Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Agro Notícias

Parcerias com polos tecnológicos disponibilizam novas tecnologias ao produtor rural


Representantes da Agroflux em visita ao Senar-MT

Os produtores rurais de Mato Grosso têm a oportunidade de conhecer os lançamentos tecnológicos do mercado, na prática, graças às capacitações ofertadas nos Centros de Treinamento (CTs), também conhecidos como polos tecnológicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT).

Ao todo, são mais de 40 empresas parceiras que disponibilizam seus maquinários para cursos nos mais de dez CTs em uso, áreas que podem ser utilizadas por todos os 93 Sindicatos Rurais do estado. Os espaços consistem em infraestrutura com salas de aula, auditórios e espaço aberto para realização de capacitações com maquinários agrícolas. Os equipamentos e máquinas são utilizadas em parceria com empresas fabricantes que fornecem utensílios afim de que produtores rurais conheçam as suas tecnologias.

Em 2022, novas parcerias já foram firmadas. A empresa Agroflux disponibilizou quatro unidades do equipamento Fluxin, responsável por fazer a leitura de bicos dos pulverizadores. O gerente comercial da empresa em Mato Grosso, Durval Carneiro, destaca que é uma tecnologia nova e acessível a produtores rurais de pequeno e médio porte. “O fluxin substitui o serviço manual, informando dados com precisão que são enviados para o celular via bluetooth. A parceria com o Senar-MT possibilita a capacitação da ferramenta e leva essa tecnologia ao conhecimento do produtor”, destaca.

Leia Também:  Centros de Assistência Social (CRAS) de Sinop estão com novas atividades disponíveis no esporte, música e artesanato
Quadriciclo que será utilizado nos CTs

Assistente técnico da Agroflux, Bruno de França explica que a ferramenta supre uma demanda do mercado. “Essa avaliação dos bicos muitas vezes não é feita por causa da demora ou por falta de conhecimento do produtor. Como o fluxin é uma ferramenta simples, ela otimiza o tempo. Ele traz como benefício uma pulverização uniforme, garantindo uma melhor produtividade”, explica.

Outra tecnologia recém- adquirida são os quadriciclos para treinamentos de preparo de solo e de tecnologia de precisão. Os equipamentos receberão tecnologias das empresas Falker e Saci Agro Soluções, também parceiras dos polos tecnológicos.

Os quadriciclos atenderão todos os centros de treinamento do estado e um dos modelos está exposto nas principais feiras de negócios de MT em 2022. “Os atendimentos consultivos explicarão sobre essa tecnologia e irão apresentar o que há de mais moderno na área de preparo de solo”, declarou o coordenador dos polos tecnológicos do Senar-MT, Wlademiro Neto.

Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Agro Notícias

MT promove carne bovina em feiras internacionais na Bolívia e no Peru


Mato Grosso começa a divulgar, a partir desta sexta-feira (19), a carne bovina produzida no estado em duas importantes feiras internacionais, na Bolívia e no Peru. Entre as ações programadas estão reuniões com potenciais importadores da proteína animal e a promoção dos benefícios de ampliar o comércio com os dois países.

O Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Sebrae e Invest MT, lidera a participação do estado, destacando a qualidade, a sustentabilidade e o potencial de Mato Grosso no mercado internacional de carnes.

Na Bolívia, o destaque é a ExpoCruz, realizada em Santa Cruz de la Sierra, o maior evento multissetorial da América Latina. A feira funciona como uma plataforma estratégica para empresas que buscam acesso a mercados internacionais, além de permitir promoção institucional e fortalecimento de redes comerciais em toda a região latino-americana.

Para a Bolívia, Mato Grosso já exportou, em 2025, 47 toneladas de carnes desossadas de bovinos e 287 toneladas de outros sebos bovinos, gerando uma receita superior a US$ 582 mil.

Leia Também:  Ceditec garante material de qualidade do SENAR-PR para o campo

“A participação do Instituto Mato-grossense da Carne na ExpoCruz é estratégica para ampliar a presença da nossa carne em mercados internacionais. A Bolívia tem se mostrado um parceiro comercial cada vez mais relevante e estar presente em uma das maiores feiras multissetoriais da América Latina fortalece a imagem de Mato Grosso como referência em qualidade, sustentabilidade e segurança alimentar”, afirma Henrique Prado Olvido de Miranda, diretor administrativo-financeiro do Imac.

No Peru, a participação ocorre entre os dias 24 e 26 de setembro, na Expoalimentaria, em Santiago de Surco, considerada a feira mais importante de alimentos e bebidas da América Latina. O evento funciona como um palco de negócios e ponto de encontro para os principais operadores da distribuição, do varejo, do setor horeca (hospitalidade, alimentação fora do lar e serviços de catering), além de canais especializados nos mercados nacional e internacional.

Para o mercado peruano, 10 indústrias frigoríficas de Mato Grosso estão habilitadas, tendo exportado 140 toneladas de miudezas bovinas neste ano, gerando uma receita de US$ 257,4 mil.

Leia Também:  Prefeitura abre novas vagas para cursos na área de tecnologia: veja como se inscrever

“A participação na Expoalimentaria é uma oportunidade estratégica para o setor, diante de um mercado competitivo e consolidado pelo Brasil. Trata-se de uma oportunidade para reforçarmos junto ao consumidor e à indústria local que nosso sistema de produção é referência em atributos socioambientais, com grande capacidade de abastecimento e qualidade superior. Nossa carne reúne diferenciais que atendem aos mais exigentes padrões internacionais, destacando-se pela maciez, sabor intenso e suculência”, ressalta Henrique Miranda.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA