Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

Chuvas deixam comunidades rurais praticamente isoladas em Alta Floresta

Moradores relatam atoleiros, caminhões presos e estradas interditadas nas regiões da Quarta e Quinta Leste; preocupação é com acesso a serviços essenciais.

As chuvas intensas que atingem a região norte de Mato Grosso têm provocado sérios transtornos nas estradas vicinais de Alta Floresta, dificultando o acesso a diversas comunidades rurais. Morador da comunidade Santa Mônica, José Wilson relatou que a situação é crítica e que algumas localidades estão praticamente isoladas devido aos atoleiros.

Segundo ele, há caminhões carregados presos em trechos conhecidos como Quarta Leste e Quinta Leste, onde o tráfego se tornou extremamente difícil.

De acordo com o morador, equipes da prefeitura estiveram nos pontos mais afetados realizando intervenções emergenciais, mas teriam informado que deixariam o local e poderiam retornar apenas na quinta-feira 19. A maior preocupação dos moradores, segundo ele, é a possibilidade de alguém precisar de atendimento médico em meio às dificuldades de deslocamento.

Ainda conforme o relato, em alguns trechos apenas carretas conseguem passar com auxílio, enquanto outros pontos permanecem com veículos atolados e trânsito comprometido. A situação segue sendo acompanhada pela comunidade, que aguarda novas ações para restabelecer o acesso às estradas da região. Com informações Jornal Mato Grosso do Norte.

Leia Também:  Lei prevê criação de catálogo online de obras de artistas mato-grossenses
Propaganda

Cidades

Vereador apresenta projeto para proibir competições de “Farmar Aura” em espaços públicos

Foi lido oficialmente durante a 69ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Cáceres, realizada nesta segunda-feira (3), o Projeto de Lei nº 01/2026, de autoria do vice-presidente da Casa, vereador Isaías Bezerra (Republicanos). A proposta pretende proibir a realização de campeonatos, disputas e eventos competitivos da prática conhecida como “aura farming” (“farmar aura”) em praças, parques, ginásios e demais espaços públicos do município.

Segundo o texto, a restrição tem como foco principal eventos que envolvam a participação, a presença ou a exposição de crianças e adolescentes.

De acordo com o projeto, considera-se “aura farming” a prática popularizada nas redes sociais em que pessoas realizam poses, gestos ou atitudes encenadas para ganhar prestígio e repercussão na internet, especialmente quando organizadas em formato de competição.

A proposta também proíbe a concessão de alvarás, autorizações, patrocínios e a cessão de espaços públicos para esse tipo de evento. No entanto, o projeto deixa claro que a vedação não se aplica a manifestações culturais, religiosas, artísticas ou esportivas tradicionais, nem a condutas individuais espontâneas que não tenham caráter competitivo.

Leia Também:  Lei prevê criação de catálogo online de obras de artistas mato-grossenses

Penalidades

Caso a lei seja aprovada, os organizadores que descumprirem as regras poderão sofrer penalidades que incluem desde advertência por escrito, multa de 10 Unidades Fiscais de Cáceres (UFICs/MT) cerca R$ 717,20, dobrada em caso de reincidência ou quando houver envolvimento de menores. Além da possível suspensão ou cassação do alvará de funcionamento de estabelecimentos envolvidos.

O projeto também determina que, sempre que forem constatadas crianças ou adolescentes em eventos proibidos, os órgãos de fiscalização comuniquem imediatamente o Conselho Tutelar e o Ministério Público de Mato Grosso (MPE) para adoção das medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Incentivo a atividades educativas

Como alternativa, a proposta autoriza o Poder Executivo a desenvolver campanhas de conscientização sobre os riscos de modismos virais e a ampliar projetos voltados ao contraturno escolar.

Entre as ações previstas estão a expansão de escolinhas esportivas nos bairros, oficinas de música, dança e teatro com valorização da cultura pantaneira, além de cursos de tecnologia e qualificação profissional.

Na justificativa do projeto, Isaías Bezerra cita um episódio ocorrido em Cuiabá, onde um encontro relacionado à prática foi proibido administrativamente no Parque das Águas. Segundo o parlamentar, a intenção é fazer de Cáceres um dos primeiros municípios a estabelecer uma legislação específica sobre o tema.

Leia Também:  Governo credencia empresas para obras de reforma e ampliação

Após a leitura em plenário, o Projeto de Lei nº 01/2026 segue para análise das comissões permanentes da Câmara antes de ser votado pelos vereadores.

O que é “aura farming”?

O termo “aura farming” ganhou popularidade nas redes sociais e refere-se à prática de realizar ações, poses, desafios ou comportamentos com o objetivo de ganhar popularidade, admiração ou repercussão na internet. Em alguns locais, essas práticas passaram a ser organizadas em disputas e competições, especialmente entre jovens, com gravações para plataformas digitais. O projeto de lei não proíbe a prática individual, mas busca impedir a realização de eventos competitivos em espaços públicos municipais, sobretudo quando envolvam crianças e adolescentes.

Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA