginásios e demais espaços públicos do município.

Segundo o texto, a restrição tem como foco principal eventos que envolvam a participação, a presença ou a exposição de crianças e adolescentes.

De acordo com o projeto, considera-se “aura farming” a prática popularizada nas redes sociais em que pessoas realizam poses, gestos ou atitudes encenadas para ganhar prestígio e repercussão na internet, especialmente quando organizadas em formato de competição.

A proposta também proíbe a concessão de alvarás, autorizações, patrocínios e a cessão de espaços públicos para esse tipo de evento. No entanto, o projeto deixa claro que a vedação não se aplica a manifestações culturais, religiosas, artísticas ou esportivas tradicionais, nem a condutas individuais espontâneas que não tenham caráter competitivo.

Leia Também:  Instituto Ciranda celebra 20 anos de história na música com apresentação em Cuiabá

Penalidades

Caso a lei seja aprovada, os organizadores que descumprirem as regras poderão sofrer penalidades que incluem desde advertência por escrito, multa de 10 Unidades Fiscais de Cáceres (UFICs/MT) cerca R$ 717,20, dobrada em caso de reincidência ou quando houver envolvimento de menores. Além da possível suspensão ou cassação do alvará de funcionamento de estabelecimentos envolvidos.

O projeto também determina que, sempre que forem constatadas crianças ou adolescentes em eventos proibidos, os órgãos de fiscalização comuniquem imediatamente o Conselho Tutelar e o Ministério Público de Mato Grosso (MPE) para adoção das medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Incentivo a atividades educativas

Como alternativa, a proposta autoriza o Poder Executivo a desenvolver campanhas de conscientização sobre os riscos de modismos virais e a ampliar projetos voltados ao contraturno escolar.

Entre as ações previstas estão a expansão de escolinhas esportivas nos bairros, oficinas de música, dança e teatro com valorização da cultura pantaneira, além de cursos de tecnologia e qualificação profissional.

Na justificativa do projeto, Isaías Bezerra cita um episódio ocorrido em Cuiabá, onde um encontro relacionado à prática foi proibido administrativamente no Parque das Águas. Segundo o parlamentar, a intenção é fazer de Cáceres um dos primeiros municípios a estabelecer uma legislação específica sobre o tema.

Leia Também:  Empresa que venceu licitação apresenta proposta 10% menor que valor previsto

Após a leitura em plenário, o Projeto de Lei nº 01/2026 segue para análise das comissões permanentes da Câmara antes de ser votado pelos vereadores.

O que é “aura farming”?

O termo “aura farming” ganhou popularidade nas redes sociais e refere-se à prática de realizar ações, poses, desafios ou comportamentos com o objetivo de ganhar popularidade, admiração ou repercussão na internet. Em alguns locais, essas práticas passaram a ser organizadas em disputas e competições, especialmente entre jovens, com gravações para plataformas digitais. O projeto de lei não proíbe a prática individual, mas busca impedir a realização de eventos competitivos em espaços públicos municipais, sobretudo quando envolvam crianças e adolescentes.

Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA