Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Maninho leva pauta dos municípios de Mato Grosso ao debate internacional no Summit Brasil–Índia–Indonésia

O vice-presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Hemerson Máximo, o Maninho, está representando Mato Grosso no Summit Anual Brasil–Índia–Indonésia, realizado em Campinas (SP). O encontro reúne autoridades governamentais, empresários, investidores, câmaras de comércio e representantes do ecossistema de inovação e do comércio exterior, com foco na integração entre três das maiores economias emergentes do planeta.

O summit tem como objetivo principal aproximar governos e mercados, criando um ambiente favorável à geração de negócios, à construção de parcerias institucionais e à cooperação internacional de longo prazo. A proposta é abrir caminhos para que empresas e municípios brasileiros se posicionem estrategicamente nesse eixo trilateral formado por Brasil, Índia e Indonésia.

Durante o evento, Hemerson Máximo destacou a importância histórica do encontro, que marca a realização do primeiro fórum oficial da Câmara Brasil–Indonésia. Ele também ressaltou a expressiva presença de representantes de Mato Grosso, reforçando o interesse do estado em ampliar sua inserção no cenário internacional. A agenda conta ainda com a participação dos prefeitos Alei Fernandes (Sorriso), Marcos Feldhaus (Cláudia) e Sérgio Machnic (Primavera do Leste), que recentemente integraram missão oficial à Índia.

Leia Também:  Governo Federal anuncia Plano Safra 2024/25 de R$ 400,59 bilhões

Segundo Maninho, as discussões estão concentradas na transferência de tecnologia, na expansão de parcerias internacionais e na abertura de novos mercados, com atenção especial à Indonésia. O país asiático desponta como um dos maiores mercados consumidores do mundo, com população jovem e crescente demanda por alimentos, o que desperta grande interesse do agronegócio mato-grossense.

Entre os temas debatidos estão a habilitação de frigoríficos de carne bovina para exportação, o interesse indonésio na aquisição de do leite produzidos em Mato Grosso — como o leite em pó — e a atração de investimentos voltados ao fortalecimento da cadeia leiteira no estado. Também foram apresentadas soluções de intercâmbio tecnológico, especialmente na área de fertilizantes, com destaque para a nanotecnologia aplicada à ureia, voltada ao aumento da eficiência no agronegócio e na pecuária.

Outro ponto relevante da programação foi a apresentação de uma tecnologia inovadora para a melhoria de estradas vicinais. A solução pode representar um avanço significativo para os municípios mato-grossenses, principalmente no que se refere à manutenção e à qualidade das vias de terra, essenciais para o escoamento da produção rural.

Leia Também:  Parceria: Programa de combate à violência de gênero da PM será lançado sexta no Tribunal

A participação da AMM no Summit Brasil–Índia–Indonésia reforça o compromisso da entidade em promover os municípios de Mato Grosso no cenário internacional, buscando investimentos, inovação e novas oportunidades de desenvolvimento econômico sustentável, com impactos diretos na geração de emprego, renda e qualidade de vida da população.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cidades

Mato Grosso deixa de destruir maquinários apreendidos e passa a destiná-los aos municípios

Mato Grosso deu um passo importante na política ambiental ao adotar uma nova destinação para maquinários apreendidos em fiscalizações. A partir de agora, os equipamentos não serão mais destruídos, mas repassados às prefeituras para utilização em obras e na manutenção de estradas, principalmente nas regiões que atendem a agricultura familiar.

A mudança foi formalizada por meio de um memorando de intenções firmado pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), em parceria com o Governo do Estado, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) e o Ministério Público Estadual.

A iniciativa representa uma mudança de paradigma na gestão dos bens apreendidos, transformando equipamentos que antes eram inutilizados em ferramentas de apoio ao desenvolvimento local. Na prática, os maquinários passam a contribuir diretamente com a infraestrutura dos municípios, fortalecendo o escoamento da produção e o atendimento às comunidades rurais.

Segundo o presidente da AMM, Hemerson Máximo, conhecido como Maninho, a medida é resultado da atuação conjunta da entidade com os municípios e demonstra que é possível alinhar preservação ambiental com desenvolvimento econômico.

Leia Também:  Dia do Servidor Público, 28 de outubro, será ponto facultativo no Judiciário estadual

“Estamos transformando o que antes era perdido em benefício direto para a população. Proteger o meio ambiente e defender Mato Grosso caminham juntos”, destacou.

Com a iniciativa, o estado busca dar mais eficiência à política ambiental, ao mesmo tempo em que reforça a estrutura dos municípios e amplia o apoio à agricultura familiar.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA