Agro Notícias
Ministério da Agricultura apresenta nova lista com 12 marcas de azeite inadequadas para consumo.
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou, nesta segunda-feira (21), um alerta aos consumidores sobre 12 marcas de azeite de oliva que foram desclassificadas devido a fraudes.
As marcas citadas são: Grego Santorini, La Ventosa, Alonso, Quintas D’Oliveira, Olivas Del Tango, Vila Real, Quinta de Aveiro, Vincenzo, Don Alejandro, Almazara, Escarpas das Oliveiras e Garcia Torres.
As fiscalizações e coletas de amostras são realizadas pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, com análises feitas no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA). Os produtos foram desclassificados por não atenderem aos padrões de identidade e qualidade estabelecidos pela Instrução Normativa nº 01/2012, sendo considerados impróprios para o consumo.
As análises revelaram a presença de óleos vegetais não identificados na composição dos azeites, comprometendo sua qualidade e segurança. Esses produtos representam riscos à saúde dos consumidores, uma vez que não há clareza sobre a origem desses óleos.
Além disso, algumas das empresas responsáveis por essas marcas têm CNPJs suspensos ou encerrados pela Receita Federal, o que aumenta as suspeitas de fraude. A venda desses produtos é considerada uma infração grave, e os estabelecimentos que continuarem a comercializá-los poderão ser responsabilizados.
- Veja abaixo a lista com marcas e lotes:
Consumidores
Quem comprou essas marcas deve interromper o uso imediatamente e buscar a substituição, conforme o Código de Defesa do Consumidor. Denúncias sobre a venda de produtos fraudulentos podem ser feitas pelo canal oficial Fala.BR, indicando o local de compra.
Essa ação faz parte de uma série de iniciativas do Mapa para combater fraudes no mercado de azeites, que é considerado o segundo produto alimentar mais fraudado no mundo.
Dicas
Para evitar ser enganado, os consumidores devem tomar alguns cuidados ao escolher os produtos:
– Desconfie de preços muito abaixo da média.
– Verifique se a empresa está registrada no Mapa, se possível.
– Consulte a lista de produtos irregulares já apreendidos em ações do Mapa.
– Evite comprar azeite a granel.
– Fique atento à data de validade e aos ingredientes.
– Opte por produtos com data de envase mais recente.
Fonte: NativaNews
Agro Notícias
Nova indústria fortalece o setor agropecuário e amplia oportunidades em Mato Grosso
Nova Mutum, no estado de Mato Grosso, recebeu um importante investimento voltado para o aproveitamento das potencialidades do agronegócio, com foco no setor do algodão. A inauguração de uma nova unidade industrial na cidade representa um marco no processo de transformação do caroço de algodão em produtos de alto valor agregado, como óleo comestível, margarinas e insumos para nutrição animal.
Com capacidade para processar até 216 mil toneladas de caroço de algodão anualmente, a planta posiciona o estado como um líder na agroindústria brasileira. O projeto, que criará mais de 150 empregos diretos e 600 indiretos, fortalece toda a cadeia produtiva e aproveita a proximidade com a matéria-prima, dado que Mato Grosso é um dos maiores produtores de algodão do país.
A unidade industrial da Icofort Agroindustrial S/A, empresa cearense com filiais em Luiz Eduardo Magalhães e Juazeiro, na Bahia, é a primeira fora do Nordeste. Ela produzirá alimentos como óleos e margarinas, além de ingredientes para nutrição animal, como farelo e torta de algodão.
A instalação da nova indústria é resultado de uma colaboração entre os setores público e privado, com apoio de incentivos fiscais, como o diferimento do ICMS para operações internas com óleo bruto de algodão, aprovado pelo Conselho Deliberativo dos Programas de Desenvolvimento de Mato Grosso (Condeprodemat).
Segundo Silvio Rangel, presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), “O investimento em Nova Mutum é um exemplo claro de como a agroindústria pode mudar a realidade econômica e social do estado, promovendo o fortalecimento da cadeia produtiva do algodão e gerando desenvolvimento sustentável e emprego.”
A prefeitura de Nova Mutum, junto com o Senai Mato Grosso, também investiu em capacitação profissional para atender às demandas da indústria. O diretor regional do Senai MT ressaltou a importância dessa parceria para formar uma mão de obra qualificada que atenderá a indústria moderna e tecnológica da região.
A localização estratégica de Nova Mutum, no corredor logístico da BR-163, aliada à hospitalidade local, foi um fator decisivo para atrair o investimento. O secretário de Desenvolvimento de Mato Grosso, César Miranda, destacou a segurança jurídica e os incentivos fiscais oferecidos pelo estado, que tornam a região um polo atraente para grandes projetos industriais.
“Projetos como esse consolidam Mato Grosso como um dos principais centros da agroindústria no Brasil, beneficiando a população com empregos e oportunidades, além de fortalecer a nossa economia e o papel estratégico do estado no cenário nacional”, afirmou Miranda.
A instalação dessa nova planta é uma prova do potencial transformador do agronegócio, demonstrando como a combinação de cultivo, tecnologia e logística pode agregar valor a recursos naturais, colocando Mato Grosso em destaque como referência em inovação e sustentabilidade na agroindústria.
Fonte: CenarioMT
-
Polícia2 dias atrás
Dois são detidos após confusão em avenida de Colíder
-
Polícia1 dia atrás
Cavalaria apreende maconha, pasta base e cocaína e prende mulher por tráfico em Sorriso, na Tangará
-
Polícia2 dias atrás
Criminosos cortam fornecimento de energia, invadem residência e roubam R$ 7 mil e uma arma no bairro Novo Horizonte
-
Polícia2 dias atrás
Homem é detido após ser pego com som em volume alto e desafiar Guarda Municipal, dizendo que “não acontecerá nada”
-
Polícia2 dias atrás
Homem e “amigos” são detidos após serem pegos consumindo maconha no interior de veículo com criança de 1 ano
-
Política2 dias atrás
Rodrigo Benassi, prefeito eleito de Colíder, realiza cirurgia de urgência e se recupera de infecção séria no joelho
-
Polícia1 dia atrás
Pastor é assassinado a facadas em sua residência em MT
-
Polícia2 dias atrás
Bandidos armados fazem família refém e roubam carro, joias e dinheiro em Barra do Garças