Mato Grosso
Ambulâncias destinadas pela Assembleia Legislativa ajudam a reduzir o tempo de transporte de pacientes e contribuem para salvar vidas em Mato Grosso

(Foto: Junior Silgueiro/GComMT)
No Estado de Mato Grosso, a estrutura de saúde pública enfrenta desafios de cobertura territorial muito grande, com municípios pequenos ou distantes tendo oferta não suficiente de exames, cirurgias e atendimentos especializados. Muitos municípios dependem diretamente dos grandes Hospitais Regionais para procedimentos de média e alta complexidade, pois são neles que se concentram recursos, equipes e equipamentos.
Isso faz com que o transporte de pacientes até os hospitais regionais seja um elo crítico para garantir acesso à saúde, em especial nas emergências ou para casos que exigem intervenção rápida.
Quando o sistema de transporte é precário ou demorado, o cidadão sofre seja em atraso de atendimento, agravamento de quadro ou até impossibilidade de acesso.
A ALMT (Assembleia Legislativa de Mato Grosso), por meio de emendas parlamentares impositivas, vem destinando recursos para municípios adquirirem ambulâncias e fortalecerem o transporte de pacientes. Alguns exemplos:
Em dezembro de 2016, foi anunciada uma “ação inédita” em que a ALMT em parceria do o governo estadual entregaram ambulâncias a 141 municípios de Mato Grosso, com aproximadamente R$ 23 milhões investidos — dos quais cerca de R$ 20 milhões vieram da ALMT.
Em 2020, em pleno período da epidemia da COVID 19, o então deputado Silvio Fávero (in memoriam) destinou emenda de sua autoria de R$ 200 mil para aquisição de ambulância para o município de Lucas do Rio Verde.
Em outubro de 2023, por meio de emenda do deputado Dr. Eugênio, o município de Alto Garças recebeu uma emenda de R$ 200 mil para aquisição de nova ambulância.
Em abril de 2025, o deputado Valmir Moretto destinou uma ambulância para o município de Rio Branco, outra para distrito de Caramujo, em Cáceres, uma para o município Campos de Júlio e Unidade Odontológica Móvel para Mirassol D’oeste. Recentemente a prefeitura de Itaúba recebeu uma ambulância semi UTI adquirida com recursos estaduais viabilizados por emenda do deputado Nininho. E neste ano o deputado Thiago Silva destinou emenda de R$ 1 milhão para a compra de ambulâncias em Rondonópolis.
Se fizermos uma análise superficial, destacaremos o fato de que os parlamentares do Legislativo estadual têm contribuído para a potencialização do transporte sanitário nos municípios.
Além disso, a ALMT destaca que seu modelo de emendas impositivas já obteve elevada efetividade (índice de execução subindo de 47% em 2019 para 99,68% em 2023).
Mesmo com os investimentos, persistem reclamações e falhas no transporte de pacientes nos municípios. Entre as dificuldades relatadas pelos pacientes, estão as distâncias elevadas entre os municípios e o acesso ao atendimento na capital Cuiabá, ambulâncias insuficientes ou indisponíveis, pacientes que aguardam por transporte ou precisam esperar a liberação de veículo, eventuais devoluções ou demora de implementação dos veículos adquiridos.
Relatos como o de Aripuanã, por exemplo, com porta de ambulância abrindo durante trajeto, longas esperas por transferência na região de Colíder, defeitos mecânicos por tempo de uso e famílias que precisaram contratar ambulância particular ou levar paciente por conta própria.
Os investimentos em ambulâncias têm o potencial de reduzir o tempo entre a solicitação de atendimento e o deslocamento até hospitais regionais, melhorando a chance de atendimento em situações de urgência e emergência.
Para cidadãos de municípios menores ou localizados longe dos grandes centros, conseguir um veículo de transporte sanitário em boas condições significa, menor risco de agravamento durante o trajeto; agilidade de acesso aos hospitais regionais; menos necessidade de custear transporte particular ou depender da sorte; mais dignidade no atendimento e menos espera em ambientes improvisados.
Portanto, as doações fomentadas pela ALMT ajudam a aproximar o serviço de saúde das pessoas, permitindo que municípios mantenham ou melhorem sua capacidade de atuar como suporte para a rede regional.

Veículo ficou destruído após pegar fogo na MT-170
Apesar dos avanços, ainda demandam atenção:
A centralização dos atendimentos especializados em hospitais regionais.
Municípios que não dispõem de ambulância, que têm frota reduzida ou veículos antigos.
Possível subutilização ou demora na efetiva entrega dos veículos adquiridos através de emendas parlamentares.
A necessidade de manutenção contínua, treinamento de equipes, condições da estrada, coordenação entre município e o estado.
Como o paciente deve buscar seu direito ao transporte ágil e digno
Para que o cidadão em Mato Grosso possa exigir transporte adequado de ambulância pública, seguem orientações práticas:
Verificar o serviço local junto a Secretaria Municipal de Saúde do seu município para saber se há ambulância disponível para transporte intermunicipal ou de emergência.
Registrar a solicitação formalmente, anotando data, hora, nome do servidor atendente ou protocolo se houver.
Se for caso de urgência/emergência ou risco de agravamento, destaque esta condição ao solicitar o veículo, informando se o transporte será para exame, cirurgia, retorno hospitalar, ou transferência para hospital regional.
Pergunte qual o prazo estimado para chegada da ambulância, caso haja demora ou recusa, documente a situação: tempo de espera, justificativa da prefeitura ou unidade de saúde.
Se houver recusa ou inércia, procure a ouvidoria da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso ou do município.
Utilize o canal da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso – “Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)” para solicitar informações sobre emendas destinadas ao transporte sanitário. Assembleia Legislativa de Montana
Em último caso, registre reclamação no Ministério Público estadual ou defensor público, mencionando que o direito à saúde está previsto na Constituição e no sistema público estadual.
Verifique no Portal da Transparência ou no “Painel das Emendas Parlamentares” se o município foi beneficiado com emenda para ambulância e se o veículo já foi entregue e está em operação. Tesouro Transparente+1
Procure o Deputado Estadual que representa a sua cidade ou região, para solicitar condições seguras e conforto para os pacientes. O seu representante no parlamento estadual deve cobrar a administração pública quanto a sua responsabilidade e corrigir o problema.
Com o transporte adequado e operacional, a expectativa é que mais vidas sejam salvas, mais tratamentos sejam realizados a tempo, e mais municípios ganhem autonomia.
David Vieira
Ideal MT
Mato Grosso
Governador Otaviano Pivetta autoriza convocação de 430 aprovados em concurso da PM

O governador Otaviano Pivetta autorizou, na noite desta quinta-feira (28.5), a convocação de mais 430 aprovados no concurso público da Secretaria de Estado Segurança Pública (Sesp) para a Polícia Militar. Serão chamados 400 novos soldados e 30 oficiais para reforçar o efetivo da corporação.
“Esses novos soldados vão se formar em oito cidades-polo do Estado, sendo 50 em cada município, e onde eles se formarem eles vão atuar. Todos serão designados para o interior do Estado, para reforçar ainda mais a segurança de toda a população”, afirmou o governador.
A secretária de Estado de Segurança Pública, coronel PM Susane Tamanho, ressaltou que a convocação representa mais um avanço no fortalecimento das forças de segurança e no atendimento das demandas da população mato-grossense, especialmente nos municípios do interior do Estado.
“É o planejamento que o Governo do Estado coloca em prática para ampliar a estrutura da segurança pública. Um chamamento extremamente importante, principalmente para atender essas cidades-polo, levando mais segurança para a população”, destacou.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Fernando Tinoco, explicou que os municípios que vão receber o curso de formação foram escolhidos de forma estratégica para potencializar a atuação da instituição.
“Esse reforço no efetivo é mais uma camada de segurança que nós levamos para o interior do Estado. Essas cidades que vão sediar a formação dos novos policiais e depois incorporá-los no efetivo foram escolhidas considerando os indicadores criminais. Por isso, nosso objetivo é levar o reforço desde o estágio desses novos policiais, garantindo mais segurança para o cidadão”, observou.
A nova convocação reforça o compromisso do Governo de Mato Grosso com o fortalecimento da segurança pública, que tem recebido, ao longo dos últimos sete anos, investimentos históricos para melhorias no armamento, viaturas, tecnologias e estruturação das unidades, além da valorização dos profissionais.
Desde 2019, o Estado já convocou 1.338 novos profissionais para cargos efetivos na Polícia Militar. A última convocação ocorreu no mês de abril, quando 41 candidatos foram convocados para o cargo de aluno-soldado e 12 para aluno-oficial.
A lista de novos convocados será publicada no Diário Oficial do Estado nos próximos dias.
Acompanharam a agenda o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, os comandantes dos Comandos Regionais de Cuiabá e Várzea Grande e de batalhões da região metropolitana, além da diretoria da Polícia Militar.
-
Cidades2 dias atrásSanta Rita do Trivelato recebe empresa interessada em estudos sobre potencial de petróleo e gás natural
-
É Direito2 dias atrásJustiça determina reintegração de posse de área de 3,3 mil hectares em Santa Rita do Trivelato
-
Fatalidade2 dias atrásMorador de Sinop morre na guerra Rússia/Ucrânia; “Sinop também derruba drone, derrubei hoje, Lisboa”
-
Acidente2 dias atrásFerrari e Tesla batem durante corrida que aconteceu no Parque Novo Mato Grosso; VÍDEO
-
Justiça2 dias atrásTRE-MT reúne partidos, federações e advogados para debater propaganda, inteligência artificial e regras do processo eleitoral
-
Saúde2 dias atrásDoar sangue e salvar vidas: um gesto simples que transforma o mundo
-
É Direito2 dias atrásSaga Pantanal é condenada a pagar R$ 10 mil após Fiat Toro dar defeito com uma semana de uso
-
Cidades2 dias atrás“Beatificação do padre Nazareno torna região Oeste de MT referência religiosa no país”, afirma governador





