Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

MPMT recebe acadêmicos da Faculdade de Direito da UFMT 

Na terceira edição do projeto “Ministério Público sem mistério”, cerca de 60 acadêmicos da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) visitaram a sede da Procuradoria-Geral de Justiça em Cuiabá, nesta terça-feira (4), das 8h às 12h. Os estudantes foram recebidos pela subprocuradora-geral de Justiça Administrativa, Claire Vogel Dutra, e pelo coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) – Escola Institucional do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), Antonio Sergio Cordeiro Piedade. A atividade compôs a programação da Semana do Calouro do curso, que compreende palestras e visitas a instituições do sistema de Justiça. 

“Inicialmente quero dar as boas-vindas e dizer que é motivo de muita alegria para nós recebermos a academia, esse ambiente científico. E dizer que, ao desenvolver o projeto ‘Ministério Público sem mistério’, a escola institucional – braço acadêmico, pedagógico e cultural do Mistério Público de Mato Grosso, tem o objetivo de criar uma sinergia entre a instituição e a comunidade escolar”, afirmou Antonio Sergio Cordeiro Piedade. 

Representando o procurador-geral de Justiça, que não pôde comparecer em razão da reunião ordinária do Conselho Superior do Ministério Público, Claire Vogel Dutra destacou a importância do projeto por aproximar a instituição da comunidade escolar e por difundir o papel desempenhado pelo MPMT em defesa da sociedade. “Hoje vocês vão ouvir palestras excepcionais como promotores de justiça estudiosos, dedicados e que são apaixonados pelo que fazem. E com certeza sairão daqui um pouco apaixonados também, porque a alegria e a vocação deles é contagiante. E essa aproximação é importante porque desmistifica um pouco a nossa atuação”, considerou. 

Leia Também:  Nova Versão do PJe traz várias melhorias e funcionalidades para usuários do sistema

A subprocuradora enfatizou ainda que os acadêmicos de Direito são uma peça muito importante para a engrenagem que é o MPMT. “Temos muitos estagiários, que são fundamentais para o funcionamento do Ministério Público, inclusive da UFMT, uma grande parceira nossa. E recentemente regulamentamos o Programa de Residência com intuito de receber profissionais recém formados com intuito de nos auxiliar também. Os residentes são beneficiados com um curso de pós graduação, oferecido de forma gratuita por meio de uma parceria entre a Fundação Escola e a escola institucional”, informou. 

Diretor da Faculdade de Direito da UFMT, o professor Carlos Eduardo Silva e Souza, que foi estagiário voluntário e bolsista no MPMT, agradeceu à instituição por mais uma vez acolher os estudantes, propiciando uma “experiência maravilhosa e única”. “Uma das grandes lições que tive como estagiário no MPMT foi de que o promotor não é um promotor de acusação e sim um promotor de Justiça. Aqui pude conhecer mais de perto essa instituição tão atuante e importante para o Sistema de Justiça e para a sociedade”, contou. 

Leia Também:  Poder Judiciário de Mato Grosso

Também participaram do evento o diretor adjunto da Faculdade, professor Welder Queiroz dos Santos, e o coordenador de pós-graduação em Direito da UFMT, professor Marcelo Antônio Teodoro. 

Sobre o projeto – O “Ministério Público sem mistério” tem o objetivo de ampliar o convívio e aproximar o MPMT da comunidade escolar, bem como de difundir o papel constitucional do Ministério Público na defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. A iniciativa compõe o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2020-2024 do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) – Escola Institucional do MPMT. 
 

Fonte: Ministério Público MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cidades

Governador reconhece e destina 54 milhões para conclusão de obras projetadas na gestão do então prefeito Maninho de Colíder

O município de Colíder segue colhendo os frutos de um trabalho iniciado ainda na gestão do ex-prefeito Maninho. Diversas obras e investimentos recentemente anunciados pelo Governo do Estado fazem parte de um conjunto de projetos e demandas que foram articulados por Maninho durante sua administração.

Governador autorizou investimentos em rodovia e terminal aéreo e vistoriou obras de saúde; total de recursos aplicados no município supera R$ 150 milhões.

Durante visita à região norte de Mato Grosso, o governador Mauro Mendes, o vice-governador Otaviano Pivetta, o deputado federal e chefe da Casa Civil Fábio Garcia e o deputado estadual Beto Dois a Um, anunciaram uma série de investimentos e convênios voltados ao desenvolvimento de vários municípios da região.

Em sua passagem pela cidade, o governador autorizou o investimento de mais de R$ 54 milhões em novas obras e melhorias estruturais, reforçando o compromisso do Estado com o crescimento do município e de toda a região norte. A visita também incluiu vistorias em obras já em andamento nas áreas de educação e infraestrutura.

Entre os investimentos em execução em Colíder estão a reforma e ampliação da Escola Municipal Santa Paulina, o asfaltamento da Estrada do Planalto, a pavimentação da Estrada do CTG e a reconstrução da Escola Estadual Alzira Maria da Silva, que irão beneficiar diretamente centenas de famílias colidenses e fortalecer a infraestrutura educacional e urbana do município.

Leia Também:  Poder Judiciário de Mato Grosso

O Governador Mauro Mendes, reconheceu a contribuição do trabalho iniciado por Maninho, e fez questão de que o ex-prefeito acompanhasse a Comitiva Estadual durante a visita na região norte de Mato Grosso. Mendes reforçou em suas falas, a importância de gestões comprometidas com o planejamento e com a visão de futuro.

Nossa reportagem conversou com Maninho que agradeceu o governador Mauro Mendes, seu vice Otaviano Pivetta, deputados e demais integrantes da comitiva.

“Fico feliz em ver que o trabalho que iniciamos por Colíder continua avançando. O governador Mauro Mendes e toda sua equipe têm mostrado sensibilidade e responsabilidade com os municípios. Sou grato por ver nossos projetos se transformando em realidade e melhorando a vida das pessoas”, destacou o ex-prefeito.

A trajetória de Maninho em apenas 4 anos à frente da Prefeitura de Colíder, marcou pela dedicação e compromisso com o desenvolvimento, por isso vem sendo reconhecido como uma das principais lideranças de Colíder se destacando no cenário regional.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA