Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Geral

Penitenciária feminina será a primeira de Mato Grosso com ar-condicionado

A Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, sediada em Cuiabá, será 1ª unidade prisional de Mato Grosso a ser beneficiada com aparelhos de ar-condicionado. A expectativa é que dentro de 30 dias as celas do raio 3 já estejam sendo refrigeradas. Apenas as detentas que trabalham poderão usufruir do benefício, conforme determinação da Secretaria de Administração Penitenciária (Saap).

O raio 3 da unidade feminina abriga as detentas já condenadas e por isso têm o direito de trabalhar. O espaço possui 10 celas com seis presas cada. O uso será diário com sistema liga e desliga e os aparelhos ficarão ligados das 22 horas e desligado às 06 horas.

Conforme apurado pela reportagem, presidiárias que trabalham com costura já estão usufruindo do local refrigerado no espaço onde são realizados trabalhos de costura. A ideia da Saap é implantar os aparelhos agora no galpão em que são produzidos transformadores para uma empresa de Cuiabá.

A próxima unidade que deverá ter a implantação dos aparelhos é na Penitenciária Central do Estado (PCE), que fica localizada no bairro Pascoal Ramos, em Cuiabá. O espaço abriga os principais líderes de organização criminosa do Estado. O Executivo não informou quando pretende estender o benefício para as outras unidades.

Leia Também:  Gestão Leandro Félix investe mais de 20 milhões e entrega obras definitivas da Escola Futuro Brilhante à comunidade

Deputado quer retirar ICMS

Depois que o Estado autorizou que detentos que trabalham tenham ar-condicionado, o deputado Wilson Santos (PSD) fez uma indicação para que o Executivo retire o ICMS dos aparelhos de ar-condicionado, climatizadores e ventiladores em Mato Grosso.

A indicação foi apresentada durante sessão ordinária, na Assembleia Legislativa (ALMT), na terça-feira (30). O parlamentar explicou que, como o Estado possui recurso para bancar o benefício aos detentos, poderá isentar o imposto aos contribuintes dos referidos aparelhos.

“Eu respeito a opinião do governador, mas já que ele está com recursos financeiros para instalar aparelhos ar-condicionado nos presídios, eu entendo que ele pode isentar, retirar o ICMS desses aparelhos, porque vivemos em um estado de altíssimas temperaturas”, disse o ex-tucano.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Geral

Nova Mutum se destaca entre os cinco municípios brasileiros com maior taxa de aluguel de imóveis.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, no dia 12 de dezembro, os resultados preliminares do Censo Demográfico 2022, destacando as características dos domicílios. Os dados revelaram que Nova Mutum figura entre os cinco municípios brasileiros com o maior percentual de moradores em imóveis alugados. De acordo com o levantamento, 44,67% da população de Nova Mutum reside em imóveis alugados, um índice expressivo que coloca a cidade ao lado de outros municípios mato-grossenses, como Lucas do Rio Verde (52%) e Campo Novo do Parecis (47,5%).

acenm

Além disso, a média salarial no município, conforme o Ministério do Trabalho e Emprego, foi de R$ 3.109,46 em 2023. Nova Mutum conta com 18.174 domicílios residenciais e uma média de 3,07 moradores por residência. O FipeZap, indicador que monitora o mercado de locação, revela que o custo médio de um apartamento de 50 metros quadrados em 25 cidades monitoradas chegou a R$ 2.126,50 em dezembro de 2023, quase R$ 300 a mais que no ano anterior.

Leia Também:  Jovem que salvou menino de ataque de pitbull no Rio conta que animal tinha marcas de ferimentos

O crescimento acelerado de Nova Mutum, impulsionado pelo desenvolvimento econômico e pelo aumento da demanda por habitação, são fatores que explicam esse cenário. O presidente da ACENM (Associação Comercial e Empresarial de Nova Mutum), Lírio Vitalli, comentou sobre a situação:

“Os números refletem o avanço econômico e a atratividade do nosso município. Nova Mutum se consolidou como um polo de oportunidades, mas o desafio agora é equilibrar o crescimento com políticas de incentivo à moradia, que possam beneficiar tanto quem aluga quanto quem busca a casa própria.”

Ronnie Sfredo, presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), ressaltou o impacto no mercado local:

“O aumento da procura por imóveis para aluguel em Nova Mutum também é um reflexo da chegada de novas empresas e profissionais. O setor imobiliário precisa se adaptar a essa demanda crescente, mas é importante manter os preços acessíveis para garantir a qualidade de vida da população e o desenvolvimento sustentável da cidade.”

A presença de Nova Mutum entre os municípios com maior número de aluguéis demonstra não apenas o crescimento econômico da região, mas também a necessidade de planejamento urbano e habitacional para acompanhar essa evolução e atender às demandas da população.

Leia Também:  Confira o Boletim de como anda a Covid 19 em Diamantino

Fonte: PowerMix

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA