Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Destaque

Prefeito e vice de Diamantino reivindicam obras e ações junto a autoridades do estado

_DSC7207Uma grande comitiva formada por autoridades federais, estaduais e municipais visitou Diamantino e municípios da região médio-norte no último sábado. Por volta das 9h, o grupo se reuniu no Aeroporto Municipal, antes de iniciar um extenso roteiro de visitas e reuniões. Ao longo do dia, o prefeito Eduardo Capistrano e o vice, Claudimar Barbacovi (Gaúcho), reivindicaram junto às autoridades do estado e da federação, melhorias no transporte e na saúde de Diamantino.

Entre os presentes no encontro, o vice-governador Carlos Fávaro, o senador José Medeiros, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, deputado Eduardo Botelho, o deputado estadual José Domingos Fraga, o presidente da Associação Mato-grossense de Municípios (AMM), Neurilan Fraga, além de secretários do governo do estado e diversos prefeitos da região.

Na agenda da comitiva, diversos compromissos. Entre eles, a participação na reunião do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Alto do Rio Paraguai. Além disso, foram vistoriadas, in loco, trechos das rodovias MT-010 e MT-240.

Precariedade das estradas

Ao deixar o Aeroporto, a primeira parada do grupo foi na Rodovia MT-010, sentido São José do Rio Claro, nas proximidades do Posto Zuli. Lá, as autoridades constaram a precariedade da estrada, que está com muitos buracos. Em alguns trechos já não existe asfalto. Em seguida, a comitiva seguiu pela rodovia MT-240 até o município de Nortelândia. Também foi verificado que existem muitos buracos na pista.  Alguns trechos encontram-se em estado crítico.

Sobre a situação das estradas, o secretário adjunto de obras, Marcos Catalano, garantiu que já estão previstas obras para este ano. “As obras no trecho entre Diamantino e Nortelândia serão iniciadas este ano. Vai ser um trecho de 65km. Vamos fazer 20km este ano, e o restante em 2018. Temos uma malha no estado de 4000km que estão deterioradas. Não tem dinheiro suficiente para fazer tudo isso. Então priorizamos 2500km de rodovias. Entre elas, a MT-010 no trecho próximo a Diamantino, e a MT-240 entre Diamantino e Nortelândia”, afirmou.

Leia Também:  Secretaria de Saúde confirma 6 casos de coronavírus em MT; 5 são na capital

Fomento à piscicultura

As autoridades almoçaram na Piscicultura Princesa, onde foram informadas sobre uma parceria entre os municípios de Diamantino e Alto Paraguai com o empresário Dirceu Pinhatti Mendes. O piscicultor vai vender ração a preços mais acessíveis aos pequenos produtores, e garantir a compra do pescado.

Após o almoço, as autoridades seguiram para Alto Paraguai, onde participaram de uma reunião do Consórcio da região. Lá, o deputado José Domingos Fraga anunciou uma emenda parlamentar que será destinada a aquisição de um caminhão com câmara fria, para que os piscicultores da região possam transportar o pescado até a Piscicultura Princesa.

Patrulha mecanizada e abatedouro de frango

O vice-prefeito e secretário de agricultura, Claudimar Barbacovi (Gaúcho), solicitou uma patrulha mecanizada e a viabilização de um abatedouro de frango junto ao secretário de agricultura familiar e regularização fundiária, Suelme Fernandes. Ele garantiu que irá atender aos pedidos do gestor de Diamantino. “Nos comprometemos conseguir uma patrulha mecanizada ainda este ano. Este maquinário vai ajudar os pequenos produtores. O secretário também apresentou lá em Cuiabá um projeto de abatedouro de frango, da ordem de R$250 mil. Nós vamos trabalhar para viabilizar esses recursos para Diamantino implantar esse abatedouro e os produtores poderem comercializar frango caipira, na merenda escolar”, afirmou.

Regularização de repasses da saúde

Em seu pronunciamento na reunião em Alto Paraguai, o prefeito de Diamantino, Eduardo Capistrano, lembrou da importância da regularização dos repasses ao Hospital Municipal São João Batista. Em março completa-se cinco meses de atrasos dos recursos por parte do Governo do Estado. O repasse, no valor de R$400 mil mensais, é fundamental para o atendimento de milhares de pacientes de toda a região.

Leia Também:  SUINOBRAS INVESTE MAIS DE 70 MILHÕES EM DIAMANTINO

O vice-governador Carlos Fávaro disse que o estado vai se empenhar para regularizar os repasses. “Os investimentos em saúde estão sendo feitos em dissonância com a crise que o estado vive. Precisamos equalizar a situação financeira. Eu sei dos atrasos. Estamos trabalhando ‘muito forte’ para equalizar. Medidas duríssimas serão enviadas à Assembleia Legislativa para conter os gastos do estado e, com isso, termos um superávit no orçamento, para que possamos regularizar definitivamente. Vai ser uma obstinação no ano de 2017 regularizar a situação da saúde no estado de Mato Grosso”, afirmou.

Duplicação da MT-240 no perímetro urbano de Diamantino

Outra questão levantada pelo prefeito Eduardo em seu pronunciamento, foi a necessidade urgente de duplicar a rodovia MT-240, no trecho de serra entre a cidade histórica e o Bairro Novo Diamantino. O secretário adjunto de obras, Marcos Catalano, garantiu que as obras terão início em breve. “Já estava no nosso plano de ação de 2017. Recebi a informação de que já existe um projeto referente a 2,5km que é justamente o trecho da Serra. Isso facilita e adianta o processo de licenciamento e contratação da obra. Vamos pegar esse projeto, revisá-lo, verificar se é necessária alguma adequação. E tão logo estiver tudo certo, vamos licitar a obra e tentar fazer ainda este ano. Se não der, pelo menos contratar a obra em 2017 e terminar em 2018”, afirmou.

Assessoria de imprensa

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Cidades

“Gilmarmendelândia” : Cúpula política de MT lança novo distrito que pode se tornar cidade

Um evento de “grosso calibre” político marcou a manhã deste sábado (21) no interior de Mato Grosso. Autoridades de diversas esferas se reuniram para o lançamento oficial do distrito de “Gilmarlândia”, batizado em homenagem ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, este natural de Diamantino (a 182 km de Cuiabá).

O lançamento atendeu a um chamado direto do megaempresário do agronegócio Eraí Maggi. Através de um áudio, divulgado via WhatsApp, Eraí convocou as principais lideranças do estado para prestigiar o empreendimento, que já conta com planejamento e mapa definidos.

A lista de autoridades presentes no evento reflete a influência do homenageado e do organizador,. O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) e o secretário-chefe da Casa Civil, Fabio Garcia (União), e o deputado estadual Max Russi (PSB) já estavam no local do lançamento pela manhã. E aguardavam as chegadas do próprio ministro Gilmar Mendes e do governador Mauro Mendes (União).

ONDE FICA?

O novo distrito será situado após o Trevo da Libra, entre os municípios de Diamantino e Campo Novo do Parecis. O território é estratégico para o setor produtivo, sendo habitado em grande parte por funcionários dos grupos de Eraí e Blairo Maggi, que possuem extensas propriedades rurais na localidade.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Secretaria de Saúde confirma 6 casos de coronavírus em MT; 5 são na capital
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA