Cidades
Embaixador da Noruega afirma que “MT é líder e exemplo” no combate ao desmatamento ilegal
O embaixador da Noruega no Brasil, Odd Magne Ruud, afirmou que Mato Grosso é “líder e exemplo” no combate ao desmatamento ilegal no país.
O representante norueguês se reuniu com o governador Mauro Mendes, na manhã desta quarta-feira (26.04), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. Na terça, ele também conversou com o vice-governador Otaviano Pivetta.
“Estou impressionado com o trabalho de Mato Grosso para produzir mais agricultura sustentável e combater o desmatamento ilegal, que é muito importante. Eu penso que Mato Grosso é um líder e um exemplo para os outros estados no combate ao desmatamento ilegal, pois faz um trabalho muito importante contra os crimes ambientais”, relatou.
Odd Ruud ressaltou que a Noruega investe no Fundo Amazônia e tem interesse em firmar novas parcerias diretamente com o Governo de Mato Grosso para fins de preservação das florestas.
“A Noruega compra muita soja de Mato Grosso para alimentar o salmão, pois a pesca é uma das nossas principais atividades. Temos empresas que querem estreitar essa relação comercial e, na questão ambiental, fazer novas parcerias contra o desmatamento ilegal”, completou.
O governador Mauro Mendes destacou que Mato Grosso é a região do planeta que mais produz e preserva, e é o principal interessado em proteger os biomas, em especial a Amazônia.
“Preservamos 62% do território, mais do que em qualquer lugar do mundo. Mato Grosso possui as duas coisas importantes para o mundo, que são os alimentos e a preservação. E temos muita consciência que a preservação da floresta amazônica é essencial para o regime de chuvas e a nossa produção”, afirmou.
De acordo com o governador, quase a totalidade dos produtores tem consciência ambiental e age dentro da lei brasileira, que é a mais restritiva do mundo. Porém, algumas pessoas ainda insistem na ilegalidade.
“Nosso sistema de monitoramento capta qualquer desmatamento ilegal, praticamente em tempo real. Nossa política é de tolerância zero contra os crimes ambientais. Nossa meta é zerar o desmatamento ilegal nos próximos anos. E temos conseguido avanços com o aumento da legalidade. Há quatro anos, apenas 5% do desmatamento em Mato Grosso era praticado dentro da lei. Agora, nesse primeiro trimestre, já corresponde a 51%. E isso porque o Governo fiscaliza e faz a sua parte”, finalizou.
Também participaram da reunião: o enviado Especial de Clima e Floresta da Embaixada da Noruega no Brasil, Mads Halfdan Lie; e os secretários de Estado Mauro Carvalho (Casa Civil) e Laice Souza (Comunicação).
Fonte: Governo MT – MT
Cidades
Do agro ao petróleo: empresa arremata bloco de exploração em Nova Mutum

Uma empresa arrematou um bloco de exploração de petróleo e gás em Nova Mutum (MT) e iniciou os preparativos para testes em campo. A previsão é realizar cerca de 500 coletas de amostras entre junho e julho, como parte da fase inicial de análise do potencial da área.
O prefeito Leandro Félix informou que se reuniu nesta terça-feira (14) com representantes da Dillianz Petro, responsável pelo bloco, para alinhar os próximos passos do projeto.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o gestor destacou que a iniciativa faz parte de um planejamento estratégico de crescimento do município. “É um momento muito importante para Nova Mutum. Estamos vivendo um planejamento bem definido de desenvolvimento e queremos avançar com esse projeto”, afirmou.
De acordo com a empresa, as coletas devem ocorrer em diferentes áreas do município, incluindo propriedades rurais. Por isso, a orientação é que produtores e proprietários estejam atentos à passagem das equipes nos próximos meses.
“Entre junho e julho, as equipes estarão em campo para realizar as coletas. É uma etapa fundamental para entender o potencial da região”, explicou o prefeito.
Ainda segundo a gestão municipal, o projeto pode representar uma mudança no perfil econômico da cidade, tradicionalmente baseada no agronegócio. A expectativa é que a possível exploração de petróleo e gás atraia investimentos, gere empregos e abra novas oportunidades.
Apesar do avanço, esta fase ainda é inicial e voltada à coleta de dados técnicos. A exploração comercial dependerá dos resultados das análises e do cumprimento das etapas de licenciamento ambiental e viabilidade econômica. Veja abaixo o vídeo divulgado pelo prefeito:
-
Polícia2 dias atrásHomem mata a mulher, usa o celular dela para pedir dinheiro à família da vítima e vai a bar beber, diz polícia
-
Cidades10 horas atrásMato Grosso deixa de destruir maquinários apreendidos e passa a destiná-los aos municípios
-
Esportes10 horas atrásLula revela consulta de Ancelotti: ‘Você acha que o Neymar deve ser convocado?’
-
Esportes3 horas atrásBMX de Nova Mutum realiza entrega oficial de bicicletas adquiridas através de recursos do MPMT
-
É Direito2 dias atrásGilmar Mendes nega recurso e mantém pena de 22 anos a PM por assassinato a tiros em bar
-
Cidades2 horas atrásDo agro ao petróleo: empresa arremata bloco de exploração em Nova Mutum
-
Diamantino2 horas atrásCasa dos Sabores recebe nova programação cultural e formativa no Centro Histórico de Diamantino
-
Golpe9 horas atrásMulher cai em golpe de cobrança de pedágio e perde R$ 77





