Animais
Pitbull solto no bairro Montserrat mata cachorro e assusta moradores em Nova Mutum
Na manhã desta terça-feira (21), a redação do Power Mix recebeu um vídeo enviado por uma moradora do bairro Montserrat, em Nova Mutum/MT, denunciando a presença de um pitbull solto nas ruas. O animal teria matado outro cachorro e intimidado moradores da região.
Nas imagens, é possível ver o cão ao lado do corpo do animal atacado. Segundo o relato da denunciante, o pitbull chegou a encarar uma mulher que passava de moto, obrigando-a a retornar por medo de ser atacada.
A moradora descreveu a cena em mensagem enviada à redação:
“Bom dia, pessoal. Tô mandando esse vídeo aqui agora, do lado da minha casa. Tem um pitbull solto, esse pitbull já matou um cachorrinho, olha, ele tá comendo o cachorrinho. Passou uma moça de moto e ela teve que voltar, porque ele encarou ela. Pelo amor de Deus, gente, se fosse uma criança, ele atacava também.”
O caso gerou revolta e preocupação entre os moradores, que pedem providências urgentes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, responsável por atuar em situações que envolvem animais soltos e risco à comunidade.
A pasta deve enviar uma equipe para realizar a captura e avaliação do cão, além de identificar o proprietário, que pode responder por omissão de guarda e responsabilidade, conforme prevê o Código Penal e a Lei de Crimes Ambientais.
Power Mix
Animais
Pitbulls podem ser proibidos no Brasil

Cães da raça pitbull podem ser proibidos de reproduzir Brasil. Apresentado na Câmara dos Deputados em 2024, o Projeto de Lei 1265/2024 prevê a proibição da comercialização, a reprodução e a importação de cachorros da raça “Pit Bull” em todo o território nacional.
Além das proibições diretas, o texto prevê “outras providências” e está indexado a temas como o manejo de animais potencialmente perigosos e a esterilização animal.
Caso o PL seja aprovado, estados e municípios terão o prazo de 90 dias após a virada, para registrar todos os animais da raça já existentes nos órgãos de saúde e zoonoses.
Perigo da raça pitbull
O texto ainda prevê regras de circulação com focinheira em locais públicos e a obrigatoriedade de castração dos animais existentes.
O projeto surge a partir da observação de casos envolvendo ataques de cães da raça, com registros de fugas de residências, ausência de equipamentos de segurança, ferimentos graves e até mortes.
Atualmente, a proposta de autoria do deputado Gilberto Nascimento (PSD/SP), está unida ao PL 2376/2003 e encontra-se na situação de “Pronta para Pauta no Plenário (PLEN). O projeto tramita em regime de prioridade e está sujeito à apreciação do Plenário.
Sobre a raça pitbull
Originária dos Estados Unidos no século XIX, a raça American Pit Bull Terrier surgiu a partir do cruzamento entre os antigos buldogues e terriers.
O animal é frequentemente associado a uma fama de agressividade devido ao mau uso histórico e à criação irresponsável. No entanto, o pitbull puro destaca-se por ser dócil, brincalhão e profundamente apegado à sua família humana.
-
Cidades1 dia atrásSinop e Nortão podem ter apenas Juarez Costa como representante na Câmara Federal
-
Entretenimento1 dia atrásAgosto terá dois eclipses visíveis em diferentes partes do mundo; eclipse lunar poderá ser visto no Brasil
-
Mato Grosso1 dia atrásGoverno rescinde contratos e multa empresas em R$ 7,2 milhões por falhas na MT-170
-
Cuiabá1 dia atrásColeguinha leva veneno de rato para escola em Cuiabá, sete crianças têm contato com substância e uma vai parar no HMC
-
Economia1 dia atrásSalários de até R$ 53 mil e falta de profissionais: veja as 10 profissões mais valorizadas
-
Eleições1 dia atrásEleitor tem até 20 de agosto para solicitar voto em trânsito nas eleições
-
Polícia1 dia atrás‘Festinha’ de menores deixa adolescente de 15 anos desacordada em Confresa
-
Economia1 dia atrásNova Mutum é um dos município que mais recebeu repasse de ICMS em junho, mais de 13 milhões de reais





