Cidades
“Esse hospital é a prova de que saúde da população é prioridade para esse Governo”, destaca prefeito de Alta Floresta
“Esse governo mudou a realidade da região Norte do Estado, fazendo investimentos que realmente beneficiam a população. E esse hospital é uma prova disso, porque nesse governo saúde tem prioridade e sabemos que podemos acreditar que as coisas vão acontecer de fato. O governador nem terminou de assinar a ordem de serviço e as máquinas já estão encostando aqui no terreno para iniciar a obra. Isso sim é credibilidade”, destaca o prefeito de Alta Floresta, Chico Gamba.
A afirmação foi feita nesta terça-feira (28.06), quando o governador Mauro Mendes esteve no município para assinar a ordem de serviço para a construção do Hospital Regional de Alta Floresta. O investimento será de R$ 112,3 milhões do Governo de Mato Grosso.
Ainda em Alta Floresta, Mauro Mendes também assinou convênios e entregou equipamentos para os municípios de Apiacás (investimento de R$ 668 mil), Carlinda (R$ 992,8 mil), Nova Monte Verde (R$ 668,9 mil) e Alta Floresta (investimento total de R$ 116,3 mil).
Mauro Mendes lembrou que o Governo de Mato Grosso está fazendo seis hospitais no Estado, dois em Cuiabá e quatro no interior. Além de Alta Floresta, também estão sendo contemplados com Hospitais Regionais os municípios de Juína, Confresa e Tangará da Serra.
“Quando assumi essa gestão, somente na saúde existia uma dívida de R$ 600 milhões. Foi um momento muito difícil, mas com muito trabalho, tomando as medidas corretas, e com o apoio da Assembleia Legislativa e da Bancada Federal, conseguimos consertar esse Estado. Hoje, três anos e meio depois, estamos aqui dando a ordem de serviço para construir mais um hospital regional e assinando tantos outros convênios”, pontuou.
O governador destacou ainda que o recurso para fazer a obra já está na conta. “A gente não assina convênio, nem dá ordem de serviço e faz licitação se não tiver o dinheiro para iniciar e terminar a obra. Podem ter certeza que esses R$ 112 milhões serão pagos, literalmente, em dia”, acrescentou o governador.
Projetado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), o Hospital Regional de Alta Floresta contará com 151 leitos, sendo 111 de enfermaria e 40 leitos de UTI, entre adulto, pediátrico, neonatal e unidade semi-intensiva neonatal, para atendimentos de média e alta complexidade.
A unidade também terá 10 consultórios médicos, dois consultórios para atendimento às gestantes, seis salas de centro cirúrgico e espaços para banco de sangue, banco de leite materno e para a realização de exames como tomografia e colonoscopia.
“Hoje, é um dia de glória para toda essa região. Jamais imaginei que um dia viria aqui para lançar a obra desse hospital. Essa região merece uma obra como essa, pois contribui muito para o desenvolvimento econômico do nosso país. Quando o Governo investe em um hospital como esse, está preocupado com a vida do cidadão, sobretudo, daqueles mais pobres que precisam da participação efetiva dos poderes constituintes desse país”, observou o senador Jayme Campos.

Conforme destacou o deputado estadual Nininho, o hospital vai possibilitar que a população de Alta Floresta e região receba um atendimento mais digno e com menos sofrimento, sem ter que se deslocar até Cuiabá. “Eu imaginava que o que está acontecendo hoje, aqui em Alta Floresta, iria demorar mais de 40 anos para acontecer. Porém, em menos de quatro anos, a gente vê toda essa transformação sendo feita. Tudo isso porque esse Governo teve a força e a coragem de fazer acontecer nesse Estado e mudar a vida as pessoas para melhor. E isso não é só na infraestrutura e na saúde, mas sim em todas as áreas e segmentos da sociedade”, pontuou.
