Cidades
Unemat oferece mestrado inédito em Ensino em Contexto Indígena Intercultural
A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) abre processo seletivo para ingresso no programa de pós-graduação stricto sensu em Ensino em Contexto Indígena Intercultural, nível mestrado profissional. As inscrições devem ser realizadas no período de 12 de agosto a 12 de setembro, por meio de formulário online disponível no endereço: http://sigaa.unemat.br/.
O curso tem a área de concentração em Ensino, com duas linhas de pesquisa: 1) Ensino e Linguagens em Contexto Intercultural; 2) Ensino, Docência e Interculturalidade. São oferecidas 20 vagas, sendo 10 por linha de pesquisa.
Com uma proposta diferenciada, a capacitação de professores em nível de Mestrado Profissional, tem como meta proporcionar empoderamento aos docentes indígenas de valores pedagógicos agregados aos etnoconhecimentos, com vistas ao enriquecimento e à eficácia das práticas profissionais nas escolas das aldeias.
Inscrição
O valor da taxa de inscrição é de R$ 50 e deve ser pago, exclusivamente, por meio de boleto bancário.
Documentos para inscrição: requerimento de inscrição (disponível aqui); comprovante de pagamento da taxa; cópia do histórico escolar do Ensino Médio; cópia do diploma de graduação ou atestado de conclusão de curso; cópia de CPF, RG ou RNE ou passaporte, do Título de Eleitor; fotografia digital; currículo lattes; barema, juntamente com os documentos comprobatórios; projeto de pesquisa; comprovante de proficiência em língua estrangeira (se possuir); cópia da certidão de nascimento (do cartório ou da Funai) ou casamento; comprovante de residência ou declaração de endereço a punho; autodeclaração de pertencimento a uma etnia indígena (elaborada pelo candidato); declaração de pertencimento a uma etnia indígena emitida pela comunidade da qual o candidato faz parte; ou declaração de pertencimento ao povo indígena emitida pela Funai, quando se tratar de candidato residente fora de aldeia.
O processo de seleção constará de prova escrita (em 6 de outubro), arguição do projeto de pesquisa (de 11 a 14 de novembro) e análise de currículo lattes. Todas ocorrerão no câmpus da Unemat em Barra do Bugres.
O programa funciona na modalidade presencial, com a oferta de disciplinas em módulos no câmpus da Unemat em Barra do Bugres.
O Documento
Cidades
Do agro ao petróleo: empresa arremata bloco de exploração em Nova Mutum

Uma empresa arrematou um bloco de exploração de petróleo e gás em Nova Mutum (MT) e iniciou os preparativos para testes em campo. A previsão é realizar cerca de 500 coletas de amostras entre junho e julho, como parte da fase inicial de análise do potencial da área.
O prefeito Leandro Félix informou que se reuniu nesta terça-feira (14) com representantes da Dillianz Petro, responsável pelo bloco, para alinhar os próximos passos do projeto.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o gestor destacou que a iniciativa faz parte de um planejamento estratégico de crescimento do município. “É um momento muito importante para Nova Mutum. Estamos vivendo um planejamento bem definido de desenvolvimento e queremos avançar com esse projeto”, afirmou.
De acordo com a empresa, as coletas devem ocorrer em diferentes áreas do município, incluindo propriedades rurais. Por isso, a orientação é que produtores e proprietários estejam atentos à passagem das equipes nos próximos meses.
“Entre junho e julho, as equipes estarão em campo para realizar as coletas. É uma etapa fundamental para entender o potencial da região”, explicou o prefeito.
Ainda segundo a gestão municipal, o projeto pode representar uma mudança no perfil econômico da cidade, tradicionalmente baseada no agronegócio. A expectativa é que a possível exploração de petróleo e gás atraia investimentos, gere empregos e abra novas oportunidades.
Apesar do avanço, esta fase ainda é inicial e voltada à coleta de dados técnicos. A exploração comercial dependerá dos resultados das análises e do cumprimento das etapas de licenciamento ambiental e viabilidade econômica. Veja abaixo o vídeo divulgado pelo prefeito:
-
Polícia4 dias atrásHomem mata a mulher, usa o celular dela para pedir dinheiro à família da vítima e vai a bar beber, diz polícia
-
Cidades2 dias atrásMato Grosso deixa de destruir maquinários apreendidos e passa a destiná-los aos municípios
-
Esportes2 dias atrásLula revela consulta de Ancelotti: ‘Você acha que o Neymar deve ser convocado?’
-
É Direito4 dias atrásGilmar Mendes nega recurso e mantém pena de 22 anos a PM por assassinato a tiros em bar
-
Esportes2 dias atrásBMX de Nova Mutum realiza entrega oficial de bicicletas adquiridas através de recursos do MPMT
-
Golpe2 dias atrásMulher cai em golpe de cobrança de pedágio e perde R$ 77
-
Polícia4 dias atrásPM prende traficante e apreende drogas na casinha do cachorro
-
Mundo4 dias atrásTrump dá início ao bloqueio no Estreio de Ormuz e diz que vai “eliminar” qualquer navio que tentar passar






Você precisa estar logado para postar um comentário Login