Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

Governo realiza 2° Seminário de Integração do Alfabetiza MT e entrega prêmio Educa MT para escolas de 56 municípios


O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), realiza nesta quarta-feira (16.03) o 2° Seminário de Integração do Alfabetiza MT e a entrega do prêmio Educa Mais MT para escolas de 56 municípios. O evento será realizado às 8h, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. A entrega simbólica será feita pelo governador Mauro Mendes e pelo secretário de Educação, Alan Porto.

O seminário visa realizar processo formativo com os municípios e, também, premiar as boas práticas das escolas públicas de Mato Grosso voltadas para os alunos de 2º ano do Ensino Fundamental na rede pública de ensino. A primeira edição foi realizada no ano passado para apresentar o diagnóstico e avaliação externa da aprendizagem destes estudantes. A programação do 2° Seminário de Integração do Alfabetiza MT segue até esta quinta-feira (17.03), das 8h às 17h.

O programa Alfabetiza MT foi lançado pelo Governo de Mato Grosso em 2021 e, ao todo, serão investidos R$ 16.500.850,00 em recursos próprios, por meio do Programa Mais MT. Ele é inspirado no Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) do Ceará. Implantada há 14 anos, a iniciativa foi a responsável em elevar os índices de alfabetização entre os estudantes.

Leia Também:  Governo de MT entrega kits esportivos e apresenta planejamento de 2023 para o setor

Além de Mato Grosso, já implantaram o programa os estados do Amapá, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Espírito Santo, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Prêmio Educa MT 

O prêmio Educa MT, instituído pela Lei 11.485 de 29 de julho de 2021, integra uma das ações do Programa Alfabetiza MT. A iniciativa premia, por meio de recursos financeiros, escolas com melhores resultados de alfabetização e apoio financeiro para aquelas com resultados insatisfatórios expressos pelo Índice de Desempenho Educacional do Estado de Mato Grosso na Alfabetização (IDEMT-ALFA).

O prêmio I será destinado para 90 escolas da Rede Pública do Estado de Mato Grosso que obtiveram os melhores resultados no IDEMT-ALFA. O prêmio III vai para as dez escolas que possuírem os menores desvios-padrões entre os resultados individuais dos estudantes na Avaliação do Estado de Mato Grosso (Somativa 2021). Podem participar as escolas dos 141 municípios que aderiram ao programa até novembro de 2021.

Serviço

Seduc realiza 2° Seminário de Integração do Alfabetiza MT e entrega prêmio Educa MT para escolas de 56 municípios Data: Quarta-feira (16.03), às 8h
Local: Hotel Fazenda Mato Grosso, Cuiabá

Leia Também:  Imóvel histórico e cultural de Poxoréu é restaurado pelo Governo de Mato Grosso
Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cidades

“Beatificação do padre Nazareno torna região Oeste de MT referência religiosa no país”, afirma governador

O governador Otaviano Pivetta afirmou que a beatificação do padre Nazareno Lanciotti projeta Jauru e a região Oeste de Mato Grosso para o país, transformando o município em uma referência para o turismo religioso.

Otaviano participou, neste sábado (13.6), da cerimônia de beatificação realizada em Jauru. O evento reuniu milhares de fiéis, peregrinos e caravanas de diversas regiões do Brasil e da Itália.

“Mato Grosso ganha com esse reconhecimento. A região ganha e Jauru passa a ter uma referência importante para o país. É uma alegria ver esse acontecimento histórico acontecer em Mato Grosso”, afirmou.

Segundo o governador, além do significado para a comunidade católica, a beatificação também contribui para ampliar a visibilidade da região Oeste.

“A região tem vocação para isso. É uma região muito bonita, cheia de belezas naturais, próxima ao Pantanal. Tem vocação para o turismo e, por que não, para o turismo religioso. Isso vai depender muito dos interesses locais e da dedicação da própria região, mas o Estado tem interesse em apoiar as iniciativas dos municípios e de todas as igrejas, de modo geral”, destacou.

Leia Também:  Governador vai à COP-27 reforçar MT como a região do mundo que mais produz e preserva

Para Otaviano Pivetta, a beatificação reconhece a trajetória de um religioso que dedicou a vida ao atendimento da população e deixou um legado que permanece vivo na região.

“É o reconhecimento de um mártir da Igreja Católica, de alguém que doou a própria vida para fazer o bem. Para nós, cristãos, é um momento muito importante. A Igreja tem critérios rigorosos para conceder esse reconhecimento e, para mim, é uma alegria e uma feliz coincidência que esse acontecimento histórico esteja acontecendo durante o meu mandato”, ressaltou o governador.

Durante mais de três décadas de atuação em Jauru, padre Nazareno se dedicou ao trabalho pastoral e a ações voltadas ao atendimento da população, tornando-se uma das principais referências religiosas da região.

Padre Nazareno Lanciotti
Nascido na Itália, padre Nazareno Lanciotti chegou ao Brasil na década de 1970 e se estabeleceu em Jauru, onde atuou por mais de 30 anos. Ao longo desse período, desenvolveu ações religiosas, sociais e comunitárias voltadas ao atendimento da população.

Em 2001, foi vítima de um atentado e morreu dias depois. O Vaticano reconheceu oficialmente seu martírio, abrindo caminho para a beatificação realizada neste sábado, em Jauru. A decisão o torna beato da Igreja Católica, etapa que antecede a canonização.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA