Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

Nova Mutum planeja complexo automobilístico para impulsionar esportes e turismo

Vereadores propõem iniciativa que promete movimentar economia e oferecer segurança a praticantes de modalidades radicais

Em sessão realizada nesta quarta-feira (15), os vereadores de Nova Mutum apresentaram a Indicação nº 286/2025, que propõe a criação de um complexo automobilístico no município. A iniciativa, de autoria do vereador Maciel Sousa (REPUBLICANOS) e subscrita por oito colegas, visa oferecer um espaço adequado e seguro para a prática de motocross, kart, kart cross, off-road e som automotivo.

Segundo os parlamentares, o projeto busca combater a prática de esportes em vias urbanas, reduzindo riscos à segurança pública e proporcionando uma infraestrutura profissional para entusiastas e atletas. O complexo seria construído em uma área afastada da zona residencial, com fácil acesso a rodovias e serviços de emergência, assegurando segurança e comodidade a usuários e espectadores.

A proposta detalha que o espaço contaria com pistas oficiais para treinos e competições, boxes cobertos, praça de alimentação e instalações sanitárias, com a expectativa de se tornar um polo esportivo de referência no interior de Mato Grosso. Além do incentivo ao esporte, o projeto prevê geração de empregos, aumento da renda local e estímulo ao turismo regional, através da realização de eventos automotivos.

Leia Também:  Sine disponibiliza 2,1 mil vagas de emprego em Mato Grosso nesta semana

Os vereadores ressaltam ainda a importância de parcerias público-privadas (PPPs) para a implantação e manutenção da estrutura, em colaboração com a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Cultura e federações esportivas.

A Indicação nº 286/2025 agora segue para análise do Poder Executivo, que avaliará a viabilidade técnica e orçamentária do projeto. Caso aprovada, a iniciativa pode transformar o cenário esportivo e de lazer de Nova Mutum, oferecendo novas oportunidades de entretenimento e profissionalização para pilotos e atletas locais.

Propaganda

Cidades

Vereador apresenta projeto para proibir competições de “Farmar Aura” em espaços públicos

Foi lido oficialmente durante a 69ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Cáceres, realizada nesta segunda-feira (3), o Projeto de Lei nº 01/2026, de autoria do vice-presidente da Casa, vereador Isaías Bezerra (Republicanos). A proposta pretende proibir a realização de campeonatos, disputas e eventos competitivos da prática conhecida como “aura farming” (“farmar aura”) em praças, parques, ginásios e demais espaços públicos do município.

Segundo o texto, a restrição tem como foco principal eventos que envolvam a participação, a presença ou a exposição de crianças e adolescentes.

De acordo com o projeto, considera-se “aura farming” a prática popularizada nas redes sociais em que pessoas realizam poses, gestos ou atitudes encenadas para ganhar prestígio e repercussão na internet, especialmente quando organizadas em formato de competição.

A proposta também proíbe a concessão de alvarás, autorizações, patrocínios e a cessão de espaços públicos para esse tipo de evento. No entanto, o projeto deixa claro que a vedação não se aplica a manifestações culturais, religiosas, artísticas ou esportivas tradicionais, nem a condutas individuais espontâneas que não tenham caráter competitivo.

Leia Também:  Atleta sorrisense é convocada para representar o Brasil no BRICS Sports Games na Rússia

Penalidades

Caso a lei seja aprovada, os organizadores que descumprirem as regras poderão sofrer penalidades que incluem desde advertência por escrito, multa de 10 Unidades Fiscais de Cáceres (UFICs/MT) cerca R$ 717,20, dobrada em caso de reincidência ou quando houver envolvimento de menores. Além da possível suspensão ou cassação do alvará de funcionamento de estabelecimentos envolvidos.

O projeto também determina que, sempre que forem constatadas crianças ou adolescentes em eventos proibidos, os órgãos de fiscalização comuniquem imediatamente o Conselho Tutelar e o Ministério Público de Mato Grosso (MPE) para adoção das medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Incentivo a atividades educativas

Como alternativa, a proposta autoriza o Poder Executivo a desenvolver campanhas de conscientização sobre os riscos de modismos virais e a ampliar projetos voltados ao contraturno escolar.

Entre as ações previstas estão a expansão de escolinhas esportivas nos bairros, oficinas de música, dança e teatro com valorização da cultura pantaneira, além de cursos de tecnologia e qualificação profissional.

Na justificativa do projeto, Isaías Bezerra cita um episódio ocorrido em Cuiabá, onde um encontro relacionado à prática foi proibido administrativamente no Parque das Águas. Segundo o parlamentar, a intenção é fazer de Cáceres um dos primeiros municípios a estabelecer uma legislação específica sobre o tema.

Leia Também:  Incêndio destrói 14 carros e parte de vegetação em pátio de guincho desativado em MT

Após a leitura em plenário, o Projeto de Lei nº 01/2026 segue para análise das comissões permanentes da Câmara antes de ser votado pelos vereadores.

O que é “aura farming”?

O termo “aura farming” ganhou popularidade nas redes sociais e refere-se à prática de realizar ações, poses, desafios ou comportamentos com o objetivo de ganhar popularidade, admiração ou repercussão na internet. Em alguns locais, essas práticas passaram a ser organizadas em disputas e competições, especialmente entre jovens, com gravações para plataformas digitais. O projeto de lei não proíbe a prática individual, mas busca impedir a realização de eventos competitivos em espaços públicos municipais, sobretudo quando envolvam crianças e adolescentes.

Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA