Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Polícia

Vinte e quatro autores de assassinatos de mulheres em MT foram presos no primeiro semestre

O levantamento “Mortes Violentas de Mulheres e Meninas em Mato Grosso”, produzido pela Polícia Civil de Mato Grosso traz também um perfil de quem cometeu os crimes de homicídio e feminicídio no primeiro semestre deste ano. Entre os 45 autores dos homicídios de mulheres, identificados em 58% dos inquéritos policiais já concluídos, 24 foram presos em flagrante ou por mandados judiciais e, desses, 22 têm registros criminais, dois foram mortos e um cometeu suicídio. Os demais casos seguem em investigação.

Os autores com registros criminais anteriores respondem por delitos como tráfico, homicídio tentado e consumado, injúria, difamação, ameaça, lesão corporal, violência psicológica, roubo, porte de arma, furto, estelionato e dano. Os números apontam ainda que 80% dos autores dos homicídios de mulheres e meninas no estado têm entre 18 e 39 anos.

O relatório elaborado pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil elenca os homicídios de mulheres registrados no estado com base em dados dos boletins de ocorrência e peças investigativas. A análise detalha ainda o local dos homicídios e meio empregado, solicitação de medidas protetivas, perfis das vítimas, vínculo entre vítimas e autores dos crimes, índice de resolução e prisões e os efeitos da violência contra mulheres.

Leia Também:  Polícia Civil resgata casal mantido em cárcere privado por organização criminosa em Barra do Garças

Mato Grosso registrou no primeiro semestre deste ano 43 mortes de mulheres e meninas, sendo 18 delas classificadas como crimes de feminicídio. Em relação ao mesmo período do ano passado, as ocorrências tiveram redução de 16% nos homicídios de mulheres em geral e de 22% nos feminicídios.

Autores identificados

Em relação aos crimes caracterizados como feminicídios, quando as vítimas são mortas em decorrência da violência de gênero, violência doméstica e familiar, menosprezo ou discriminação à condição feminina, 100% dos inquéritos instaurados no primeiro semestre deste ano foram concluídos com a identificação dos autores. “Pela natureza, parte dos feminicídios tem a autoria elucidada ainda no local do fato, quando em decorrência da violência doméstica, em que o autor geralmente é o companheiro, namorado, ex-parceiro ou familiar”, destaca o setor de Inteligência Estratégica.

Nove vítimas de homicídios neste ano tinham registrado boletins de ocorrências contra os autores. Em 72% das mortes, os crimes ocorreram dentro de casa e armas de fogo foram empregadas em 68% dos homicídios.

Leia Também:  Polícia Militar prende quadrilha, apreende entorpecentes e recupera objetos furtados em Várzea Grande

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Animais

Pitbull é encontrado morto em Sorriso

Um cachorro da raça Pitbull foi encontrado morto e pendurado em uma árvore na Avenida Blumenal, em Sorriso (a 420 km de Cuiabá), na noite dessa quarta-feira (15). O caso está sendo investigado pela Polícia Civil como crime de maus-tratos a animais.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram o animal amarrado por cordas em um galho. O corpo foi retirado do local na manhã desta quinta-feira (16).

De acordo com a Polícia Militar, câmeras de segurança instaladas nas proximidades registraram o momento em que o cachorro, por volta das 21h20, apareceu no Lago da Rota do Sol seguindo duas pessoas. As imagens estão sendo analisadas para identificar os responsáveis.

Pela legislação brasileira, maltratar, abusar ou praticar qualquer ato de violência contra animais é crime. No caso específico de cães e gatos, a pena pode chegar a cinco anos de prisão, além de multa e perda da guarda do animal.

Reporter MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  PM prende dupla e apreende três armas de fogo em Canarana
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA