Carros e Motos
ROYAL ENFIELD LANÇA GUERRILA 450

A Royal Enfiled reuniu a imprensa mundial para o lançamento de sua nova motocicleta, a Guerrilla 450. O time da Revista Duas Rodas esteve presente e em breve teremos as primeiras impressões do modelo. A Guerrilla usa como base o motor Sherpa 450 (já usado na nova Himalayan 450). Esse propulsor conta com arrefecimento a líquido e 452 cm³ de capacidade gerando 40 cv de potência máxima com 4,07 kgf.m de torque.
Entre as principais características temos rodas de liga leve aro 17, freios a disco com ABS de dois canais e iluminação em LED. O câmbio é de 6 velocidades e a embreagem é do tipo assistida e deslizante. Foram mostradas três versões: Analogue, Dash e Flash.
A primeira delas é a única a contar com painel analógio (tendo o navegador Tripper como opcional) e pintura de um tom Smoke Silver. As versões intermediárias recebem as cores Playa Black, Gold Dip enquanto a Flash (com pintura especial) tem como opções Brava Blue e Yellow Ribbon.
Nas duas versões superiores o painel é em TFT colorido com navegação ponto a ponto nativa. A expecitativa é que a Guerrilla 450 chegue por aqui em 2025.
Fonte: DuasRodas
Carros e Motos
Entre a tomada e o torque: o novo momento do mercado automotivo em Mato Grosso

Quem observa de fora o mercado automotivo de Mato Grosso costuma resumi-lo em uma única palavra: caminhonete. E não está totalmente errado. O estado construiu sua economia sobre a força do campo. As picapes sempre foram ferramentas de trabalho antes de se tornarem objetos de desejo.
Mas o consumidor evoluiu. Continua exigindo torque e robustez, porém agora quer isso aliado à tecnologia, eficiência e conforto. Não por acaso, o estado recebe lançamentos estratégicos como a nova RAM Dakota, ao mesmo tempo em que modelos eletrificados, como o Leapmotor C10, começam a ganhar espaço na cidade. Não se trata de substituir uma cultura por outra, mas de ampliá-la.
Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o Brasil encerrou o último ano com o recorde de quase 224 mil veículos eletrificados vendidos. Engana-se quem pensa que esse movimento se restringe ao eixo Rio–São Paulo. De acordo com a mesma pesquisa, o Centro-Oeste já responde por mais de 15% das vendas nacionais, o que comprova que o motorista mato-grossense está em busca de alternativas que ofereçam mais tecnologia e eficiência.
Nesse cenário, o principal “freio de mão” para os carros elétricos na região sempre foi a autonomia. Ninguém quer correr o risco de ficar com o veículo descarregado no meio da rodovia. Mas o sucesso de modelos como o Leapmotor C10 REEV, com autonomia que pode chegar a 950 quilômetros, mostra que esse receio vem sendo superado. Por contar com um sistema que gera energia a bordo, o modelo oferece o silêncio e o torque imediato de um elétrico, mas com a segurança de viajar pelo interior sem a preocupação de encontrar uma tomada no meio da estrada. O motorista abastece e segue viagem.
Por outro lado, a tomada não substitui o torque. As picapes continuam fazendo parte da economia regional e são uma ferramenta indispensável de trabalho. Dados do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) mostram que Cuiabá possui atualmente 73.142 caminhonetes e camionetas em circulação, o que representa cerca de 14% de toda a frota da capital. Esse volume explica por que Mato Grosso se tornou parada obrigatória para lançamentos estratégicos, como ocorreu recentemente com a nova RAM Dakota.
Nas concessionárias, percebe-se também um novo perfil de produtor rural. Ele ainda precisa do motor a diesel para o trabalho pesado, mas agora exige o mesmo nível de conforto e os itens de segurança presentes nos SUVs de luxo. Há, porém, uma regra não escrita no agronegócio que os números nem sempre revelam: veículo parado aguardando peça não é apenas desconforto, é prejuízo certo.
Por isso, a escolha de uma picape envolve tanto tecnologia quanto a garantia de um pós-venda ágil e eficiente. A credibilidade de grupos com estrutura e estoque local, como a Domani, torna-se um diferencial decisivo na hora de fechar negócio. Além da estrutura e do pós-venda, esse momento é acompanhado por condições comerciais alinhadas à realidade do produtor rural e das empresas, com modalidades de venda direta para CNPJ, campanhas com taxa zero e valorização do veículo usado na troca, tanto para a linha RAM quanto para os modelos eletrificados da Leapmotor. Nas concessionárias do Grupo Domani, clientes podem conhecer de perto essas soluções, realizar test drive e avaliar qual tecnologia melhor atende às suas necessidades.
O que se vê hoje no estado não é uma disputa entre o “velho” e o “novo”, mas um mercado que aprendeu a aproveitar o melhor de cada tecnologia. O mato-grossense quer o torque para enfrentar o campo e a tomada para modernizar a cidade. O futuro do setor, por aqui, pertence a quem entende que ele não deseja escolher entre um e outro, mas sim a solução que facilite sua vida, seja no asfalto ou na terra.
Anderson Yves é Diretor Comercial do Grupo Domani e especialista no setor automotivo, com ampla experiência na gestão de marcas como Fiat, Jeep e RAM em Mato Grosso. À frente das operações do grupo, lidera a expansão da eletrificação no estado em parceria com a Stellantis e a Leapmotor.
Por Anderson Yves
-
Cidades3 dias atrásSanta Rita do Trivelato recebe empresa interessada em estudos sobre potencial de petróleo e gás natural
-
É Direito3 dias atrásJustiça determina reintegração de posse de área de 3,3 mil hectares em Santa Rita do Trivelato
-
Fatalidade3 dias atrásMorador de Sinop morre na guerra Rússia/Ucrânia; “Sinop também derruba drone, derrubei hoje, Lisboa”
-
Acidente3 dias atrásFerrari e Tesla batem durante corrida que aconteceu no Parque Novo Mato Grosso; VÍDEO
-
Justiça3 dias atrásTRE-MT reúne partidos, federações e advogados para debater propaganda, inteligência artificial e regras do processo eleitoral
-
Saúde3 dias atrásDoar sangue e salvar vidas: um gesto simples que transforma o mundo
-
É Direito3 dias atrásSaga Pantanal é condenada a pagar R$ 10 mil após Fiat Toro dar defeito com uma semana de uso
-
Cidades3 dias atrás“Beatificação do padre Nazareno torna região Oeste de MT referência religiosa no país”, afirma governador





