Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto recebe projeto de capacitação e empreendedorismo


Pela primeira vez, a arte de transformar telhas de barro em artesanato vai sair do tradicional quintal da Dona Domingas, em São Gonçalo, para entrar em uma instituição penal.

Com patrocínio do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e apoio da Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT) e Assembleia Legislativa, o Instituto Inclusão, Cidadania e Ação (INCA) lançou nesta sexta-feira (04.03) o projeto Telharte, na Penitenciária Feminina Ana Maria Couto, em Cuiabá.

O lançamento contou com apresentação de dançarinos do Grupo Flor Ribeirinha para 15 reeducandas presentes.  

“A ideia principal é que elas aprendam a fazer artesanato em telhas, atividade que é uma extensão do quintal da Dona Domingas, um projeto social que trouxemos para dentro do presídio feminino de Cuiabá e, posteriormente, levaremos para todos os demais municípios que têm unidades femininas”, ressaltou a presidente do Instituto Inca, Cybele Bussiki.

Para a reeducanda A.P., de 38 anos, essa é uma oportunidade de aprendizado e empreendedorismo. “Nós erramos sim, mas temos o direito de aprender algo e que isso possa nos valorizar, nos fazer crescer e que nos traga perspectivas, independente dos erros que cometemos no passado. É um projeto muito interessante que vai nos dar novas oportunidades”.

Leia Também:  Governo do Estado lança edital de R$ 20 milhões para investimentos em ciência, tecnologia e inovação

O projeto prevê ainda palestras de empreendedorismo de marketing digital para que elas aprendam a vender o produto. “Pretendemos criar um selo em parceria com a Sesp-MT para que esses produtos cheguem em condições de serem comercializados. Futuramente, isso pode ser uma ação em nível de cooperativa”, acrescentou Bussiki.

O projeto terá duração de 90 a 120 dias e a proposta é ministrar aulas três vezes por semana. São 60 vagas, sendo 30 por turno. “É um sonho poder trabalhar com essas meninas e apresenta-las uma arte tão tradicional. E se Deus permitir, quero trabalhar muito tempo aqui com elas”, disse Edilaine Domingas, idealizadora do projeto.   

Para o secretário adjunto de Administração Penitenciária da Secretaria de Segurança Pública, Jean Carlos Gonçalves, esse é só o início de uma longa e promissora parceria entre a Sesp-MT e o Instituto Inca.

“Temos mais 46 unidades penais no Estado com possibilidade de receber esse projeto. Então vamos fazer um trabalho sólido, com muito potencial. Enquanto eu estiver como secretário, o Instituto Inca tem um parceiro”, destacou o secretário.  

Leia Também:  Distrito que surgiu há 50 anos tem 100% dos imóveis escriturados em mutirão do Governo de MT

“Acho que essa é uma grande oportunidade para sair da ilusão que é o mundo do crime e poder fazer algo que realmente tenha valor, que nos ajude a sermos pessoas melhores.  Não sabemos o que vai ser do nosso futuro quando sairmos daqui, por isso é preciso valorizar esse projeto que tanto nos valoriza”, diz A.M., de 24 anos.  

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cidades

Do agro ao petróleo: empresa arremata bloco de exploração em Nova Mutum

Uma empresa arrematou um bloco de exploração de petróleo e gás em Nova Mutum (MT) e iniciou os preparativos para testes em campo. A previsão é realizar cerca de 500 coletas de amostras entre junho e julho, como parte da fase inicial de análise do potencial da área.

O prefeito Leandro Félix informou que se reuniu nesta terça-feira (14) com representantes da Dillianz Petro, responsável pelo bloco, para alinhar os próximos passos do projeto.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o gestor destacou que a iniciativa faz parte de um planejamento estratégico de crescimento do município. “É um momento muito importante para Nova Mutum. Estamos vivendo um planejamento bem definido de desenvolvimento e queremos avançar com esse projeto”, afirmou.

De acordo com a empresa, as coletas devem ocorrer em diferentes áreas do município, incluindo propriedades rurais. Por isso, a orientação é que produtores e proprietários estejam atentos à passagem das equipes nos próximos meses.

“Entre junho e julho, as equipes estarão em campo para realizar as coletas. É uma etapa fundamental para entender o potencial da região”, explicou o prefeito.

Leia Também:  Empaer e Seaf fomentam produção de mel na agricultura familiar em Chapada dos Guimarães

Ainda segundo a gestão municipal, o projeto pode representar uma mudança no perfil econômico da cidade, tradicionalmente baseada no agronegócio. A expectativa é que a possível exploração de petróleo e gás atraia investimentos, gere empregos e abra novas oportunidades.

Apesar do avanço, esta fase ainda é inicial e voltada à coleta de dados técnicos. A exploração comercial dependerá dos resultados das análises e do cumprimento das etapas de licenciamento ambiental e viabilidade econômica. Veja abaixo o vídeo divulgado pelo prefeito:

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA