Destaque
Estado adota medidas para aumentar receita e atingir limite para pagar RGA
O governo estadual se comprometeu com o Fórum Sindical a adotar medidas para aumentar a arrecadação de Mato Grosso, de modo que haja margem suficiente na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para pagar integralmente a Revisão Geral Anual (RGA). Redução de despesas do Poder Executivo e do repasse aos outros poderes e órgãos autônomos, redução dos incentivos fiscais e aumento de impostos são algumas dessas medidas.
“Fizemos o descredenciamento dos incentivos fiscais de mais de 130 empresas. A reforma administrativa está sendo finalizada e permitirá um enxugamento no custeio da máquina. Ela deve ser enviada à Assembleia em junho”, citou o secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques.
Ele explicou que o governador Pedro Taques (PSDB) lançou o chamado “Pacto por Mato Grosso” para que os outros poderes e setores da economia colaborem com o Poder Executivo nesse momento de crise, ajudando a aumentar a receita do governo.
“Estamos tomando diversas medidas para melhorar a receita. Estamos dialogando com o setor do agronegócio para aumentar o Fethab (Fundo Estadual de Transporte e Habitação). Tivemos hoje uma reunião com o setor do comércio. Todos se mostraram solidários com o momento que passa o estado. Vamos sentar com cada segmento para ver o que cada um pode melhorar no que paga de imposto ao Estado de Mato Grosso. Também estão avançando no diálogo com os outros poderes para ver o quanto cada um pode reduzir nos repasses”, disse.
A proposta de pagar os 11,28% da reposição inflacionária está condicionada à possibilidade de a receita corrente líquida crescer o bastante para que a despesa com pessoal fique abaixo dos 49%. Segundo o balanço do 1º quadrimestre publicado pela Secretaria de Fazenda, o governo está atualmente em 50,46%. A redução de cargos comissionados prevista na reforma deve ter algum impacto nessa despesa, mas a solução passa necessariamente pelo aumento da receita.
Proposta para RGA
O governo propôs ao Fórum Sindical garantir 6% da RGA em três parcelas – setembro, janeiro e abril de 2017 – retroativo à data base de maio de 2016. Os retroativos seriam pagos também em três parcelas, em maio, junho e julho de 2017. Os 5,28% restantes continuam em aberto, e serão pagos se houver aumento da receita do estado em volume suficiente para que o governo fique abaixo do limite de gasto com pessoal previsto na LRF. A proposta foi levada pelos sindicalistas para serem debatidas com as bases, nas assembleias gerais de cada categoria.
Acidente
Ônibus com 37 passageiros tomba na BR-163 em Nova Mutum e deixa feridos

Um ônibus de viagem da empresa Novo Horizonte tombou, hoje de madrugada, por volta das 3h09, no trecho entre Nova Mutum e Diamantino. No veículo viajavam 37 pessoas, incluindo o condutor. Nove ocupantes precisaram de atendimento médico e duas mulheres precisam ser encaminhadas ao hospital. Uma das vítimas ficou presa às ferragens e foi retirada pelas equipes de resgate da concessionária.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o motorista perdeu o controle da direção após uma falha mecânica no sistema do veículo, resultando na saída de pista e tombamento no canteiro central.
A pista passou por interdição parcial de uma das faixas para os procedimentos de atendimento e sinalização do local.
O estado de saúde das vítimas socorridas não foi informado até o momento. Outras 28 conseguiram seguir viagem em outro veículo disponibilizado pela mesma empresa.
-
Cidades1 dia atrásSinop e Nortão podem ter apenas Juarez Costa como representante na Câmara Federal
-
Entretenimento1 dia atrásAgosto terá dois eclipses visíveis em diferentes partes do mundo; eclipse lunar poderá ser visto no Brasil
-
Mato Grosso1 dia atrásGoverno rescinde contratos e multa empresas em R$ 7,2 milhões por falhas na MT-170
-
Cuiabá1 dia atrásColeguinha leva veneno de rato para escola em Cuiabá, sete crianças têm contato com substância e uma vai parar no HMC
-
Economia1 dia atrásSalários de até R$ 53 mil e falta de profissionais: veja as 10 profissões mais valorizadas
-
Eleições1 dia atrásEleitor tem até 20 de agosto para solicitar voto em trânsito nas eleições
-
Polícia1 dia atrás‘Festinha’ de menores deixa adolescente de 15 anos desacordada em Confresa
-
Economia1 dia atrásNova Mutum é um dos município que mais recebeu repasse de ICMS em junho, mais de 13 milhões de reais






Você precisa estar logado para postar um comentário Login