Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

Arena Pantanal e entorno serão percurso da 1ª Corrida SER Família dos Anjos neste sábado (20)

A Arena Pantanal e seu entorno farão parte do percurso neste sábado (20.05), às 16h30, da 1ª Corrida SER Família dos Anjos “Vista Suas Asas, Doe Medula Óssea”. A largada e a chegada serão no Setor Leste, em frente ao portão G do complexo esportivo.

Os atletas percorrerão o entorno da praça esportiva, como o Ginásio Aecim Tocantins, depois a pista à beira do gramado e retornam para a área externa no local de chegada.

Ao todo, 500 pessoas participarão da corrida. A inscrição para a corrida foi a doação de uma lata de leite Nutren Júnior ou um pacote de fralda descartável.

O evento foi idealizado e tem como madrinha a primeira-dama Virginia Mendes e o objetivo é incentivar o cadastro voluntário de Medula Óssea e doação de sangue ao MT Hemocentro.

O secretário da Secel-MT Jefferson Carvalho Neves destaca a importância da combinação da ação esportiva para a qualidade de vida de praticantes de corridas e o incentivo à cidadania liderado pela primeira-dama de MT. Ele destaca o MT Hemocentro como principal parceiro do governo no evento.

Leia Também:  Prefeito preso por porte ilegal é solto na delegacia após alegar estar sob ameaça

Esporte e cidadania

“Esse evento, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes e as equipes da Unaf e Setasc, com apoio nosso da secretaria, é uma lição e trabalho de cidadania também”, afirma. “A gente precisa entender que um dos principais objetivos dessa corrida é incentivar a doação e cadastro de doadores de medula óssea.

O secretário reforçou a importância da corrida e campanha de conscientização. “Com essa iniciativa, nós pretendemos aumentar o banco de cadastro de medula óssea do Hemocentro e o banco de sangue. E fazer com que a população tenha consciência da importância do trabalho de doação”.

A Campanha de Cadastro Voluntário de Medula Óssea ocorre na próxima semana, entre os dias 22 e 26 de maio, na sede do MT Hemocentro, com diversas atividades. Todo ano o MT Hemocentro realiza a campanha de incentivo à doação na “Semana Estadual de Conscientização da Importância da Doação de Medula Óssea”.

A corrida tem apoio do Governo de Mato Grosso, por meio das Secretarias de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), Saúde (SES) e de Assistência Social e Cidadania (Setasc), em parceria com a Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT) e é gerenciada pela Morro MT.

Leia Também:  Prazo para participar do 1º sorteio da Nota MT termina nesta quarta-feira (31.07)

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

Cidades

Vereador apresenta projeto para proibir competições de “Farmar Aura” em espaços públicos

Foi lido oficialmente durante a 69ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Cáceres, realizada nesta segunda-feira (3), o Projeto de Lei nº 01/2026, de autoria do vice-presidente da Casa, vereador Isaías Bezerra (Republicanos). A proposta pretende proibir a realização de campeonatos, disputas e eventos competitivos da prática conhecida como “aura farming” (“farmar aura”) em praças, parques, ginásios e demais espaços públicos do município.

Segundo o texto, a restrição tem como foco principal eventos que envolvam a participação, a presença ou a exposição de crianças e adolescentes.

De acordo com o projeto, considera-se “aura farming” a prática popularizada nas redes sociais em que pessoas realizam poses, gestos ou atitudes encenadas para ganhar prestígio e repercussão na internet, especialmente quando organizadas em formato de competição.

A proposta também proíbe a concessão de alvarás, autorizações, patrocínios e a cessão de espaços públicos para esse tipo de evento. No entanto, o projeto deixa claro que a vedação não se aplica a manifestações culturais, religiosas, artísticas ou esportivas tradicionais, nem a condutas individuais espontâneas que não tenham caráter competitivo.

Leia Também:  Família é importante para Werlan Vieira de Moura

Penalidades

Caso a lei seja aprovada, os organizadores que descumprirem as regras poderão sofrer penalidades que incluem desde advertência por escrito, multa de 10 Unidades Fiscais de Cáceres (UFICs/MT) cerca R$ 717,20, dobrada em caso de reincidência ou quando houver envolvimento de menores. Além da possível suspensão ou cassação do alvará de funcionamento de estabelecimentos envolvidos.

O projeto também determina que, sempre que forem constatadas crianças ou adolescentes em eventos proibidos, os órgãos de fiscalização comuniquem imediatamente o Conselho Tutelar e o Ministério Público de Mato Grosso (MPE) para adoção das medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Incentivo a atividades educativas

Como alternativa, a proposta autoriza o Poder Executivo a desenvolver campanhas de conscientização sobre os riscos de modismos virais e a ampliar projetos voltados ao contraturno escolar.

Entre as ações previstas estão a expansão de escolinhas esportivas nos bairros, oficinas de música, dança e teatro com valorização da cultura pantaneira, além de cursos de tecnologia e qualificação profissional.

Na justificativa do projeto, Isaías Bezerra cita um episódio ocorrido em Cuiabá, onde um encontro relacionado à prática foi proibido administrativamente no Parque das Águas. Segundo o parlamentar, a intenção é fazer de Cáceres um dos primeiros municípios a estabelecer uma legislação específica sobre o tema.

Leia Também:  Governo de MT auxilia trade de turismo em busca de investimentos na FIT Pantanal 2023

Após a leitura em plenário, o Projeto de Lei nº 01/2026 segue para análise das comissões permanentes da Câmara antes de ser votado pelos vereadores.

O que é “aura farming”?

O termo “aura farming” ganhou popularidade nas redes sociais e refere-se à prática de realizar ações, poses, desafios ou comportamentos com o objetivo de ganhar popularidade, admiração ou repercussão na internet. Em alguns locais, essas práticas passaram a ser organizadas em disputas e competições, especialmente entre jovens, com gravações para plataformas digitais. O projeto de lei não proíbe a prática individual, mas busca impedir a realização de eventos competitivos em espaços públicos municipais, sobretudo quando envolvam crianças e adolescentes.

Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA