Pesquisar
Close this search box.

Cidades

Governador recebe festeiros do Senhor Divino: “Momento de reverenciar a fé”

O governador Mauro Mendes recepcionou os festeiros do Senhor Divino, na manhã desta segunda-feira (23.05), no Museu Residência dos Governadores, em Cuiabá.

A tradição das boas-vindas foi acompanhada pelo imperador da Festa do Divino, Samuel Maggi, pelo Padre Deosdete, pelo senador Wellington Fagundes e pelos secretários de Estado Rogério Gallo (Casa Civil), Jefferson Neves (Cultura, Esporte e Lazer), Laice Souza (Comunicação), Emerson Hideki (Controladoria Geral), Teté Bezerra (Agricultura Familiar) e Jordan Espíndola (Gabinete de Governo). 

“É muito importante que mantenhamos essa tradição, referenciando não só a comemoração de uma festa, mas acima de tudo reverenciando a fé em nosso Senhor Jesus Cristo e no Senhor Divino”, afirmou o governador.

O imperador da festa, Samuel Maggi, comemorou o retorno do evento, que não pôde ser realizada de forma plena nos últimos dois anos por conta da pandemia de covid-19. 

A programação deste ano iniciou no domingo (22.05) e segue até o dia 6 de junho.

“Que a festa renove a fé em nossos corações para que possamos deixar para trás esse momento difícil da pandemia. Que o nosso Senhor Divino continue abençoando nossas vidas, nossas famílias, nossa belíssima Cuiabá e o nosso Estado de Mato Grosso”, disse.

Leia Também:  Museu de Arte Sacra oferece curso gratuito de educação patrimonial

A história

A origem da Festa do Divino se encontra em Portugal do século 14, com uma celebração estabelecida pela rainha Isabel (1271-1336), por ocasião da construção da igreja do Espírito Santo, na cidade de Alenquer.

A devoção se difundiu rapidamente e tornou-se uma das mais intensas e populares em Portugal. Por isso, chegou ao Brasil com os primeiros povoadores. Há documentos que atestam a realização da festa do Divino em diversas localidades brasileiras desde os séculos 17 e 18.

A festa se espalhou rapidamente e tornou-se tradicional e se cristalizou em estados como Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Goiás e Mato Grosso

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cidades

Prefeitura de Aragarças intensificará ações contra a dengue com veículo fumacê a partir de quarta-feira (24)

A Prefeitura de Aragarças está monitorando e intensificando as medidas de controle da dengue em decorrência do aumento do número de casos no estado, conforme dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“O fumacê é um aliado para o combate do mosquito transmissor da dengue, o carro estará passando nos bairros com maior número de focos do mosquito a partir da próxima quarta-feira (25), das 5h às 9h da manhã e das 17h às 21h. Pedimos aos moradores dos setores Bela Vista, Araguaia, Centro, Vila União, Jardim das Palmeiras, Base Velha, Ceará e Nova Esperança, abram suas janelas, portas e box do banheiro, assim o veneno consegue ter maior penetração. Juntos combateremos a dengue”, disse a secretária de Saúde, Mayara Neves.

Em Goiás, muitos municípios estão em alerta e vários vivem estado de emergência. Além da dengue, também há casos confirmados de chikungunya. Em decorrência desse quadro, o prefeito Ricardo Galvão determinou à Secretaria da Saúde a ampliação da estratégia dos chamados Gabinetes de Crise, criado recentemente em Aragarças e nos outros 245 municípios do Estado, para monitorar a situação e adotar ações médicas e sanitárias com o objetivo de conter as doenças causadas pelo mosquito aedes aegypti.

Leia Também:  'Ondas são previsíveis neste momento da pandemia', diz virologista

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim, explicou sobre o uso do fumacê, medida que a população considera importante para reduzir a população de mosquitos. Ela explica, porém, que o fumacê tem eficiência muito baixa, porque as casas são protegidas com muro alto, árvores na porta e outras barreiras, impedindo que o inseticida chegue aos quintais.

“A ação das pessoas no combate ao mosquito, adotando cuidados como manter quintal limpo, evitar acúmulo de água e conservar lixo e caixa d’água bem fechados, garante melhor resultado”, explicou ela.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA