Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Destaque

Médicos peritos do INSS estão em greve há 4 meses em Mato Grosso

1429811927

A greve dos médicos peritos das unidades do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) em Mato Grosso já chega ao quarto mês de duração. Os servidores do INSS ficaram em greve por mais de 80 dias no ano passado, no entanto, apenas os médicos não encerraram o movimento. Dessa forma, os trabalhadores não conseguem comprovar a necessidade de receber o benefício.

Em casos de doença ou acidentes de trabalho, os afastamentos precisam ser acompanhados pelo recebimento dos direitos. Em nota, o INSS informou à TV Centro América que a categoria não aceitou a proposta e por isso o atendimento não foi regularizado. Informou também que o tempo médio de espera para agendar uma perícia passou de 20 para 80 dias.

O instituto declarou que reconhece as dificuldades e ‘conclama’ que os servidores retomem as atividades. O telefone para informações e reagendamentos no INSS é o 135. A greve dos servidores do INSS durou 83 dias entre julho e setembro de 2015. Em setembro os médicos peritos continuaram a greve por não aceitarem a proposta feita na época.

Leia Também:  Unidos da Tijuca faz homenagem a Sorriso hoje - ouça samba aqui

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Seguridade, Trabalho e Previdência Social (Sindsprev-MT), Cleones Celestino Batista, o concurso anunciado no país não oferece vagas para médicos peritos em Mato Grosso. São 950 no total, entre os cargos de técnico do seguro social e analista de seguro social.

“[Em] Mato Grosso nós precisaríamos de, no mínimo, 200 servidores. Tendo em vista o número de faltas e uma grande parcela de servidores que vão aposentar. Hoje temos esse concurso público que infelizmente são apenas 11 vagas para gerência em Cuiabá, onde temos 25 agências da previdência social, e 15 vagas para gerência de Sinop onde existem 12 agências. É um número muito insignificante”, declarou à TVCA.

Cleones explica que não existem mais filas nas agências, já que tudo é agendado pelo sistema. E mesmo que os trabalhadores consigam agendar, não têm a garantia de que serão atendidos. “Hoje, o que acontece no INSS: muitas vezes, a população, passa na frente do posto do INSS e fala que não tem fila. O governo colocou a fila do INSS pra dentro do sistema. Hoje você liga no 135 para fazer uma perícia e vai fazer daqui a quatro ou cinco meses. A fila não está na porta, está dentro do sistema”, explicou o presidente.

Leia Também:  Mulheres em aeronave que matou o ministro Teori eram de Mato Grosso

G1 MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Destaque

Jovem que espalhou glitter no carro e no apartamento do ex pode responder por dano ao patrimônio? Entenda

O vídeo, que já soma mais 11 de milhões de visualizações no TikTok, dividiu opiniões. O g1 ouviu um advogado especialista em direito patrimonial para entender o que pode acontecer.

A cuiabana Rafaela Bressan Dela Justina, de 28 anos, viralizou nas redes sociais ao publicar um vídeo em que espalha glitter no carro e no apartamento do ex-namorado, depois de descobrir uma traição. A gravação, feita em 27 de setembro, 17 dias após o término do casal, já soma mais de 11 milhões de visualizações no TikTok.

🤔O vídeo dividiu opiniões. Enquanto alguns internautas elogiaram a “criatividade” da vingança, outros questionaram se a atitude poderia ter consequências legais. Afinal, e agora? O que pode acontecer?

g1 ouviu o advogado Carlos Frederick, especialista em direito patrimonial, que explicou que Rafaela pode responder por dano material, caso algum bem tenha sido danificado, como equipamentos eletrônicos, móveis ou objetos pessoais.

Além disso, ela poderia responder por violação de domicílio, caso não tivesse autorização para entrar no imóvel. No entanto, a jovem alega que foi autorizada a entrada dela no apartamento.

Leia Também:  Em Mato Grosso, força-tarefa localiza novos desmatamentos e queimadas

“Ainda que ela não tenha mencionado o nome ou mostrado o rosto dele, pessoas próximas, como amigos e familiares, podem identificar quem é o ex. Isso também já é suficiente para fundamentar um pedido de indenização por dano moral, na esfera civil”, disse.

 

O advogado destacou ainda que o fato de o vídeo ter viralizado não agrava a situação na esfera criminal, mas pode ser considerado pelo juiz na análise de um possível dano moral, já que amplia a exposição da vítima.

✨Entenda o caso

 

A vingança brilhante — literalmente — de Rafaela tomou conta do TikTok na última semana. Ao g1, Rafaela contou que decidiu fazer a “redecoração reluzente” depois de confirmar que o ex convidou outra pessoa para sair enquanto ainda estavam juntos.

Segundo a autora, ela usava a rede social para compartilhar conteúdos de trabalho, mas foi incentivada pelas amigas a compartilhar o caso, inspirada na teoria da socióloga Silvia Viana, que diz que mesmo em meio a situações repugnantes, “precisa ter sua exposição ainda mais refinada”.

Leia Também:  Em decisão histórica, Vaticano autoriza bênção para casais do mesmo sexo

 

G1 MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA