Cidades
Primeira-dama de MT recebe Moção de Aplausos da ALMT pela dedicação durante pandemia de Covid-19
¿A cerimônia de homenagem na Assembleia Legislativa de MT (ALMT), oferecida pelo deputado estadual Gilberto Figueiredo, aconteceu na noite desta quinta-feira (07.06), com entregas de Títulos de Cidadãos Mato-grossenses e Moções de Aplausos às personalidades que se dedicaram ao combate à pandemia, que perdurou por pouco mais de dois anos. A primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, foi agraciada com a Moção de Aplausos pelas ações voluntárias articuladas por ela junto ao Governo do Estado.
![]()
Na oportunidade, Virginia Mendes, ao lado do deputado estadual Gilberto Figueiredo, que entregou as homenagens, agradeceu pela lembrança. “A noite desta quarta-feira foi emocionante, fiquei muito feliz e honrada com a Moção que recebi pelo trabalho voluntário que desempenhei junto ao Governo do Estado com ações sociais direcionados às pessoas que mais precisavam naquele trágico momento. Gratidão meu querido amigo Gilberto Figueiredo, você que é um exemplo de dedicação para todos nós, que esteve o tempo todo na linha de frente e sentiu na pele essa doença”.
Virginia falou da emoção e do filme que passa em sua mente todas as vezes que reflete sobre o período da pandemia. “Fico emocionada ao lembrar das pessoas que visitamos, trabalhadores que haviam perdido seus empregos, acostumados a trabalhar, mas que precisavam de ajuda, e graças ao bom Deus que nos dá forças e permite anjos em nossas vidas, pois contamos com ajuda de inúmeras pessoas, porque ninguém faz nada sozinho, como minha equipe Unaf que por muitas vezes, quando por motivos de saúde eu não pude participar das entregas e visitas, foram meus braços e minhas pernas”.
A primeira-dama do Estado também dedicou a homenagem recebida às pessoas que perderam amigos e familiares. “Peço a Deus por cada pessoa que teve seus entes queridos ceifados. Dedico essa homenagem às pessoas que partiram, aos profissionais de saúde que se dedicaram dia e noite a salvar vidas e a todos que venceram essa terrível doença. Eu sou prova viva da gratidão que tenho por termos vencido, porque eu e minha família também fomos afetados por essa doença cruel”.
![]()
Em seu discurso, o deputado Gilberto Figueiredo lembrou do início dos atendimentos aos pacientes. “A proporção que essa pandemia chegou nos obrigou a todos os hospitais de Mato Grosso atender os pacientes com Covid e nós implementamos mais de 600 leitos de UTIs, mais de 1000 leitos de enfermarias. Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos, condutores de ambulância, dentre outros profissionais. Passa um filme em nossa cabeça da angústia que todos nós sofremos”, recordou.
O deputado destacou as ações sociais que envolveram voluntários espalhados por toda sociedade organizada, e ressaltou a contribuição da primeira-dama do Estado, Virginia Mendes. “Ações voluntárias e decisões rápidas foram fundamentais, porque além da doença, trabalhadores perderam seus empregos e muitos empresários padeceram, por isso em nome da minha querida amiga, primeira-dama de Mato Grosso Virginia Mendes, agradecemos a todos que se dedicaram”, agradeceu.
Um minuto de silêncio foi oferecido em homenagem a todas às vítimas da pandemia.¿
Fonte: Governo MT – MT
Cidades
Vereador apresenta projeto para proibir competições de “Farmar Aura” em espaços públicos

Foi lido oficialmente durante a 69ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Cáceres, realizada nesta segunda-feira (3), o Projeto de Lei nº 01/2026, de autoria do vice-presidente da Casa, vereador Isaías Bezerra (Republicanos). A proposta pretende proibir a realização de campeonatos, disputas e eventos competitivos da prática conhecida como “aura farming” (“farmar aura”) em praças, parques, ginásios e demais espaços públicos do município.
Segundo o texto, a restrição tem como foco principal eventos que envolvam a participação, a presença ou a exposição de crianças e adolescentes.
De acordo com o projeto, considera-se “aura farming” a prática popularizada nas redes sociais em que pessoas realizam poses, gestos ou atitudes encenadas para ganhar prestígio e repercussão na internet, especialmente quando organizadas em formato de competição.
A proposta também proíbe a concessão de alvarás, autorizações, patrocínios e a cessão de espaços públicos para esse tipo de evento. No entanto, o projeto deixa claro que a vedação não se aplica a manifestações culturais, religiosas, artísticas ou esportivas tradicionais, nem a condutas individuais espontâneas que não tenham caráter competitivo.
Penalidades
Caso a lei seja aprovada, os organizadores que descumprirem as regras poderão sofrer penalidades que incluem desde advertência por escrito, multa de 10 Unidades Fiscais de Cáceres (UFICs/MT) cerca R$ 717,20, dobrada em caso de reincidência ou quando houver envolvimento de menores. Além da possível suspensão ou cassação do alvará de funcionamento de estabelecimentos envolvidos.
O projeto também determina que, sempre que forem constatadas crianças ou adolescentes em eventos proibidos, os órgãos de fiscalização comuniquem imediatamente o Conselho Tutelar e o Ministério Público de Mato Grosso (MPE) para adoção das medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Incentivo a atividades educativas
Como alternativa, a proposta autoriza o Poder Executivo a desenvolver campanhas de conscientização sobre os riscos de modismos virais e a ampliar projetos voltados ao contraturno escolar.
Entre as ações previstas estão a expansão de escolinhas esportivas nos bairros, oficinas de música, dança e teatro com valorização da cultura pantaneira, além de cursos de tecnologia e qualificação profissional.
Na justificativa do projeto, Isaías Bezerra cita um episódio ocorrido em Cuiabá, onde um encontro relacionado à prática foi proibido administrativamente no Parque das Águas. Segundo o parlamentar, a intenção é fazer de Cáceres um dos primeiros municípios a estabelecer uma legislação específica sobre o tema.
Após a leitura em plenário, o Projeto de Lei nº 01/2026 segue para análise das comissões permanentes da Câmara antes de ser votado pelos vereadores.
O que é “aura farming”?
O termo “aura farming” ganhou popularidade nas redes sociais e refere-se à prática de realizar ações, poses, desafios ou comportamentos com o objetivo de ganhar popularidade, admiração ou repercussão na internet. Em alguns locais, essas práticas passaram a ser organizadas em disputas e competições, especialmente entre jovens, com gravações para plataformas digitais. O projeto de lei não proíbe a prática individual, mas busca impedir a realização de eventos competitivos em espaços públicos municipais, sobretudo quando envolvam crianças e adolescentes.
-
Investigação Polícial5 dias atrásEsposa de suposto braço direito do CV é presa no aeroporto de VG ao retornar da França
-
Cidades4 dias atrásVereador apresenta projeto para proibir competições de “Farmar Aura” em espaços públicos
-
Cultura5 dias atrásFlor Ribeirinha conquista pentacampeonato mundial e leva o siriri de MT ao topo do folclore internacional
-
Política5 dias atrásPL e MDB avançam para formar chapa com Wellington, Janaina e Medeiros
-
Mato Grosso4 dias atrásMudança no Estatuto da AMM propõe mudanças sobre calendário eleitoral e representatividade dos prefeitos
-
Política5 dias atrásWellington confirma Janaína Riva e José Medeiros na chapa ao Senado e anuncia apoio de Jayme Campos ao projeto do PL
-
Clima4 dias atrásAgosto será de calor acima da média e pouca chuva em Mato Grosso, aponta Inmet
-
Investimentos5 dias atrásBrasil e Bolívia avançam em estrada estratégica para o agro ligando MT ao Pacífico





