Destaque
Dicas de redação para concurseiros da área fiscal
Nos concursos com os mais altos vencimentos, como no caso da Receita Federal, a Redação de respostas é o diferencial. Por isso, uma pergunta chata: quantas redações, embasadas em referências bibliográficas de peso, você desenvolve semanalmente? A resposta representa a distância em relação ao alcance do texto objetivo.
Escrita é hábito, é repetição, é o dia a dia, mas isso não significa o desenvolvimento de algo complexo.
Hoje em dia, com o fácil acesso às mídias sociais, a produção de poucos parágrafos manterá acesa a chama do argumento coerente e conciso. Outro recurso que auxilia muito o futuro servidor público é a produção de um blog. Nessas mídias, compartilhe conhecimentos de Tributos, Economia e Atualidades, por exemplo.
Ao menos uma vez por semana, procure cronometrar a produção de uma dissertação-argumentativa, usando a mesma página A4 da banca examinadora, para o texto à tinta azul ou preta. Em termos simples: simule a competição.
Na Carreira Fiscal, a maioria dos candidatos já possui experiência na área privada e, por decisão, optou pelos Concursos Públicos. Respeitável, mas ficar sem exercitar a leitura trará pouquíssimos resultados concretos.
Ler não é apenas abrir um jornal de Economia ou seguir a famosa bibliografia de Direito Tributário. Ler é abrir a mente para metáforas, não somente a jurisdições; é vida ao redator construir ironias finas, ouvir canções que agregam senso crítico, ter acesso ao Cinema, Teatro e à Arte em si.
Já viu como anda sendo comum, por exemplo, a cobrança de José Saramago em provas? Como fica o candidato que nunca leu Ensaio sobre a Cegueira? Perdido.
Nos meus grupos mais avançados, além de provas e teoria, lemos Crônicas, Contos, Críticas. Falamos de sentimentos, defeitos, qualidades e sociedade. Com qual objetivo? É um ser, humano, que responde a uma prova; que passará por um seleção muito criteriosa, que precisa de mente aberta.
Bons escritores têm cérebro e coração. No caso de um concurso da Receita Federal, apenas poderão produzir textos argumentativos ou estudos de caso, mas a mente precisa estar em paz.
Por fim, em 365 dias, um número interessante de textos é algo muito próximo de 365. No mínimo.
Exame


Destaque
Jovem que espalhou glitter no carro e no apartamento do ex pode responder por dano ao patrimônio? Entenda
O vídeo, que já soma mais 11 de milhões de visualizações no TikTok, dividiu opiniões. O g1 ouviu um advogado especialista em direito patrimonial para entender o que pode acontecer.
A cuiabana Rafaela Bressan Dela Justina, de 28 anos, viralizou nas redes sociais ao publicar um vídeo em que espalha glitter no carro e no apartamento do ex-namorado, depois de descobrir uma traição. A gravação, feita em 27 de setembro, 17 dias após o término do casal, já soma mais de 11 milhões de visualizações no TikTok.
🤔O vídeo dividiu opiniões. Enquanto alguns internautas elogiaram a “criatividade” da vingança, outros questionaram se a atitude poderia ter consequências legais. Afinal, e agora? O que pode acontecer?
O g1 ouviu o advogado Carlos Frederick, especialista em direito patrimonial, que explicou que Rafaela pode responder por dano material, caso algum bem tenha sido danificado, como equipamentos eletrônicos, móveis ou objetos pessoais.
Além disso, ela poderia responder por violação de domicílio, caso não tivesse autorização para entrar no imóvel. No entanto, a jovem alega que foi autorizada a entrada dela no apartamento.
“Ainda que ela não tenha mencionado o nome ou mostrado o rosto dele, pessoas próximas, como amigos e familiares, podem identificar quem é o ex. Isso também já é suficiente para fundamentar um pedido de indenização por dano moral, na esfera civil”, disse.
O advogado destacou ainda que o fato de o vídeo ter viralizado não agrava a situação na esfera criminal, mas pode ser considerado pelo juiz na análise de um possível dano moral, já que amplia a exposição da vítima.
✨Entenda o caso
A vingança brilhante — literalmente — de Rafaela tomou conta do TikTok na última semana. Ao g1, Rafaela contou que decidiu fazer a “redecoração reluzente” depois de confirmar que o ex convidou outra pessoa para sair enquanto ainda estavam juntos.
Segundo a autora, ela usava a rede social para compartilhar conteúdos de trabalho, mas foi incentivada pelas amigas a compartilhar o caso, inspirada na teoria da socióloga Silvia Viana, que diz que mesmo em meio a situações repugnantes, “precisa ter sua exposição ainda mais refinada”.
G1 MT
-
Mato Grosso6 dias atrás
Janaina não mede esforços para incluir recursos ao Hospital de Câncer no orçamento de 2026
-
Cidades5 dias atrás
SAAE de Nova Mutum esclarece mudanças no antigo lixão e promete ampliar divulgação à população
-
Destaque5 dias atrás
Jovem que espalhou glitter no carro e no apartamento do ex pode responder por dano ao patrimônio? Entenda
-
Animais6 dias atrás
Caramelo brinca de ‘pega-pega’ com capivara em parque de Cuiabá
-
Acidente5 dias atrás
Acidente entre caminhão de mercado e carreta deixa motorista em estado grave entre Sorriso e Lucas do Rio Verde
-
Cidades6 dias atrás
Colíder aceita renúncia fiscal de R$ 174 mil de ex-prefeito Celso
-
Diamantino5 dias atrás
Escola Brás Maimoni celebra resultados dos Projetos JEEP e “A União Faz a Vida” em evento com participação ativa da comunidade
-
Polícia5 dias atrás
Suspeitos de matar jovem a tiros em Nova Mutum são presos em Lucas do Rio Verde
Você precisa estar logado para postar um comentário Login