Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Destaque

Diamantino sediará o maior evento da cultura imaterial de MT, com show e curso da UFMT

529

Diamantino sediará o maior evento da cultura mato-grossense do Estado. A Exposição Itinerante Patrimônio Imaterial Mato-grossense tem abertura oficial confirmada para o dia 07 de maio (sábado), às 19h, em frente à Casa Memorial dos Viajantes.

De acordo com o prefeito Juviano Lincoln, haverá apresentações culturais, lançamentos de livros, gastronomia e show cultural do grupo “Flor Ribeirinha” do São Gonçalo/Coxipó – Cuiabá.

Após as apresentações culturais da festa de abertura, o acervo ficará exposto na Casa Memorial dos Viajantes até o dia 31 de maio.

Coordenado pela professora, doutora Thereza Martha Presotti, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), ministrará gratuitamente no município de 04 a 09 de maio, no auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, o curso “Patrimônio Imaterial de Mato Grosso em Exposição – História, Diversidade Cultural e Educação Patrimonial”, as inscrições estão abertas na Casa Memorial dos Viajantes.

Os eventos culturais visam proporcionar ao público a oportunidade de observar uma amostra de importantes documentos e objetos dos principais bens culturais de Mato Grosso.

Leia Também:  Conservação do Pantanal é tema de encontro nacional sediado pela 1ª vez em MT

Recentemente, o assessor de Cultura de Diamantino, José Lídio Silva Filho, esteve acompanhado da representante da Casa Memorial dos Viajantes, professora Dirce Francisca de Arruda, para expor aos idealizadores do projeto a riqueza histórica e cultural do município, posteriormente a equipe da universidade retribuiu a visita.

O inventário é fruto do trabalho de três meses de capacitação e oito de pesquisa em nove acervos situados em Cuiabá. Em consonância com a diversidade cultural, foi inventariado um conjunto extenso de documentos acadêmicos (livros, teses dissertações, monografias), periódicos (jornais e revistas), públicos ou oficiais (decretos e leis), privados (fotografias e cartas), artísticos (telas, documentários), que datam da época colonial aos dias de hoje.

“Diamantino será palco das manifestações culturais do Estado, tais como: viola de cocho, cururu, siriri, sabedoria popular, festas de santos, cultura indígena, cultura africana, artesanatos, músicas, mini cursos, entre outras”, destacou a professora Thereza Martha Presotti, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais.

Segundo o prefeito, o maior intuito do evento no município é propagar ações culturais que resgatam a identidade do município e do Estado. “Nossa cidade tem 287 anos, berço fundamental da história e cultura do Brasil”, acrescentou o gestor.

Leia Também:  Descartado possível caso de hantavirose em Lucas do Rio Verde

A exposição que ocorrerá em alusão aos trabalhos da Semana dos Museus permitirá uma reflexão dos saberes e práticas socioculturais. “O belíssimo trabalho da UFMT é um resgate da nossa história. Vamos propagá-lo para toda nossa região sendo um polo disseminador de cultura”, finalizou José Lídio.

Assessoria de imprensa

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Acidente

Ônibus com 37 passageiros tomba na BR-163 em Nova Mutum e deixa feridos

Um ônibus de viagem da empresa Novo Horizonte tombou, hoje de madrugada, por volta das 3h09, no trecho entre Nova Mutum e Diamantino. No veículo viajavam 37 pessoas, incluindo o condutor. Nove ocupantes precisaram de atendimento médico e duas mulheres precisam ser encaminhadas ao hospital. Uma das vítimas ficou presa às ferragens e foi retirada pelas equipes de resgate da concessionária.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o motorista perdeu o controle da direção após uma falha mecânica no sistema do veículo, resultando na saída de pista e tombamento no canteiro central.

A pista passou por interdição parcial de uma das faixas para os procedimentos de atendimento e sinalização do local.

O estado de saúde das vítimas socorridas não foi informado até o momento. Outras 28 conseguiram seguir viagem em outro veículo disponibilizado pela mesma empresa.

Leia Também:  Homem perde a vida em acidente na Serra de Deciolândia
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA