Saúde

MT está com UTIs lotadas há uma semana e fila de espera por vaga tem mais de 100 pacientes

Desde a última segunda-feira (8), o estado está com ocupação máxima dos leitos de UTI para casos de coronavírus. Fila cresceu nos últimos dias.

Publicados

em

Mato Grosso está com os leitos de UTI lotados — Foto: Facebook/Reprodução

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) informou que 104 pacientes com Covid-19 aguardam vaga de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso. Desde a última segunda-feira (8), o estado está com ocupação máxima dos leitos de UTI para casos de coronavírus. Desde então não existe mais vagas para novas internações.

A fila tem aumentado de acordo com o crescimento no número de infectados. Na sexta-feira (12), havia 102 pessoas à espera de leito de UTI para tratamento da Covid-19.

Tem mais de uma semana que o governo de Mato Grosso pediu ajuda aos outros estados para a transferência desses pacientes com Covid-19 para UTIs, mas nenhum paciente foi transferido até esta segunda-feira (15).

Na semana passada, o governador Mauro Mendes (DEM) anunciou a abertura de 500 leitos clínicos com ventilação mecânica e 160 de UTI para atender pacientes com Covid-19.

Essa é a segunda vez que a saúde de Mato Grosso entra em colapso desde o início da pandemia. Em julho do ano passado, também houve falta de vagas para os pacientes com a doença.

Leia Também:  Vacina da Pfizer causaria frustração nos brasileiros, diz ministério

Mato Grosso registrou 6.370 óbitos em decorrência do coronavírus até agora e 272.232 casos da doença. Destas mortes, 354 foram nos últimos 7 dias.

Entre os infectados atualmente, 462 estão em leitos de UTI do SUS e 490 em enfermarias de hospitais públicos. A taxa de ocupação está em 94,9% para UTIs adulto e em 65% para enfermarias adulto.

Enquanto esperam por vaga de UTI, alguns pacientes não resistem, como é o caso de Sérgio Randerson Correa, de 47 anos, que faleceu na quinta-feira (11). Ele estava internado em um hospital particular de Primavera do Leste, a 243 km de Cuiabá, e esperou a liberação de um leito de UTI durante uma semana. Sérgio é pai do lutador de jiu-jitsu Kaike Angelim.

A vacinação continua lenta no estado. Pouco mais de 3% da população foi imunizada até agora.

O número de vacinas é insuficiente pra imunizar os grupos prioritários.

Ao todo, Mato Grosso recebeu aproximadamente 280 mil doses das vacinas contra a Covid-19.

Leia Também:  Butantan começa a distribuir 3,9 milhões de vacinas contra covid-19

O último levantamento da prefeitura da capital aponta que 30 mil pessoas receberam a primeira dose e 14.824 a segunda dose. Nesta semana o município pretende retomar a vacinação de idosos com 80 anos ou mais e tem 2.300 doses já reservadas.

O caminho da vacina em Mato Grosso: as doses chegam até Cuiabá. São separadas e catalogadas para cada município e, só então, são distribuídas. Na maioria das vezes são embarcadas em aeronaves do Ciopaer para os Escritórios Regionais de Saúde – que ficam em Rondonópolis, Diamantino, Tangará da Serra, Pontes e Lacerda, Cáceres, Água Boa, Alta Floresta, Barra do Garças, Juína, Juara, Sinop, São Félix do Araguaia, Porto Alegre do Norte e Peixoto de Azevedo.

Os responsáveis pela vacinação nos municípios buscam as vacinas nessas cidades e então começam a vacinar.

Fonte: G1 MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Saúde

Governo anuncia distribuição de doses para a próxima segunda

Publicados

em


O presidente Jair Bolsonaro anunciou hoje (8) que o Ministério da Saúde enviará 3,9 milhões de vacinas AstraZeneca/Fiocruz para todos os estados e o Distrito Federal. A Região Norte receberá 281,4 mil doses, a Região Nordeste terá 984,1 mil doses e a Região Centro-Oeste receberá 294,1 mil doses. Já as regiões Sudeste e Sul receberão 1,79 milhão e 624,3 mil doses, respectivamente. O comunicado foi feito em redes sociais.

Além disso, o Ministério da Saúde distribuiu quase 1 milhão de vacinas da Coronavac/Butantan para uso apenas como segunda dose. A ideia é completar os esquemas vacinais de mais de 900 mil pessoas. As doses da Coronavac começaram a ser entregues ontem (7).

Confira abaixo a divisão das doses do Butantan por UF:

Leia Também:  Queiroga faz apelo para que vacinados não deixem de tomar segunda dose
Região Norte
RO 7,5 mil
AC 3,2 mil
AM 14,7 mil
RR 2,3 mil
PA 31,2 mil
AP 3,2 mil
TO 6,4 mil
Região Nordeste
MA 27,7 mil
PI 13,3 mil
CE 38 mil
RN 15,6 mil
PB 16,9 mil
PE 40,6 mil
AL 15 mil
SE 10 mil
BA 60,2 mil
Região Sudeste
MG 100,2 mil
ES 20 mil
RJ 96 mil
SP 226 mil
Região Sul
PR 57,8 mil
SC 55,8 mil
RS 63,6 mil
Região Centro-Oeste
MS 13,3 mil
MT 14,8 mil
GO 32,2 mil
DF 14,4 mil

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

Fonte: EBC Saúde

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA