Vídeos
Mulher é presa após fica “peladona” e causar confusão em MT; veja vídeo

Foto: Divulgação
Uma mulher foi presa, na última segunda-feira (10), após tirar a roupa e circular ‘peladona’ pelas ruas da cidade de Alto Araguaia (420 km de Cuiabá). A mulher teve que ser atendida por uma equipe médica antes de ser conduzida por ato obsceno.
Segundo informações da Polícia Militar, a equipe foi acionada por populares relatando que uma mulher havia tirado toda a roupa e estava causando alvoroço pelas ruas da região central da cidade. Imagens mostram a mulher deitada no meio da rua, atrapalhando o fluxo de veículos.
A mulher ainda estava abordando alguns motoristas. As motivações do ato da suspeita não foram esclarecidas no registro da ocorrência, mas testemunhas acreditam que ela estivesse bêbada, sob efeito de remédios ou até mesmo de drogas.
Fonte: Folha Max


Saúde
‘Mutirão da Catarata’ devolve a visão a pacientes de Diamantino
“Eu não podia ler mais, tinha que trazer o papel bem pertinho para poder enxergar”, contou a aposentada Nilce de Carvalho Garcia de 77 anos. Ela foi um dos 22 pacientes diagnosticados com catarata pela atenção básica de saúde de Diamantino. Todos os pacientes fizeram a cirurgia de catarata no Pronto Atendimento Municipal Dr. Leônidas Nascimento Vidigal nesta sexta-feira (13.05). A realização do procedimento é inédita no município e possível devido ao Programa Mais MT Cirurgias da Secretaria de Estado de Saúde – SES/MT em parceria com a Prefeitura de Diamantino.
Na antessala de cirurgia, o morador do bairro Buriti, Osvaldo Souza de 71 anos, que trabalhava com serviços gerais até poucos meses antes da pandemia do novo coronavírus, quando após um mal-estar devido a visão turva o tirou de suas atividades laborais.
“Eu trabalhava limpando quintais, fazendo todo o tipo de serviço e precisava enxergar bem para não deixar nada para trás, foi quando percebi que a visão estava cada dia mais embaçada, até que um dia durante o trabalho tive um mal-estar, vindo parar no Pronto Atendimento e achando que ficaria cego”, relatou.
Osvaldo ainda contou que teve seu procedimento cirúrgico marcado, porém cancelado devido à pandemia da Covid-19, quando em todo o país foi interrompida a realização de procedimentos ambulatoriais e cirurgias eletivas.
Responsável pelos procedimentos realizados no dia de hoje, o médico oftalmologista Antônio Sardinha explicou que a “catarata” é a densificação do cristalino ocular ocasionado pelo envelhecimento, porém podem também estar associadas a alterações metabólicas, ou até mesmo em crianças por hereditariedade e pontua que o procedimento é rápido e indolor, tendo resultados imediatos pós-cirúrgico.
“Este tipo de catarata é denominada de catarata senil, que está relacionada a idade. Conforme a pessoa vai envelhecendo o cristalino também envelhece e vira a catarata. Então tiramos esse cristalino doente e colocamos uma lente intraocular, que faz com que a pessoa volte a enxergar e até mesmo em muitos casos fazendo com que a pessoa deixe de usar óculos para longe”, explica.
A cirurgia, detalhou o médico, demora entre 5 a 10 minutos e o tempo de recuperação depende de cada pessoa, do uso dos colírios com antibiótico e corticoide e também do repouso que é o mais importante, já no mesmo dia ela consegue enxergar bem.
Redução da fila de espera pela cirurgia
Conforme explica Ludmilla Carris, enfermeira do município de Diamantino, o mutirão em parceria com a SES/MT, através do Programa Mais MT Cirurgias, tem o objetivo de reduzir uma demanda reprimida para a realização de consultas e procedimentos oftalmológicos desde o ano de 2015 que se estendia até junho de 2021.
“Constatamos que entre o período de 2015 a junho de 2021, havia uma demanda reprimida por consultas oftalmológicas em Diamantino, e a destinação de recursos através do programa do Governo do Estado nos colocou em condições de realizar estes procedimentos e também de consultas”, afirmou.
O mutirão se estende neste final de semana com consultas oftalmológicas, agendadas para este sábado (14) e domingo (15) na Estratégia de Saúde da Família – ESF Central, a partir das 07h00 com parada para almoço e retorno às 13h00, onde espera-se que sejam atendidas 150 pessoas, pré-agendadas, incluindo os retornos dos procedimentos efetuados hoje.
Haron Álvares
-
Destaque6 dias atrás
MP move ação para suspender flexibilização da posse de arma em Diamantino e mais 21 municípios
-
Cidades3 dias atrás
Homem é morto a tiros durante confusão em baile funk em Diamantino
-
Cidades6 dias atrás
Moto Clube de Colíder sediará etapa do Matogrossense de Motocross 2022
-
Destaque6 dias atrás
Diamantino lança programa que vai ensinar robótica para alunos
-
Destaque23 horas atrás
Casos de Varíola do Macaco é investigado em Diamantino e outras cidades
-
Cidades23 horas atrás
Feira agropecuária de Diamantino deve injetar R$ 8 milhões na cidade
-
Agro Notícias6 dias atrás
Petrobras anuncia nova redução no preço do diesel
-
Agro Notícias6 dias atrás
Recursos do Pronaf no Plano Safra irão aumentar em 12%