Agro Notícias

Programa CNA Jovem é destaque em evento internacional

Publicados

em

Brasília (12/05/2022) – O programa CNA Jovem foi apresentado como um estudo de caso de sucesso, na quarta (11), durante o evento PSM Diálogo da Juventude da América Latina e o do Caribe, realizado pela organização Rede Agroalimentar Internacional (IAFN).

Durante o evento, foram apresentadas seis iniciativas da América Latina selecionadas como ações relevante para a agricultura e segurança alimentar.

“O CNA Jovem, que desde 2014 já envolveu mais de 4.900 pessoas em todo o Brasil e estimulou a criação de mais de 200 iniciativas foi selecionado com mais 5 cases como trabalhos de destaque que estimulam a promoção do engajamento e emprego dos jovens na agricultura e sistemas alimentares”, explicou a coordenadora do programa, Fernanda Nonato.

Os temas debatidos durante os encontros com as jovens lideranças irão nortear a elaboração de um documento comum para ser apresentado em um fórum da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) em outubro deste ano.

Julia Cristina explicou a dinâmica do CNA Jovem
Julia Cristina explicou a dinâmica do CNA Jovem

A representante do Distrito Federal na quarta edição do programa do Sistema CNA/Senar, Júlia Cristina Campos, apresentou os objetivos e estratégias do CNA Jovem.

Leia Também:  Governador participa de evento do aniversário de Várzea Grande

“O diferencial do CNA Jovem é o foco no desenvolvimento de novos líderes. A partir da identificação dos nossos perfis de liderança somos desafiados a propor e solucionar desafios reais em nossas regiões para que, assim, sejamos de fato vistos e aceitos como líderes”, destacou.

Julia ressaltou que o Senar oferece apoio de mentoria de profissionais seniores que os jovens possam compartilhar suas dúvidas e receber orientações nas suas decisões mais difíceis. Além disso, trabalham outras competências de liderança, como comunicação, mediação de conflitos, educação sócio emocional.

Ana Carolina apresentou duas iniciativas desenvolvidas a partir do CNA Jovem
Ana Carolina apresentou duas iniciativas desenvolvidas a partir do CNA Jovem

Ana Carolina Zimmermann, uma das vencedoras da quarta edição do CNA Jovem, apresentou dois projetos desenvolvidas pela sua equipe Elo 8, que à época tinha o desafio de aproximar jovens do campo e da cidade para dialogar sobre segurança alimentar.

“O podcast Tagarelo foi pensado com objetivo de criar um ambiente seguro para diálogo entre pessoas da cidade e do campo para compartilhar desafios e soluções. Nos episódios tratamos sobre situações reais relacionadas ao desperdício de alimentos, turismo rural, gestão de resíduos e alimentação consciente”, explicou.

Leia Também:  Arquipélago de Marajó terá programa piloto de saneamento nas escolas

O Workshop Alimente foi o outro projeto apresentado por Ana. “Nesse projeto envolvemos questões de economia circular, ESG, negócios de impactos sociais para resolver questões reais. As equipes eram compostas por pessoas com perfil heterogêneo, como por exemplo, veganos, agricultores, empresários, engenheiros com a intenção de resolver problemas reais também em um ambiente seguro, em uma atmosfera neutra”.

Para conhecer um pouco mais sobre o CNA Jovem, acesse: https://cnajovem.org.br/

Assessoria de Comunicação CNA

Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Agro Notícias

Projeto Campo Futuro inicia levantamentos de custos de produção em 2022

Publicados

em

Brasília (23/05/2022) – O Sistema CNA/Senar inicia nesta semana os levantamentos de custos de produção agrícolas e pecuários de 2022 do Projeto Campo Futuro, iniciativa que está no seu 15º ano de execução.

Os primeiros encontros reúnem produtores de pecuária de leite de Treze Tílias e de Braço do Norte, em Santa Catarina, nos dias 24 e 26, respectivamente. No dia 24, o painel será de café arábica, com cafeicultores da região de Franca (SP). O painel destinado aos produtores de cana-de-açúcar de João Pessoa (PB) ocorre no dia 27.

Diante das dificuldades impostas pela pandemia, o modelo de execução do projeto manterá as adaptações incorporadas em 2020, tendo como princípio a condução dos painéis em formato online.

O Campo Futuro será executado em 141 municípios, distribuídos em 21 estados brasileiros. A iniciativa conta com o apoio das Federações de Agricultura e sindicatos rurais, além da participação dos produtores rurais locais. “O foco está na ampliação das informações geradas para as tomadas de decisão dos produtores rurais, visando à melhoria de suas margens de lucro”, afirmou o assessor técnico na CNA, Thiago Rodrigues.

Leia Também:  Arquipélago de Marajó terá programa piloto de saneamento nas escolas

Os dados oriundos das 11 atividades agropecuárias pesquisadas – aquicultura; avicultura; cafeicultura; cana-de-açúcar; cereais, fibras e oleaginosas; fruticultura; horticultura; pecuária de corte; pecuária de leite; silvicultura e suinocultura – contribuirão para a identificação de estratégias de comercialização, formação de custos de produção e nível tecnológico das atividades desenvolvidas nas principais regiões produtoras do Brasil.

Além disso, favorecerá a geração de informações para análises de mercado, tomada de decisão, prospecção de capacitações e estudos de políticas voltadas para aumento da eficiência e melhoria da competitividade do setor agropecuário.

São parceiros do Sistema CNA/Senar na realização do Projeto Campo Futuro o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), Centro de Inteligência de Mercados da Universidade Federal de Lavras (CIM/UFLA), Pecege (Esalq/USP) e Labor Rural (Universidade Federal de Viçosa – UFV).

Primeiros painéis Campo Futuro de 2022:

24/5 – Pecuária de Leite/ Treze Tílias (SC) – 13h30
24/5 – Café Arábica/ Franca (SP) – 14h
26/5 – Pecuária de Leite/ Braço do Norte (SC) – 13h30
27/5 – Cana-de-açúcar/ João Pessoa (PB) – 13h30

Leia Também:  FAESP/SENAR-SP recebe visita de Ministro do TCU e do Secretário de Turismo do Estado em seu estande na Agrishow 2022

Assessoria de Comunicação CNA
Foto: Marcos Giesteira
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA