Política
Lula deve visitar Mato Grosso nos próximos dias

Preocupado em ganhar terreno e diminuir a rejeição que enfrenta em setores ligados ao agronegócio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve começar nesta semana a fazer um giro por estados nos quais há forte apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A expectativa do governo federal é a de que Lula participe de inaugurações e anuncie entregas para o agro, para tentar uma aproximação maior com o setor – o principal responsável pelo crescimento de 2,9% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no ano passado.
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), disse ao site Poder360 que Lula fará anúncios importantes “em todos os estados que vai visitar”.
O primeiro compromisso do presidente será a inauguração de uma fábrica de fertilizantes na Serra do Salitre, em Minas Gerais – estado em que Lula derrotou Bolsonaro por uma diferença de 0,4 ponto percentual nas eleições de 2022.
Dois dias depois, será a vez de visitar Porto Alegre, também para entregas direcionadas ao agro. Nas próximas semanas, Lula também passará por Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Goiás.
Em fevereiro, Fávaro já havia anunciado que Lula pretendia se aproximar de empresários de diferentes setores do agronegócio.
“No final do ano passado, nós começamos a trazer [empresários] aqui no Palácio do Planalto, para conversar com ele, reivindicar, trocar ideias. Ele já pediu para retomar isso. Já tem três setores da economia do agro que querem visitas com o presidente”, afirmou o ministro.
Em junho de 2023, Lula disse que a restrição que setores do agro tinham em relação ao seu governo era “ideológica”, não por razões econômicas.
“Eu tenho noção do que fizemos, tenho noção que o problema deles conosco é ideológico. Não é dinheiro. Vamos fazer um bom plano Safra porque queremos que a agricultura brasileira continue produzindo, plantando cada vez mais, para a gente continuar exportando”, afirmou, na época.
Eleições
Botelho reúne centenas de apoiadores em Nova Mutum e destaca investimentos destinados ao município
Candidato à reeleição para deputado estadual esteve no Sindicato Rural neste sábado (26); encontro reuniu vereadores, lideranças políticas, apoiadores e eleitores
O candidato à reeleição para deputado estadual Eduardo Botelho (MDB) cumpriu agenda neste sábado, 26 de setembro, em Nova Mutum, onde participou de uma grande reunião com correligionários, apoiadores, amigos e lideranças políticas do município.
O encontro aconteceu no salão do Sindicato Rural de Nova Mutum e reuniu centenas de pessoas. Os assentos disponíveis foram ocupados e parte do público acompanhou as manifestações e discursos em pé. A mobilização teve como foco a apresentação das ações já desenvolvidas pelo parlamentar, o agradecimento pelas parcerias mantidas com lideranças locais e a defesa da continuidade dos investimentos destinados ao município.
A presença de Botelho em Nova Mutum também foi registrada pela imprensa regional. Durante a agenda deste sábado, o parlamentar concedeu entrevistas e afirmou que busca a continuidade de seu trabalho na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
Entre as lideranças presentes estavam os vereadores José da Paixão Nonato, Beatriz Corrêa, Lurdes Costa Marques e Ataíde Luiz da Silva, o Baguncinha. Também participaram Vagmar, esposo da vereadora Lurdes, Ricardo Adriane, assessor de Eduardo Botelho, além do ex-prefeito de Diamantino Juviano Lincoln e outras lideranças políticas e comunitárias da região.
Recursos destinados à saúde
Ao longo dos últimos anos, a relação entre Botelho e Nova Mutum resultou na destinação e articulação de recursos para diferentes setores, com destaque para a saúde pública.
Em março de 2024, por exemplo, após uma articulação envolvendo o então presidente da Câmara José da Paixão, o prefeito Leandro Félix e outros vereadores, Botelho assegurou uma emenda parlamentar de R$ 600 mil para a saúde de Nova Mutum. O recurso foi posteriormente registrado pela Secretaria de Estado de Saúde para custeio de serviços de Média e Alta Complexidade no município.
Em anos anteriores, Botelho também havia destinado recursos para custeio da saúde e para o transporte escolar. Em visita realizada ao município em 2022, a própria assessoria parlamentar informou que aproximadamente R$ 702 mil já haviam sido viabilizados para custeio da saúde e aquisição de ônibus escolar.
Outra articulação posteriormente divulgada pelas lideranças municipais apontou a destinação de recursos para consultas, exames especializados e procedimentos destinados aos pacientes da rede pública de saúde.
Agricultura familiar também recebeu investimentos
A agricultura familiar é outro setor que recebeu ações articuladas junto ao parlamentar.
Neste ano, 76 kits de ferramentas e equipamentos agrícolas foram entregues para atender produtores de Nova Mutum. A iniciativa contou com atuação dos vereadores José da Paixão, Beatriz Corrêa, Baguncinha e Lurdes Costa Marques junto ao deputado Eduardo Botelho. Os conjuntos incluíram carriolas, enxadas, cavadeiras, picaretas, facões, foices, serrotes, bombas costais e outros equipamentos utilizados diariamente pelos pequenos produtores.
Também em 2026, Nova Mutum esteve entre os municípios contemplados com ônibus destinado ao transporte escolar, por meio de indicações parlamentares de Botelho e ações executadas pelo Governo de Mato Grosso.
Essas ações se somam às articulações realizadas ao longo dos últimos mandatos nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e atendimento às comunidades rurais.
Ferrovia é uma das ações estruturantes com impacto direto na região
Além das emendas direcionadas ao município, Botelho também esteve envolvido na articulação legislativa que possibilitou a implantação da primeira ferrovia estadual de Mato Grosso.
A Assembleia Legislativa aprovou mudanças constitucionais que permitiram ao Governo do Estado estruturar a concessão ferroviária. O projeto contempla o eixo que parte de Rondonópolis em direção a Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, criando uma nova alternativa logística para uma das principais regiões produtoras do Estado.
Embora o investimento seja privado e não corresponda a uma emenda parlamentar de Botelho, a participação da Assembleia e do então presidente da Casa fez parte do processo institucional que possibilitou o avanço do empreendimento.
Histórico eleitoral coloca Botelho entre os nomes de votação expressiva
Eduardo Botelho chega às eleições de 2026 buscando mais um mandato depois de ter obtido uma das maiores votações para deputado estadual em Mato Grosso no pleito de 2022.
Naquela eleição, recebeu 51.998 votos e terminou entre os candidatos mais votados para a Assembleia Legislativa. Os dados oficiais estão disponíveis nos sistemas de resultados do Tribunal Superior Eleitoral.
Em Nova Mutum, foram 1.427 votos em 2022, mostrando que o município já representava uma das bases eleitorais do parlamentar no interior do Estado.
Diante desse histórico, apoiadores e lideranças que participaram da reunião deste sábado trabalham com a expectativa de que Botelho possa novamente alcançar uma votação expressiva no pleito deste ano. O desempenho, entretanto, somente será conhecido após a apuração oficial das urnas.
Lideranças reforçam parceria com Nova Mutum
A reunião no Sindicato Rural também serviu para reunir parte das lideranças que, nos últimos anos, fizeram a interlocução entre Nova Mutum e o gabinete do deputado.
José da Paixão, Beatriz Corrêa, Lurdes Costa Marques e Baguncinha estiveram diretamente envolvidos em diferentes demandas encaminhadas ao parlamentar, principalmente nas áreas de saúde e agricultura familiar.
O encontro deste sábado reforçou justamente esse histórico de articulação. Para os participantes, as emendas, equipamentos e demais ações destinadas ao município foram apresentados como resultados da parceria entre representantes locais e o Legislativo estadual.
Com a aproximação das eleições de outubro, Botelho intensifica sua agenda pelo interior de Mato Grosso. Em Nova Mutum, a mobilização deste sábado reuniu apoiadores em torno de sua candidatura e colocou no centro do debate os investimentos já destinados ao município e as novas demandas apresentadas pelas lideranças locais.
-
Acidente5 dias atrásAvião usado na campanha de Júlio Campos faz pouso forçado em rodovia
-
Eleições7 dias atrásReinaldo Morais visita Nova Mutum ao lado de Otávio Xerife e apresenta propostas a empresários e moradores
-
Acidente5 dias atrásRick, da dupla com Renner, morre aos 59 anos em queda de helicóptero em Santa Catarina
-
Eleições6 dias atrásAline Félix aposta na força de Nova Mutum e busca espaço do Republicanos na Câmara Federal
-
Eleições2 dias atrásPivetta e Mauro intensificam campanha com discurso de continuidade e defesa da gestão em Mato Grosso
-
Cidades5 dias atrásMax Russi destaca ações para fortalecer agricultura familiar em MT
-
Eleições6 dias atrásEduardo Botelho reúne apoiadores e lideranças políticas neste sábado em Nova Mutum
-
Política5 dias atrásWellington defende expansão da bioenergia com mais empregos e desenvolvimento social em MT





