Segundo o deputado federal Nery Geller a obra do hospital é um dos legados do Governo de Mato Grosso para a região Norte. “Essa obra como tantas outras que estão sendo feitas vão trazer mais qualidade de vida e desenvolvimento a toda essa região”, destacou.

Para Alta Floresta o governador também assinou autorização de cessão de duas motoniveladoras ao Consórcio Intermunicipal Portal da Amazônia, parceria do senador Jayme Campos, com investimento total de R$ 1.336.000,00; autorizou convênio para a realização do 33° Festival da Canção de Alta Floresta (Fescaf), parceria do deputado estadual Nininho, com recurso de R$ 100.000,00; entregou dois caminhões truck, parceria do senador Jayme Campos, investimento de R$ 1.178.000,00.
O município de Carlinda recebeu autorização de cessão de equipamento de uma escavadeira e uma motoniveladora, com recurso total de R$ 992.807,33.
O município de Apiacás também foi beneficiado com a entrega de uma motoniveladora, parceria do senador Jayme Campos, no valor de R$ 668.000,00.
Para Nova Monte Verde, o governador entregou uma escavadeira hidráulica, parceria do senador Jayme Campos, no valor de R$ 668.957,08.
Acompanharam o governador em Alta Floresta os senadores Fabio Garcia, Wellington Fagundes e Jayme Campos; os deputados federais Nelson Barbudo, Carlos Bezerra e Neri Geller; os deputados estaduais Dilmar Dal Bosco, João Batista, Xuxu Dal Molin, Nininho, Silvano Amaral e Pedro Satélite; os secretários de Estado Cesar Miranda (Desenvolvimento Econômico), Kelluby de Oliveira (saúde) e Jordan Espíndola (Gabinete de Governo), o comandante-geral da PM, coronel Mendes.
Também estiveram presentes os prefeitos de Apiacás, Júlio César dos Santos; de Carlinda, Carmem Martines; de Colíder, Hemerson Lourenço Maximo; de Nova Bandeirantes, César Augusto Perigo; Nova Monte Verde, Edemilson Marino; e de Paranaíta, Osmar Moreira, e vereadores da região.
Mais investimentos para Alta Floresta
O Governo de Mato Grosso investiu mais de R$ 310 milhões em Alta Floresta (a 789 km de Cuiabá) nos últimos três anos. O principal investimento no município é a construção do novo Hospital Regional. Ainda para a área da saúde, o Governo também investiu em melhorias no atual Hospital Regional, com investimento de R$ 6,3 milhões.
Para a infraestrutura, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) destinou R$ 180,8 milhões. Para a educação o investimento foi de R$ 2 milhões.
As ações sociais em Alta Floresta somaram mais de R$ 5,6 milhões. Pelo MTPAR, R$ 2,9 milhões estão sendo investidos para a construção de 213 casas. Já 2,1 milhões foram destinados para atender mais de mil famílias com vulnerabilidade social por meio de transferência de renda desde 2021.
A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) distribuiu 4,5 mil cestas básicas, 3,1 mil cobertores e 665 filtros de barro. Para essas ações, o Governo utilizou mais de R$ 527 mil.
No valor de R$ 2,8 milhões, a Secretaria de Estado de Agricultura familiar (Seaf) realizou a entrega de um caminhão refrigerador, duas patrulhas mecanizadas (trator case 110, carreta basculante e grade aradora), uma motoniveladora, uma pá-carregadeira, uma escavadeira hidráulica, uma caminhonete, duas ensiladeiras, um microtrator, um secador rotativo para café, nove tanques resfriadores, três ordenhadeiras mecânicas, 500 doses de sêmen bovino, 500 toneladas de calcário, 60 caixas de mel e uma unidade de referência.
Por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), o Governo de Mato Grosso investiu pouco mais de R$ 871,7 mil em ações e execução de projetos culturais e esportivos, além de incentivo a empreendimentos criativos.
O Governo também investiu R$ 585 mil em empréstimos para estimular as empresas comerciais varejistas e de prestação de serviços; R$ 638,9 mil para a compra de uma viatura para o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso em Alta floresta e R$ 101,2 mil para a compra de uma pick-up para a unidade local do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea).
Fonte: GOV MT
Cidades
“Beatificação do padre Nazareno torna região Oeste de MT referência religiosa no país”, afirma governador

O governador Otaviano Pivetta afirmou que a beatificação do padre Nazareno Lanciotti projeta Jauru e a região Oeste de Mato Grosso para o país, transformando o município em uma referência para o turismo religioso.
Otaviano participou, neste sábado (13.6), da cerimônia de beatificação realizada em Jauru. O evento reuniu milhares de fiéis, peregrinos e caravanas de diversas regiões do Brasil e da Itália.
“Mato Grosso ganha com esse reconhecimento. A região ganha e Jauru passa a ter uma referência importante para o país. É uma alegria ver esse acontecimento histórico acontecer em Mato Grosso”, afirmou.
Segundo o governador, além do significado para a comunidade católica, a beatificação também contribui para ampliar a visibilidade da região Oeste.
“A região tem vocação para isso. É uma região muito bonita, cheia de belezas naturais, próxima ao Pantanal. Tem vocação para o turismo e, por que não, para o turismo religioso. Isso vai depender muito dos interesses locais e da dedicação da própria região, mas o Estado tem interesse em apoiar as iniciativas dos municípios e de todas as igrejas, de modo geral”, destacou.
Para Otaviano Pivetta, a beatificação reconhece a trajetória de um religioso que dedicou a vida ao atendimento da população e deixou um legado que permanece vivo na região.
“É o reconhecimento de um mártir da Igreja Católica, de alguém que doou a própria vida para fazer o bem. Para nós, cristãos, é um momento muito importante. A Igreja tem critérios rigorosos para conceder esse reconhecimento e, para mim, é uma alegria e uma feliz coincidência que esse acontecimento histórico esteja acontecendo durante o meu mandato”, ressaltou o governador.
Durante mais de três décadas de atuação em Jauru, padre Nazareno se dedicou ao trabalho pastoral e a ações voltadas ao atendimento da população, tornando-se uma das principais referências religiosas da região.
Padre Nazareno Lanciotti
Nascido na Itália, padre Nazareno Lanciotti chegou ao Brasil na década de 1970 e se estabeleceu em Jauru, onde atuou por mais de 30 anos. Ao longo desse período, desenvolveu ações religiosas, sociais e comunitárias voltadas ao atendimento da população.
Em 2001, foi vítima de um atentado e morreu dias depois. O Vaticano reconheceu oficialmente seu martírio, abrindo caminho para a beatificação realizada neste sábado, em Jauru. A decisão o torna beato da Igreja Católica, etapa que antecede a canonização.
-
Cidades5 dias atrásSanta Rita do Trivelato recebe empresa interessada em estudos sobre potencial de petróleo e gás natural
-
É Direito5 dias atrásJustiça determina reintegração de posse de área de 3,3 mil hectares em Santa Rita do Trivelato
-
Fatalidade5 dias atrásMorador de Sinop morre na guerra Rússia/Ucrânia; “Sinop também derruba drone, derrubei hoje, Lisboa”
-
Acidente5 dias atrásFerrari e Tesla batem durante corrida que aconteceu no Parque Novo Mato Grosso; VÍDEO
-
Justiça5 dias atrásTRE-MT reúne partidos, federações e advogados para debater propaganda, inteligência artificial e regras do processo eleitoral
-
Saúde5 dias atrásDoar sangue e salvar vidas: um gesto simples que transforma o mundo
-
É Direito5 dias atrásSaga Pantanal é condenada a pagar R$ 10 mil após Fiat Toro dar defeito com uma semana de uso
-
Cidades5 dias atrás“Beatificação do padre Nazareno torna região Oeste de MT referência religiosa no país”, afirma governador





